segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

O SALVADOR PRESENTE (2)


Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido” (Salmo 34:18).
         SUA PRESENÇA GRACIOSA:
         Caro leitor, o que podemos aprender, tendo perante nossos olhos as maravilhas dessa notícia que o Senhor está presente no meio dos homens? Somente a incredulidade pode cegar tanto o coração, fazendo com que homens e mulheres recusem essas joias eternas, a fim de viver sonhando ante as miragens deste mundo tão vazio e enganador. Se “perto está o Senhor...”, então paremos para contemplá-Lo, conhecê-Lo esse que é o Rei da glória. Será que o príncipe deste mundo tão maligno e homicida é mais desejável ao seu coração? Será que o pai da mentira é mais deslumbrante do que o gracioso Deus que se tornou homem e veio ao mundo por amor aos perdidos?
         Mas, importa que pela fé entremos nesse recinto sagrado; que não fiquemos de longe, porquanto os mistérios acerca Dele foram revelados. Tudo o que precisamos saber nos foi dado na Palavra; nada ficou no obscuro e tudo foi entregue para nosso perfeito bem e nossa felicidade eterna.
         A nossa primeira lição acerca dessa PRESENÇA GRACIOSA é o fato que Ele ...perto está...”. Deveria ser motivação para uma santa euforia no meio dos homens; para ser notícia de primeira mão; para que milhões e milhares saltassem de prazer e regozijassem de felicidade. Como os homens ficam felizes quando ouvem que pessoas tão importantes estão no meio deles! Se a rainha de Sabá veio de longe para ver o famoso Salomão (2 Crônicas 8), nós não precisamos ir tão longe para ver o gracioso Senhor, porque Ele está perto.
         Acrescento que Ele não precisa estar perto, pois sendo Ele o próprio Senhor da glória, não precisa de mais glória do que já tem. Sendo Ele Deus, em nada precisa dos homens que possa fazer-Lhe qualquer acréscimo à Sua divindade. Sendo Ele auto-suficiente, então nada pode lhe alterar. Enquanto os reis da terra são beneficiados com o trabalho dos homens, o Senhor nem sequer um pouquinho depende de ricos e pobres neste mundo, pois tudo foi criado por Ele e para Ele.
         Também posso afirmar que nada há no ser humano que possa motivar o Senhor estar perto, a não ser Sua misericórdia. Quem são os homens? Há algo inerente neles que possa chamar a atenção de Deus? Há neles que possa favorecer e render alguma coisa ao Senhor? O próprio Espírito Santo pergunta: “Quem é o homem para que dele te lembres...?” (Salmo 8:4). Talvez, caro leitor você jamais tenha pensado nisso. Ora, esse é um pensamento tão salutar, digno das mais nobres considerações da nossa alma. Se buscarmos resposta em nossas considerações seculares, mundanas e carnais, certamente a presença do Senhor em nada obterá nossos interesses.
         Não há na natureza humana qualquer sentimento por conhecer esse Senhor; por natureza os homens repelem essa presença; ela irradia Sua glória, por essa razão homens correm e se escondem. Quem são os homens, segundo as informações dadas pelas Escrituras? Somos uma raça caída e nossa queda já ocorreu desde o Éden (Romanos 5:21). Abandonamos o Criador, fugimos da Sua bondosa presença, a fim de fazer aliança com satanás. Nosso ato feito através de nossos pais foi de completa desobediência. Satanás nos lançou contra Deus e nós acreditamos deveras nele; esse ato de desobediência é chamado ofensa, pois foi uma atitude de blasfêmia, sentimos nojo do Santo Senhor e fomos atraídos pelo venenoso perfume da serpente. Que raça de perversos! Que súcia de malfeitores! Que ajuntamento de elementos perversos, os quais odeiam esse Santo Senhor!

         Então, tem alguma razão, a não ser na misericórdia Dele, para que Ele pudesse descer do céu e estar perto dessa raça amaldiçoada pelo pecado? Caro leitor considere isso! 

Nenhum comentário: