terça-feira, 28 de janeiro de 2014

AS TRÊS ARMAS USADAS PELOS ÍMPIOS


Ele põe termo à guerra até aos confins do mundo, quebra o arco e despedaça a lança; queima os carros no fogo” (Salmo 46:9).
         Caro leitor, que estejamos curvados diante da poderosa revelação bíblica. Este Salmo expõe com clareza o fato que o mundo é um palco de constante batalha mundial dos homens contra Deus. Essa batalha é resultado do pecado oculto, guardado e blindado no coração. Por esse fato os homens são o que são. O que eles são no íntimo – sem paz (Isaías 57:21) é revelado na agitação diária, pois o mundo é o que os homens são. Ora, desconhecemos o real significado do pecado no coração do homem, justamente porque vemos a aparência e nossa concepção do pecado é superficial e acalentamos mentira a nosso respeito.
         Mas eis que o Salmo 46 aparece para mostrar que a guerra do homem é contra Deus e nesse Salmo aparecem as 3 armas usadas pelos ímpios em sua tentativa de apontá-las contra o céu e desafiar o Todo Poderoso.
         A primeira arma é usada à distância: “o arco”. Era comumente usado o arco para disparar flechas nas pelejas. Elas atingiam lugares onde soldados dificilmente podiam entrar e muitas vezes eram incendiárias. Assim os ímpios utilizam as flechas na tentativa de atingir o Senhor e o povo de Deus. Normalmente os ímpios se escondem e de desses lugares ocultos disparam suas ofensivas contra o evangelho. Eles o fazem enviando seus torpedos de mentiras, atacando o povo de Deus com linguagem ferina; usando meios para combater a verdade com heresias. O ladrão não arrependido fez isso, usando seu arco ele disparava seu ódio e desdém contra o Senhor enquanto aguardava a morte na cruz. Muitos são assim, porque com seus arcos eles querem manter o Senhor e Sua verdade à distância. Muitos são os crentes que sentem essas flechadas do mal. Herodes tentou várias vezes neutralizar a caminhada do Senhor, por isso mandava emissários fazendo ameaças.
         A outra arma é usada de perto: “a lança”. Apesar de ser usada de perto, a lança mantém o adversário distanciado. É assim que os pecadores fazem contra o Senhor e contra a verdade. Normalmente eles utilizam suas religiões para investir contra Deus. Alguns até mesmo entram nas igrejas para empunhar a bíblia, usando texto fora do contexto. Outros utilizam suas lanças para abater os crentes perseguindo-os. Foi assim com Saulo enquanto perseguia os crentes e ameaçava exterminá-los. Muitos usam as suas lanças para manter a verdade distanciada deles, porque não querem que a mensagem do evangelho venha tocar suas consciências; não querem ser descobertos em suas iniquidades e caminhos errados.
         Por fim vemos a arma de fuga: “os carros”. Ora, vemos esse instrumento muito usado em nossos dias. Vemos muitos habilitados para correr de Deus. Eles tomam suas carruagens teológicas; sempre estão descobrindo um lugar onde podem se abrigar da luz; sempre acham aqui e ali alguém que há de falar uma palavra amiga e buscar fonte de consolo fora de Deus. Sempre vemos multidões tomando seus carros para mostrar o quanto são habilidosos para correr e mostrar sabedoria e arte na religião. Sempre estão indo como Saul além da Palavra para promover sua própria glória e aniquilar a glória de Deus em seu viver.
         Mas é o Senhor, o Deus da paz que chega para quebrar o “arco”, despedaçar a “lança” e por no fogo esses “carros”. Ele em Sua misericórdia faz isso; Ele em Sua compaixão vem e desfere seus dardos de amor no coração do ímpio; Ele vem e faz o ímpio tombar perante Sua presença compassiva e bondosa. É assim que o Senhor opera Sua salvação neste mundo.

         Por outro lado, esse mesmo Deus de compaixão é o Deus de Ira. Ele quebrou os arcos, as lanças e lançou as carruagens do soberbo Faraó no mar vermelho. Assim também Ele faz contra aqueles que ousam continuar endurecido e empinado contra o Rei dos reis e Senhor dos Senhores! Contra todos aqueles que ousam viver endurecido e não se submetem ao Senhorio de Cristo no viver! 

Nenhum comentário: