terça-feira, 28 de janeiro de 2014

O SALVADOR PRESENTE (3 de 23)


Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido” (Salmo 34:18).
         SUA PRESENÇA GRACIOSA:
         Caro leitor, ó quanto precisamos entender a profundidade desse ensino! Quanto essa notícia é atual e oportuna aos pecadores! O quanto essa verdade revela o coração misericordioso, compassivo, de entranhável afeto do Senhor Jesus! Aquele que um dia veio ao mundo, veio porque amou, provou esse amor na cruz e demonstra esse eterno e imutável amor por Sua presença no meio dos homens!
         O que motiva o Senhor estar perto? Não é por ser Ele riquíssimo em misericórdia? (Efésios 2:4). Ora, o que há nos homens para atrair os olhares do Senhor? O que há na raça caída, a não ser imundície? (Isaías 64:6). Essa presença não é exatamente uma exposição do grande e majestoso trabalho do Senhor em Sua condescendência pelos pecadores tão arruinados e condenados? Então, quando a Palavra bendita afirma que “Perto está o Senhor...”, certamente nos mostra que Ele está presente e trouxe consigo toda provisão eterna, toda carga da Sua bondade, amor, ternura, perdão e graça.
         Veja caro leitor, o que Ele traz da Nova Jerusalém! Veja o material eterno que tanto os homens necessitam! Veja a mercadoria celestial, pois não é mantimento mundano, apetecível à carne, mas sim tesouros eternos, em provisão inimaginável. Essas riquezas da graça estão com o Senhor e no Senhor! Somente os olhos da fé podem vê-los; somente almas despertadas pelo Espírito podem discernir essas maravilhas escondidas em Cristo! Os mundanos gastam suas energias e cavam aqui à procura de tesouros terrenos; Cristo está perto, mas eles não veem, pois como abutres procuram no mundo aquilo que tanto interessa suas concupiscências carnais.
         Mas creio que precisamos tirar nossos “calçados”, a fim de entrar nesse lugar santo da presença. Somos convidados a chegar perto dessa Presença de glória, afinal essa glória não é para nos consumir, mas para nos humilhar e nos fazer cair perante esse Ser majestoso. Certamente Sua presença consome todas as formalidades carnais e todos os aparatos do velho homem. Sua presença de glória tem em vista arrancar toda essa provisão do pecado e do diabo, a fim de levar homens e mulheres ao lugar em que devem estar – no pó. Caro leitor, seremos de fato homens quando formos desnudados de todo essas vanglórias colocadas por satanás. Nessa presença somos de fato humilhados, mas essa humilhação tem em vista nos erguer para que gozemos a felicidade derivada Dele.
         Perto Dele, pela fé, ouçamos o que o Espírito nos fala a Seu respeito. Esse Senhor é exatamente aquele que se um dia se tornou Homem (João 1:13). Portanto, Ele nos conhece, pois foi feito semelhante a nós em tudo, com exceção que Ele jamais pecou. Então, a notícia chega até nós, pobres pecadores: Temos um representante perfeito e admirável! Ele é o único mediador entre Deus e os homens (1 Timóteo 2:5). Não precisamos de Maria, nem do papa, nem de pastores e missionários, nem oração, nem os sábios deste mundo. Agora estamos vendo essa verdade perante nossos olhos; não há mais armadilhas de mediadores inventados pelo coração humano e por satanás. Toda essa enganosa provisão é desfeita e queimada. Enxergamos agora essa real e perfeita provisão do céu para nós os pecadores.  

         Mais do que isso, Aquele que se fez carne e habitou entre nós é o próprio Senhor da glória (Tiago 2:1) e habita Nele toda plenitude da divindade (Colossenses 2:9), portanto, pecadores recebem Nele e Dele provisões do próprio Deus. O Senhor tem para perdidos relíquias eternas que nem mesmo os anjos obtiveram. Caros leitores, quão grandiosa é essa eterna, humana e divina é essa salvação! “Perto está o Senhor...”, por isso chegue! Não tenha medo, não pense que Ele vai te recusar! Chegue humilde e contrito, porque Ele tem prazer em falar ao seu coração agora! 

Nenhum comentário: