domingo, 26 de janeiro de 2014

A DISCIPLINA DO NOSSO PAI


“Porque o Senhor corrige a quem ama, e açoita a todo o que recebe por filho”. Hebreus 12:6.
        Que privilégio sermos chamados de filhos de Deus! Ele pela Sua Graça está operando a obra miraculosa da regeneração, transformando homens pecadores, condenados, fazendo deles novas criaturas, nascidas de novo. É poder Dele, vontade Dele e não dos homens (João 1:13), e Seus instrumentos são a Sua Palavra e Seu Espírito (João 3:5).
        Talvez haja algum crente em Cristo que esteja passando pelo caminho da disciplina, sem, contudo saber que aquilo que está acontecendo em seu viver é bênção da disciplina amorosa do Perfeito Pai celeste que nos comprou pelo Sangue do Seu Filho (Atos 20:28). Os santos de Deus precisam saber o que acontece ao passarmos pelo propósito da santa disciplina:
        Primeiro, a disciplina de Deus aos Seus filhos nunca, jamais será resultado de Sua Ira, mas sim do Seu amor. Os santos de Deus escaparam da Ira vindoura por meio do Sangue remidor (Romanos 5:9). Os açoites do Senhor são demonstrações do Seu amor eterno.
        Em segundo lugar, Sua disciplina nunca estorvará nossa personalidade. Ele implanta o caráter santo de Cristo em nós, e nunca nos fará manquejantes na nossa personalidade.
        Em terceiro lugar, Sua disciplina tem em vista nos guiar pelo caminho da verdadeira liberdade. No pecado pensamos que somos livres, quando realmente somos escravos (João 8:34). Os santos de Deus são tirados pela disciplina de uma mentalidade tão enganosa proveniente do pecado a fim de viver na genuína liberdade que somente os filhos de Deus desfrutam.
        Em quarto lugar, a disciplina de Deus nunca focaliza em proibições externas. A transformação no crente é feita a partir do homem interior, do coração, a fim de reger o homem da aparência.
        Em quinto lugar, a disciplina de Deus normalmente resulta numa reação errada da parte da natureza terrena ao admitir que Deus esteja sendo cruel em nos tratar como está tratando. Em Adão pensávamos que éramos os mais miseráveis dentre os homens quando não tínhamos aquilo que queríamos ter. Mas agora Deus está nos ensinando que Ele há de nos conceder normalmente aquilo que precisamos (Deuteronômio 8:3).
        Em sexto lugar, a disciplina termina com a morte. O lugar do povo de Deus é na Nova Jerusalém com Ele. Permanecemos neste mundo porque Ele quer nos usar para a Glória Dele. Muitos santos de Deus partiram sem conhecer o processo disciplinador pela qual estamos passando.
        Finalmente, o alvo da disciplina de Deus é nossa santidade pessoal (Hebreus 12:10. Queridos irmãos, não imitemos o mundo em busca de felicidade. Nossa felicidade está dentro da santidade, que é conhecer a Deus e ser participante de Sua natureza (2Pedro 1:4). Cabe a nós agora com alegria desfrutar dessa atmosfera de amor eterno que paira sobre os crentes, com alegria e rendendo-Lhe graças.

Nenhum comentário: