terça-feira, 28 de janeiro de 2014

A PORTA ESTREITA (11 b)


 “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, porque eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão” (Lucas 13:24)

Então vamos lá. Temos uma jornada pela frente em apresentar esse acontecimento trágico na eternidade. Em primeiro lugar apresentarei a lição final do versículo 24. Muitos procurarão entrar. E eu creio que quando Jesus diz: “muitos”, sem dúvida alguma o Senhor está se referindo a aqueles que estão agora no caminho largo e não vêem perigo algum. Não estão vendo nada de errado na frente. Essas pessoas agora estão dormindo o sono que o deus deste mundo injeta na alma daqueles que perecem. Satanás é esperto em fazer isto. Ele dá um sono na alma. Ele dá um tranqüilizante à alma. A situação, entretanto, será inteiramente contrária da que eles se encontram agora. Agora o homem pode desfrutar da maravilhosa providência de Deus. Agora o pecador pode, através do seu corpo, vislumbrar na criação, tanto no céu como na terra, as maravilhas da providência de Deus, da bondade de Deus, da glória de Deus no Universo. Vemos aí na criação a Soberania de Deus. Deus dono do céu, Deus dono da terra, Deus absolutamente dono do Universo. E milhares gozam de usufruírem da liberdade e da tolerância de Deus. Mas essas pessoas não sabem que Deus usa de sua longanimidade, de sua paciência, a fim de levar o homem ao arrependimento. Tudo que Deus está dando na criação é para conceder ao homem mais uma oportunidade de arrependimento.          Agora o pecador desfruta de todo esse esplendor das maravilhas do Deus da Criação. Ah sim. Nós vemos aí na Criação a demonstração do paraíso de Deus. É maravilhoso. Eu sei que o pecado manchou isto. Estragou tudo. O pecado trouxe espinhos e abrolhos à criação de Deus. Mas mesmo assim nós podemos visualizar as glórias do Deus maravilhoso. Sim. O pecador vê isso. Eu sei que ele não dá glória; eu sei que ele não percebe que isso é de Deus. E agora essas pessoas sentem a liberdade dessa imensa casa do maravilhoso Criador, sim esse tão perfeito Deus, que criou todas as coisas para Sua excelsa glória. Mas essas milhares de pessoas não rendem glória ao Deus vivo, porque preferem servir a criatura em lugar do Criador, o qual é Bendito eternamente, Romanos 1 a partir do verso 18. Essas pessoas desconhecem a santidade de Deus. Essas pessoas não o conhecem como Grande Juiz, perante o qual anjos e homens vão comparecer para prestarem contas.
  É tão terrível ver o quadro deste mundo atual, quando os homens estão vivendo como se Deus não existisse, como se Ele estivesse longe daqui, e cada homem, cada mulher, cada jovem, cria o deus que quer na sua mente, e dizem: “Esse é o deus que queremos”, porque querem viver nos seus pecados. Querem viver nas suas iniqüidades, querem fazer da terra um paraíso do pecado. Querem gozar o pecado aqui. Eles querem desfrutar da Criação de Deus como se eles fossem donos, mas eles querem chafurdar em suas paixões malignas, e o carnaval é prova disso. E, sem dúvida vão enfrentar a face justa daquele que tudo vê, daquele que não faz acepção de pessoas.
  Mas o Salmo 37 foi escrito para mostrar o que Deus  faz com aqueles que ousam desafiar aquele que é vivo, verdadeiro e glorioso para todo o sempre. E é tão deprimente ver a situação do Brasil. Um país tão entregue à iniqüidade, e sem dúvida o Grande Deus trará seu juízo à tona. Sim. Mas a verdade continua expressivamente escrita nas Sagradas Letras. Meu amigo é importante que você acorde para aquilo que o Grande Deus fala. Eis que o Grande Deus fala. Se há tanta liberdade neste mundo, se parece que você tem liberdade aqui, não é para que dê vazão às paixões. Mas é para que veja a glória e a grandeza do Grande Deus e devolva a ele em louvor, gratidão, adoração, respeito e culto, dos quais Ele é digno.


Nenhum comentário: