segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

A PORTA ESTREITA (11a)


 “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, porque eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão” (Lucas 13:24)

Não há meios para quaisquer desculpas por parte do pecador. Ao tentar achar erros nas Escrituras, o pecador está apenas mostrando que não é salvo: que Deus não lhe revelou a glória da Palavra. Ou o homem cai perante a autoridade da Bíblia, confessando a verdade divina, ou tende a fugir da verdade. Vemos homens e mulheres procurando meios ou de desculpar ou de escapar de sua inteira responsabilidade de se converter a Cristo indo a cruz do Bendito Salvador para encontrar o refúgio eterno que sua alma errante tanto precisa. Mas amigo, não há desculpa para ninguém. Não adianta esconder aqui e ali, nem buscar outros meios, nem tentar manipular a Deus, ou pensar de uma maneira contrária à maneira que a Bíblia tem afirmado. Sua responsabilidade continua.
  Oh amigo, eu sei que o pecador não gosta de ouvir as duras verdades para o bem de sua alma. Eu sei que a alma não gosta de ouvir aquilo que é necessário. Que ele ouça para o seu bem eterno. Ele gosta de abrir a Bíblia e olhar versículos e passagens que ele acha que são boas. Mas eis aí, você fala tanto do Senhor Jesus Cristo. Você diz: “eu gosto de Jesus, eu amo a Jesus”. Mas eis aí em Lucas, o Senhor Jesus Cristo chamando a sua atenção. E Ele está mostrando que as coisas espirituais são coisas sérias. Nós não podemos brincar com o destino da alma. Aqui desse lado você só pode ver engano amigo. Você não está vendo nada das realidades eterna. Esse véu está tapando a sua visão. Deus está falando e você deve glorificar a Deus por Ele estar falando, você deve se humilhar perante a autoridade da Palavra. O Deus da Bíblia não brinca. Ele não fica brincando de achar quem tem mais fé. Não! Em Jeremias o Grande Deus diz: “Oh terra, terra ouve a Palavra do Senhor”.
  Qual é a lição que temos nesta última frase de Jesus nesse verso de Lucas 13:24? Ali temos claramente, expressivamente a lição do juízo divino. Muitos procurarão entrar e não poderão. Aí está meu amigo, em poucas palavras, o que é o juízo. Do lado de cá, enquanto você está aqui, você não vê o juízo. Porque a graça de Deus convida, a misericórdia de Deus insiste. Mas isso deveria chamar profundamente a sua atenção. Você deveria estar voltado de coração, para um exame perscrutador de sua alma perante Deus. Você deveria chegar agora perante a Palavra de Deus e deixar Deus fazer um check-up em sua alma. Muitos procurarão entrar e não poderão. Ficou bem claro amigo? Que haverá o momento, vai chegar o tempo, em que  milhares e vão querer procurar a porta, vão chegar e ver a porta, a porta estreita, e verão que é tarde demais. Agora não tem mais jeito de entrar. Ela foi trancada por Deus. Passou o tempo da oportunidade, e essas pessoas verão que passou o tempo, findou o verão e não foram salvos.

  Será que a Palavra de Deus não pode lhe alertar? Claro que pode! Será que a mensagem não pode lhe despertar amigo? Tirar do seu sono em que você se encontra? Milhares serão despertados, mas tardiamente. Mas eu espero que seu despertamento seja agora. Enquanto milhares serão despertados onde não há mais misericórdia. Onde eles não verão mais jeito. E na mensagem de hoje, procurarei, com a graça de Deus, apresentar a lição que Deus tem para o coração que leva Sua palavra a sério. E minha expectativa amigo, é que você seja alguém que leva a Palavra de Deus a sério. Que fica diante da Palavra de Deus, vendo a sua alma. Os versos 25, 26 e 27 de Lucas 13 mostram exatamente o esforço inútil de milhares, quando eles estiverem perante a face do Grande Juiz do Universo. 

Nenhum comentário: