segunda-feira, 29 de abril de 2013

VIDAS TRIUNFANTES




“Todas as suas leis estão diante de mim; não rejeitei os seus decretos” Salmo 18:22

                   O Salmo 18 é uma das mais explêndidas oração de louvor e ações de graças vista nas Escrituras. Esta mesma oração aparece em 2 Samuel 22 como uma manifestação de adoração daquele que foi o homem “segundo o coração de Deus” e que sempre esteve certo que toda glória e sucesso de seu reino foram obra absoluta da ação de Deus, por isso atribui esse majestoso tributo de louvor ao Senhor.
                   Qual foi o segredo da vida de fé e de vitórias de Davi? Não foram as armas de guerras nem o poderoso exército de heróis que tinha em seu reinado. O segredo aparece no precioso verso 22 deste salmo: “Todas as tuas leis estão diante de mim...”
                   O que aprendemos com isso? Primeiramente, que o segredo de uma vida triunfante está no coração que teme ao Senhor porque conhece o Deus Santo conforme o padrão da Sua Santa lei. Vemos isso quando Davi diz: “Todas as tuas leis estão diante de mim...”. Sua visão de Deus não era torcida, por um coração enganoso e enganado, pelo contrário, sua fé estava fixada no lugar da glória e o vislumbre da santa lei era para ele a presença do seu Deus. A santidade de Deus está revelada a nós na Sua gloriosa, santa e Justa lei.
                     Em segundo lugar, a Sua lei deve está marcada no coração, e isso significa que a pessoa foi transformada no seu ser e que contempla e admira seu Deus conforme Ele é na Sua Palavra. É o que vemos e aprendemos no Salmo 19. O Salmista ama profunda e profusamente a Palavra de Deus e tem prazer nela, porque pela palavra Ele conhece o seu Deus e aprende dele.
                     Em terceiro lugar, Davi mostra piedade em seu viver quando afirma: “...não rejeitei os seus decretos...” O que é piedade? É o temor a Deus na prática. Jó foi outro notável exemplo do que significa genuína piedade. Ele “temia a Deus e se desviava do mal”. Jó nem viveu na época da lei, mas tinha a lei de Deus implantada nas tábuas de seu coração.
                   Amado leitor vivemos hoje sob um denso nevoeiro de religiosidade padronizada pelos homens e não segundo a verdade bíblica; ergueram uma vida cristã libertina sem qualquer necessidade de que os homens precisam ser transformados em novas criaturas para andar em novidade de vida com a lei de Deus em seus corações conforme opera a Graça. Mas o Senhor não mudou nem tampouco Sua imutável verdade escrita e revelada. Vidas triunfantes neste mundo pecaminoso vêm como efeito da Palavra de Deus em nosso viver.
                   Se vivermos ignorando as Sagradas Letras para amar este presente século iníquo e perverso, não fiquemos impressionados com um viver fraco, derrotado e apagado demonstrando que provavelmente nunca houve o trabalho da Graça produzindo em nós o novo nascimento.

Nenhum comentário: