terça-feira, 28 de janeiro de 2014

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO (12a)


"Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios; não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores". Salmo 1
         Amigo leitor, na mensagem de ontem vimos que o crente em Cristo, ele é como árvore plantada por Deus para produzir fruto. Aquele que é crente verdadeiro, plantado por Deus, esse há de produzir fruto de crente. Será reconhecido pelo fruto e não de outra maneira. E pelo fruto será conhecido que de fato é uma árvore plantada por Deus. Amigo, você está produzindo fruto para a glória de Deus? Há em seu viver fruto de sua ligação com Cristo?
         Mas prossigamos em conhecer o que nos diz o verso 3, pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas. Aqui vemos o local onde Deus planta a sua árvore para que ela produza abundante fruto; onde mesmo? "Junto a ribeiros de águas". Não é Sábio o grande Agricultor? Esse trabalho é feito por Deus, o Pai. Não é plantada a árvore senão à margem de ribeiros de águas. Por que ali? Ela nunca será uma árvore ressequida pelo calor; pela falta de umidade. Ela recebe o calor do sol; sim, mas continuamente suas raízes, penetrando mais profundo numa terra fertilmente abençoada pela água do ribeiro, a manterá verde e pronta para produzir seus frutos.
         Agora é necessário sabermos o que significa "ribeiros de águas" na linguagem proferida pelo Espírito Santo. "Água" no Novo Testamento simboliza a própria palavra de Deus. A água é usada para fazer limpeza. O Senhor diz aos seus discípulos em João l5:3: "Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado". Escrevendo à igreja de Corinto, e exortando aquela igreja a abandonar a comunhão com aqueles que se diziam crentes, mas não eram. No cap. 6:10 e 11, Paulo diz àqueles irmãos: “Alguns de vocês também eram assim, mas haveis sido lavados, santificados, justificados”. Sabemos que água não pode retirar as imundícies  do pecado. O que é então que faz isso?
         Note bem, o Espírito Santo usa a linguagem de uma coisa conhecida, como a água, para explicar uma coisa desconhecida. Vá comigo até Efésios 5:26, ali Paulo está exortando os maridos crentes a amarem as suas esposas como Cristo amou a igreja e se entregou por ela. No verso 26 ele explica que o Senhor se entregou pela igreja para a santificar, purificando-a pela lavagem da água, agora notem o final: pela palavra.
         Então, assim como a água é usada para limpeza física, Deus usa a sua palavra para a limpeza espiritual, a limpeza do íntimo. A água é usada também para regar, para beber. A palavra de Deus é assim na vida daquele que crê. Então, Deus tem plantado o crente para que ele produza o fruto à margem desse ribeiro de águas cristalinas. Bendito o crente que se alimenta da palavra; que bebe dessa água vitalizante. A todo dia quer se apropriar das delícias da palavra de Deus.
         No Salmo 23 a ovelha diz que o Bom Pastor a conduz até às águas de descanso e dá-lhe o refrigério para a sua alma. Crentes amados, qual tem sido a sua atitude em relação à palavra de Deus? É de sua responsabilidade o nutrir-se do maná celestial. Cuidem porque a luta feroz do inimigo nesses últimos dias é desviar o crente da palavra. Ele fará com que o crente ocupe seu tempo com coisas banais, passageiras a fim de que você não se enriqueça com a palavra para o seu crescimento espiritual. Ele vai criar situações difíceis para que você não ache tempo para as coisas sobremodo excelentes. A culpa é sua. Deus só poderá honrar a sua fé, e fé é ter propósito firme quanto às coisas de Deus. Se você não tem propósito firme quanto a estar com sua família na escola dominical, não faltará perturbações, doenças, brigas, justamente na hora de ir para a igreja a fim de aprender os ensinamentos celestiais.

         

Nenhum comentário: