sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

A PORTA ESTREITA (12b)


 “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, porque eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão”(Lucas 13:24)


  Analisemos, então, o versículo 25. Logo no começo, vemos o Senhor apresentando o fato de que há um Senhor, há um Deus. Absoluto. O dono de todas as coisas. O dono da casa como ele diz no versículo: “Quando o dono da casa...”. Então o que nós vemos ali? Nós vemos um Senhor absoluto. Ele vai levantar. Aquele que abriu a porta do arrependimento. Aquele que tem livre direito de manter a porta aberta, ou de fechar a porta. É impressionante isto. Nós temos um Senhor aí. Mas quero, junto com o amigo atento na Palavra, averiguar as maravilhas deste tão importante versículo. Vai chegar o momento quando o Soberano Senhor há de fechar a porta. Ele vai chegar e trancar a porta que ele havia aberto.
  A pergunta que vai abrir nossa mensagem agora é a seguinte: Quando é que Deus fecha a porta? Quando é que Deus chega e fecha a porta para alguém? Quando? Deus tem duas maneiras de responder tal pergunta. Nós encontramos a resposta na Palavra dele, na própria Bíblia. A primeira resposta, é que Deus vai fechar a porta de uma vez para sempre, para o mundo inteiro, quando o Senhor voltar. Enquanto o Senhor não assentar-se no trono como um juiz, a porta está aberta no mundo. Podemos pregar o evangelho. Podemos ir para todos os lugares. Mas vai chegar o dia em que ele vai voltar em glória, aí a porta será fechada definitivamente. A segunda resposta, é que Deus fecha a porta para cada indivíduo, quando a morte vem. Vamos, pois tratar dessas duas respostas para discernir biblicamente quando o dono da casa fecha a porta, como o Senhor fala no verso 25, este verso que estamos tratando.
  Prezado amigo, o Rei da Glória há de voltar. Esse talvez seja o ensino mais destacado na Bíblia. Por que o Grande Deus ressalta tanto o ensino da Segunda Vinda? Sem dúvida alguma, é para que os pecadores sejam alertados do seu justo juízo. Juízo que está marcado em sua agenda. E Ele adverte os pecadores que sua volta gloriosa não é mais para trazer redenção ao pecador. Isso Ele está fazendo agora. Ele já veio um dia, morreu na cruz, foi sepultado, ressuscitou, está vivo agora, assentado como Advogado ao lado do Pai, intercedendo pelo seu povo, salvando perdidos. Mas Ele virá um dia para buscar o seu povo, povo já conquistado pelo sangue, mas o Rei virá em juízo para dizer aos salvos: “Vinde, benditos de meu Pai”, e para dizer aos perdidos: “Ide, malditos, para o fogo eterno”. Oh meu amigo, isso é sério. O salvo pode aguardar, com ansiosa expectativa, aquele momento triunfante para contemplar a face daquele que tanto lhe amou, e que foi preparar-lhe lugar no céu.
  Mas quero agora aplicar-me nesta mensagem, para tornar claro ao leitor, que finda-se seu tempo aqui, quando a morte chega. Quantos estão preocupados, e estão perguntando quando vai ser o final do mundo. A mente humana deseja investigar o que está fora do seu alcance. Meu amigo, o perigo não se encontra em saber se passaremos ou não este ano. Isso não representa perigo algum. O perigo maior está diante do pecador não salvo. Deus não tem nenhuma promessa de que Ele há de deixar que você ou eu vivamos neste mundo um minuto, ou um segundo a mais. Se nós chegamos até onde estamos, é misericórdia. Daí para frente é tudo imprevisível. O que nos aguarda é o fim. Nosso andar neste mundo é de peregrinos.

  Será que tal verdade não ocupa teu coração. Medita nestes fatos. Isso deveria ser notícia de primeira página para sua vida. Mas não é. Satanás faz de tudo para impedir que os homens pensem e meditem nestas verdades. O que ocorreu, por exemplo, com o grupo Mamonas Assassinas, deveria alertar cada pecador, pois a próxima vítima cairá fatalmente diante do furor da morte. Lembre-se que a morte trabalha incansavelmente para o inferno, e o inferno nunca diz ‘basta’. Isto significa que cabe mais gente lá. Então, o que resta dizer, é que a maior preocupação do homem deveria ser o seu  bem-estar eterno. Sua pergunta que perscrutaria sua alma deveria ser: Onde estarei na eternidade? 

Nenhum comentário: