quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

“REDENÇÃO PELO SANGUE” (3)


Se porém, andarmos na luz como Ele na luz está temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, Seu Filho nos purifica de todo pecado” (1 JOÃO 1:7)
INTRODUÇÃO:
         Caro leitor, prossigo nessa introdução que parece ser tão longa, mas ocupo-me com esses detalhes devido a negligência dessa mensagem da redenção pelo sangue em nossos dias. Não há dúvida que precisamos “incendiar” nossos púlpitos com a mensagem da cruz, caso contrário veremos a ruína de tudo com a invasão de todo ramo de heresias e atraentes e sofisticados ensinos que agradam a carne. Os homens modernos não veem mais o único Mediador entre Deus e os homens, porque criaram tantos mediadores que a busca é intensa por aqueles que falam mais bonito, que oram mais fervorosamente e que prometem mais “bênçãos”.
         4.      Mas afirmo que a redenção pelo sangue do Cordeiro é mais importante que todos os tesouros deste mundo. Tudo será palha seca preparada para o fogo se não for salvo e redimido no sangue. Hoje as multidões correm em busca dos tesouros da terra e parece que eles acharam as chaves desses tesouros nas religiões modernas. Parece que em cada esquina há um lugar misterioso onde eles creem que acharam a fonte da bênção. Mas que importa isso? O que a fortuna deste mundo pode fazer pelas almas? Quanto valor dão pela aparência, pelo luxo e por um corpo forte! Os homens modernos quebram o ovo, ficam com a casca e jogam fora a gema e a clara. A figura de linguagem mostra que hoje desprezam a alma por causa de um corpo mortal e cheio de paixões. Eles gastam milhões pela permanência daquilo que fatalmente irão perder, mas esquecem que o valor de uma alma é tremendo! Pois é, morrer sem estar a alma salva, remida pelo sangue do Cordeiro é partir com passaporte para o inferno.
         5.      Digo também que a redenção pelo sangue do Filho de Deus é infinitamente mais  importante que a doutrina da segunda vinda. Sem a redenção pelo sangue tal verdade não de ser um verdadeiro terror. Quantos preocupam até mesmo com detalhes da segunda vinda! Mas a verdade é que somente o Sangue vertido abre o cenário do futuro, conforme a linguagem de Cristo: “...e eu o ressuscitarei no último dia” (João 6:44). A alegria do povo salvo está neste fato: “Cristo em vós, esperança da glória”. Brilha no coração salvo a plena certeza da vida eterna; a absoluta segurança mediante a obediência de Cristo na cruz.
         6.      Também, com veemência afirmo que a redenção pelo sangue é mais importante que a vida cristã, porquanto ninguém pode viver a vida cristã na habitação do Espírito Santo sem estar convicto que foi redimido pelo sangue. Ora, a jornada do crente tem seu começo na cruz; a maratona rumo ao céu não começa no batismo, mas sim na suficiência da morte expiatória do Cordeiro de Deus. A igreja de Corinto foi tomada por ensinos perigosos e atraentes à carne, porque simplesmente desprezaram a simplicidade da mensagem do evangelho. Quiseram curtir a sabedoria humana e deram as costas à simplicidade do evangelho e àqueles irmãos simples que foram tirados do mundo para serem pertencentes ao povo de Deus.

         7.      Finalmente, digo que a mensagem da redenção pelo sangue é mais importante que a própria Igreja. Ela foi comprada com sangue, e ela jamais existiria sem que houvesse alguém para pagar o preço na cruz. Nosso Senhor é o grande edificador da igreja. O povo salvo é a grande construção desse santo e eterno edifício, e esse trabalho é feito por Deus, mediante a atuação do evangelho. Enfim, a mais preciosa verdade a ser proclamada pelos arautos da verdade é esta que ninguém poderá ter acesso à presença de Deus para a salvação eterna sem ser redimido pelo sangue. Como deixar de pregar essa verdade? Falhar nisso é tornar-se culpado; é ser infiel ao Senhor; é manipular os homens!

Nenhum comentário: