segunda-feira, 29 de abril de 2013

NO VALE




“... Levanta-te e sai para o vale, onde falarei contigo. Levantei-me e saí para o vale, e eis que a glória do Senhor estava ali...” (Ezequiel 3:22,23).
        Talvez imaginemos os profetas como homens que jamais experimentaram dificuldades no viver, pelo fato que eram homens comissionados por Deus e que viviam assim debaixo dos cuidados de Deus. Debaixo da proteção de Deus sim, mas livre das perturbações que este mundo traz, jamais! Ezequiel foi o profeta dos contrastes. Num momento podia vislumbrar a glória do Senhor, mas noutro momento já estava mergulhado em tristezas ao ver as desolações no meio do seu povo ocasionadas pelo exílio e mortandades em Jerusalém.
        Na passagem lida vemos para onde o profeta foi levado, para um vale. O vale é exatamente o contrário dos montes. Que notícias tristes o profeta teve ali! “Porque, ó filho do homem, eis que porão cordas sobre ti e te ligarão com elas; e não sairás do meio deles”. Quanto sofrimento teria aquele servo do Senhor para cumprir fielmente o ministério que lhe fora dado.
        Mas foi no vale que o mais importante aconteceu: “Eis que a glória do Senhor estava ali...”. Tem algo mais importante do que isso? Ali embaixo, não lá em cima; ali no lugar de desolação, não no cume do monte da felicidade; sim, ali mesmo, no lugar onde só se espera abatimentos e tristezas, A GLÓRIA DO SENHOR ESTAVA ALI.
        Queridos irmãos, eis aí a grande e preciosa lição que o mesmo Senhor o Deus de Ezequiel, o grande Emanuel, Deus conosco, nos mostra para nosso bem. Quantos santos agora estão passando pelo vale de tristeza e dor, de desamparo e aflição! Nosso Senhor afirmou que neste mundo teríamos exatamente isso que santos passaram e que passam hoje. Mas é no Vale que os santos de Deus podem conhecer o quanto são fracos e que precisam da glória de Deus e do Deus da Glória. O que somos neste mundo? O que este mundo pode nos dá?  Somente aflições e nada mais.
        É no vale que também podemos conhecer o privilégio que o mundo jamais poderá ter, porquanto está separado da glória de Deus (Rm. 3:23). É no vale que conhecemos nossa miséria e fracasso, e que somos o que somos pela sobreexcelente graça. É no vale que somos erguidos do nosso fracasso e penúria para as alturas do prazer da vida cristã e da genuína liberdade dos filhos de Deus. Sim, é o vale, mas o vale sempre antecede o monte. Deus não pretende nos acorrentar no vale, mas sim tirar os grilhões que nos prendem aqui a fim de nos erguer para nosso triunfo eternal.
        Está passando pelo vale? Pode ter certeza irmão, que a GLÓRIA DO SENHOR ESTÁ ALI!

Nenhum comentário: