quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

O JUSTO E O ÍMPIO (13 a)


"Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios; não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores". Salmo 1
         Amigo leitor estamos estudando nesse salmo a respeito do homem justo. Aquele que é salvo por Cristo; aquele que é denominado de crente. Vimos já no verso 1, que ele, por ser um homem salvo; com a natureza divina, perdoado, remido, é um homem bem-aventurado, satisfeito. No verso 1 vimos que ele rejeita o padrão do mundo. Ele observou tudo à luz da palavra de Deus; à luz da eternidade, e descobriu a futilidade deste mundo; que é oco, vazio, que só tem aparência.
         Vimos que o mundo na realidade, é o céu de Satanás, e ele usa-o para conduzir os homens a servi-lo como seus súditos. No verso 2, vimos que o coração do homem bem-aventurado está voltado para a palavra de Deus. É o seu prazer, pois ele alimenta-se da verdade. Diante dessa maravilhosa realidade, procurei mostrar aos leitores alguns passos que os crentes devem dar amar a palavra de Deus, especialmente em nossos dias quando Satanás está fazendo tudo para desviar os santos da sã doutrina.
         Eu não sei quantos leitores estou tendo. Estou certo  os que têm fome da palavra de Deus; que querem desfrutar das riquezas celestiais.  Seus ouvidos estão atentos para discernir a verdade. Esses vão querer mais e mais da palavra de Deus. Não são ouvintes negligentes; não são ouvintes que engolem tudo o que um pregador fala, pelo contrário, tem a sensibilidade dada pelo Sumo-Professor, para discernir entre o que é de Deus e o que não é.
         Passemos agora para o verso 3. Não é realmente maravilhoso? Que preciosa verdade! Agora chegamos a ver o fruto na vida daquele que obedece de coração a palavra de Deus. Amigo ouvinte, a realidade é que Deus quer ver na vida dos seus, preciosos frutos. Os frutos são chamados no Novo Testamento de boas obras. Notem bem, prestem atenção, a Bíblia faz diferença entre obras e boas obras. A avaliação é de Deus e não do homem. "Obras" é o esforço do homem tentando ganhar a salvação através de alguma atividade sua. Ele acha que se ele ora, jejua, reza, faz penitência, lê a Bíblia, dá esmolas, canta, participa de alguma igreja, tais atividades e outras mais, terá a aprovação de Deus para recebê-lo no céu.
         Não é esse o ensinamento da palavra inspirada. Em Efésios 2:8 o Espírito Santo afirma que a salvação é pela graça, e graça é Deus operando a fé no coração do indivíduo para crer no Senhor Jesus para a sua salvação. O homem é visto por Deus como um morto em seus pecados, e todas as suas atividades são chamadas de "Obras Mortas". O grande Deus só pode aceitar o pecador na pessoa do Senhor Jesus. Tem um condição para que alguém possa ser chamado de nova criatura, é se ele estiver em Cristo. Só tem uma condição para que o pecador não seja mais um condenado, em Romanos 8:1 diz que não há mais condenação para os que estão em Cristo Jesus. O pecador, por natureza é perdido, e só há um que pode lhe salvar - O Senhor Jesus (veja Atos 4:12).
         Você não é salvo ainda? Jogue fora todo seu esforço! O apóstolo Paulo, antes de ser salvo, foi um dos homens mais religiosos de sua época. Quando foi achado por Cristo viu que tudo aquilo que fazia era puramente esterco (veja Filipenses 3:8). Meu amigo, qual deve ser o passo para a sua salvação eterna? Arrependa de seu caminho errado; considere todo o seu esforço vão; todas as suas atividades nulas diante de Deus; Ele considera como nada. Entre você e Deus só tem o Salvador Bendito. Só tem esse Grande Mediador. Você se vê perdido, condenado, fraco, enfermo pelo pecado? Ele quer lhe salvar agora mesmo.

         Depois de salvo é que a pessoa pode fazer boas obras. Aí sim! Veja o que diz Efésios 2:10: "Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas". Será que esse verso ficou bem claro em seu coração? Veja que tudo é feito por Deus na pessoa do Senhor Jesus. Depois que a pessoa é salva é que passa a viver! Mas notem, pelo verso 10 de Efésios 2 que essas boas obras foi Deus que as preparou para que o salvo andasse nelas. Espero que esse ensino tão precioso tenha ficado bem claro para os corações. Essas boas obras são chamadas de fruto do Espírito em Gálatas 5:22. 

Nenhum comentário: