segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

O LUGAR CERTO PARA A PALAVRA


“Guardo no coração as tuas Palavras, para não pecar contra Ti” Salmo 119:11

                  O lugar da Palavra de Deus é no coração. Milhares possuem a bíblia, gostam dela, querem-na como um livro que dá sorte e espanta demônios. Muitos levam suas bíblias para suas igrejas, mas somente isso, pois ela, não raro, é colocada de escanteio durante a semana em suas casas devido as ocupações e os entretenimentos trazidos pelo mundo.
                  Notemos a mensagem prática que o salmista nos dá neste verso. Primeiro, ele nos mostra exatamente aquilo que a bíblia define em toda extensão de Seus ensinos, que o homem verdadeiro é o homem no coração. Na linguagem de Paulo, “O homem interior”. O verdadeiro convertido é aquele que com sua boca confessou e que com o coração creu (Romanos 10:9). Milhares são iludidos pela aparência, pela cultura, pela personalidade e pela religiosidade externa. Os verdadeiros discípulos de Cristo são aqueles que amam a Palavra de Deus, esses sim pertencem a Deus (João 8:47).
                  A segunda lição que o texto nos traz é que o coração é o lugar exato onde a Palavra de Deus deve estar alojada, guardada. Ninguém a tira dali, ali satanás não conseguem entrar. Mais do que tudo, é o homem no coração que precisa da Palavra para estar armado e pronto para a peleja. Uma bala terá um efeito mortífero se for disparada do lugar certo no revólver, no fuzil ou qualquer arma semelhante. O salmista guardou a Palavra de Deus, a lei de Deus, os Seus ensinos, preceitos, mandamentos, veredas, etc. Tudo aquilo que podia aprender depois que teve seus olhos abertos pela obra da graça, ele o colocou no seu coração, e dali prosseguiu em seu viver de adoração a Deus e de triunfante vitória.
                  A terceira e última lição, mostra o propósito supremo de toda esse labor diário na vida de um genuíno crente: “Para não pecar contra Ti”. Preciosa lição que faz sobressair aquilo que é o espetáculo da obra da Graça no coração daquele que é salvo, que é o temor ao Senhor. O genuíno crente ama ao Senhor e tem a lei do Seu Deus gravada em seu coração, por isso tem o firme propósito de não pecar contra seu Senhor. Para isso ele fez o que? Qual a solução para viver para o inteiro agrado de nosso Deus? Qual o segredo para vida de santidade e de triunfo contra o mundo, a carne e o diabo? A arma certa é a Poderosa Palavra e o lugar certo onde Ela deve estar é no coração. Nada de legalismo, nada pretensão humana, nada de carnalidade.

                  Santos de Deus, será que vocês estão ocupados com a Palavra? Estamos em plena guerra na nossa jornada até a cidade Santa. Fiquemos cada dia armados “unhas e dentes” com a poderosíssima arma que nosso Senhor colocou em nossas mãos.

Nenhum comentário: