terça-feira, 28 de janeiro de 2014

O VERDADEIRO PECADOR (7)


“Se confessarmos os nossos pecados Ele é Fiel e Justo para perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:9).
A CONFISSÃO (quinta)
         Caro leitor o assunto em pauta é a respeito da genuína e gloriosa confissão conforme apresentada no verso lido de 1 João 1:9. Estou procurando mostrar que temos nesse verso tão conhecido uma gloriosa apresentação do verdadeiro evangelho. Temos ali exposto aos nossos olhos o Caminho da Cruz, a vereda certa, definitiva, que leva o pecador ao encontro do grande e glorioso Salvador, o Cordeiro puro e imaculado que foi entregue na cruz para a salvação do perdido.
         Procurei apresentar o que significa confissão, e que somente pela confissão genuína é que o pecador terá o Salvador Fiel e Justo perante si. Tenho muito mais para argumentar a respeito desse trecho tão belo, revelador e esclarecedor. Vivemos em dias perigosíssimos, especialmente no que concerne às coisas religiosas. Satanás tem se trajado de deus e de anjo, e ele não pára em seu nefando trabalho de confundir as coisas, a fim de manter os homens cegos para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo (2 Coríntios 4:4). Todos nós sabemos por experiência que na escuridão precisamos somente de luz. Nada mais pode ocupar o lugar da luz para desfazer as trevas. Nada podemos fazer na escuridão, senão tropeçar. A melhor sabedoria nesse caso é procurar pelo menos um pouco de luz. Mas temos a Palavra de Deus conosco! Acordemo-nos para esse fato extraordinário! Temos em nossas mãos aquilo que é lâmpada para nossos pés e que é a verdadeira luz para nosso caminho. Satanás tem riscado seus palitos de fósforos, mas é somente para manter os homens ocupados. Voltemos agora com profunda humilhação para a luz que vem do céu.
         Digo e afirmo que a confissão conforme é apresentada nas Escrituras, mas mui especialmente, nesse texto de 1 João mostra algo revelador. Bendito o homem visitado pela luz celestial em seu coração mostrando-lhe seu estado pecaminoso. Quando Deus chega ao pecador revelando as chagas do seu coração; a grande enfermidade de sua alma, certamente Ele tem consigo o remédio para aquele pecador. O pecador vive se escondendo da luz celestial; vive fugindo de Deus, até o dia quando ele é achado, e quando Deus lhe aponta e encrava a flecha de sua lei diretamente ao seu coração. Bendito o dia quando o pecador pode cair prostrado perante a face bendita da visitação divina. Foi assim com Saulo de Tarso. Foi ali no caminho de Damasco que tombou o velho Saulo, inimigo de Deus para nascer um novo homem. Amigo, confissão é o encontro do homem pecador com o Deus Salvador; quando o perdido é achado; quando a ovelha errante e extraviada sente o forte abraço do Pastor amoroso tirando-lhe da beira do precipício onde está prestes a cair.
         A confissão bíblica é uma atitude de humilhação, por isso é terrível para o pecador endurecido e enrijecido no pecado. A doutrina da cruz é realmente loucura para os que estão perecendo em seus pecados, mas é o caminho certo para o pecador cujos olhos foram abertos por Deus para compreender mediante a verdade bíblica a respeito de sua drástica situação. Jamais devemos esquecer que o Deus da Bíblia é o Deus dos humilhados e quebrantados. Deus tem prazer em corações prostrados perante sua verdade revelada, porquanto nesses corações repousa a fé salvadora, a fé que Deus entrega aos santos (Judas 3). Aquele que é Fiel e Justo se aproxima de uma alma assim e comunica seu amor perdoador e sua salvação eternal. A linguagem de uma pessoa humilhada não será língua estranha para Deus, pelo contrário é a linguagem da fé genuína dada pelo Espírito Santo, que comunica com Deus exatamente aquilo que Deus há de ouvir para atender-lhe em sua súplica; Ele nunca lançará fora tal indivíduo (João 6:37), pelo contrário, ele tomará tal pessoa para si. Que salvação gloriosa conquistada na cruz pelo glorioso Filho de Deus!


Nenhum comentário: