segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

DESTINO DEFINIDO (11)


“...MENE: Contou Deus o teu reino e deu cabo dele. TEQUEL: Pesado foste na balança e achado em falta. PERES: Dividido foi o teu reino e dado aos Medos e Persas” DANIEL 5:26-28
         QUANDO CHEGA O MOMENTO DO JUÍZO: “Dividido foi o teu reino e...”
         Caro leitor, eis que para Belsazar chegou o momento fatal do juízo. Os homens caminham para o triste destino eterno, mas são iludidos em seus corações, achando que esse dia não virá. Cada dia anuncia que virá outro dia para o ímpio; cada dia chega trazendo raios de esperança de um novo dia ainda melhor, com todas as possibilidades de curtir a vida, de ganhar mais deste mundo. A morte sempre lambe as feridas do pecado e faz com que homens e mulheres acreditem que terão mais saúde e que são suficientemente espertos para viver avançar mais. Quando a multidão unida proclamou a glória do ímpio Herodes “É a voz de deus!”, o insensato monarca desconhecia que a macabra foice da morte estava naquele momento apontada contra seu pescoço por ordem do Rei do céu. (Atos 12:22,23).
         Foi assim com o arrogante Belsazar, pois quando as palavras proféticas de Daniel anunciaram o juízo às portas, naquele momento o perigo mais terrível e envolvente dominava o coração do rei; naquele momento todo ambiente foi cercado com as trevas vindas do próprio Deus, a fim de prender o rei e amordaçá-lo; naquele momento seu coração foi tomado pelo endurecimento da parte Daquele que diz ter misericórdia de quem quiser ter misericórdia e que endurece a quem lhe apraz (Romanos 9:18). Então, foi da vontade de Deus que o coração soberbo de Belsazar fosse dominado pelo espírito de endurecimento, por essa razão não houve ali um ambiente de compaixão, mas sim de maior orgulho, de achar que seu reino daria continuidade, de que aquilo que Daniel falara não passava de mera atividade religiosa. Ele tomou as palavras daquele homem de Deus, como se fosse um amuleto supersticioso e estava pronto a elevar Daniel como um tipo de feiticeiro melhor em seu reino.
         E no caso do pecador não arrependido? Não é verdade que a atuação do pecado é igual? Não foi exatamente isso o que ocorreu com aquele ladrão na cruz? O poder transformador da graça que envolvia seu colega ao lado em nada mudou seu orgulhoso coração, pois naquele momento todos os poderes mundanos e diabólicos chegaram e lhe envolveram como se fosse uma píton faminta. Ele era um pobre cego, que perante o Salvador bendito era incapaz de ver; diante das sábias palavras vindas de um homem arrependido era incapaz de reconhecer seus pecados. Ah meu caro leitor, não subestimemos o poderio do pecado! Homens e mulheres não sabem o quanto perigos eternos lhe envolvem a alma, quando estão cercados pelo espírito de endurecimento. Sem o poder transformador da graça o homem fica pior na hora da morte, de tal maneira que todos os espíritos enganadores correm para lhe abraçar e enfeitiçá-lo ainda mais. Cercados pelo endurecimento, eis que homens e mulheres são dominados pela superstição religiosa; se tornam ainda mais fascinados pelo amor ao dinheiro e correm à busca de seus ídolos.
         Ó alma engabelada pelo fascínio deste mundo, acorde desse tão perigoso sono! Eis que a mensagem do evangelho jamais será boa nova para você, até que você sinta as picadas tão doloridas da lei; até que você possa ouvir os sons da terrível e amaldiçoante lei de Deus, a qual condena o melhor entre os homens, quanto mais o pior. Sei que se eu falar-lhe do amor de Cristo agora, você vai desprezar esse amor; o pão celestial será motivo de desprezo. Então, minhas palavras serão proféticas ao seu coração, pois anunciam os terrores que lhe cercam, caso agora você não se arrependa desse maligno caminho escolhido em Adão. Não tente mudar, não use disfarce religioso, não procure atalho, pois satanás espertamente se projeta ao seu coração como um deus, como um anjo de luz e como se fosse um verdadeiro amigo.

         Este momento é o momento exato para sua conversão a Cristo, pois todo aquele que invocar Seu Nome será salvo.      

Nenhum comentário: