sexta-feira, 26 de abril de 2013

O PRECIOSO SANGUE (2)




Mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo” (1 Pedro 1:19) 

         Caro leitor, já pude dar a introdução e o esboço desse tema tão precioso e oportuno. Agora chegou o momento para entrarmos nessas lições. Creio que o assunto será verdadeiro banquete aos corações santificados. Para aqueles que estão à busca da verdade salvadora, certamente essas almas encontrarão em Cristo a fonte da água viva. A voz desse Salvador está agora mesmo chamando homens e mulheres arrependidos, a fim de que eles conheçam Aquele que foi eleito pelo Pai para ser o Salvador e Senhor!
         Tomo agora a primeira lição a respeito do precioso sangue. Ele é precioso por SUA HISTÓRIA ETERNA: “Conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém, manifestado no fim dos tempos, por amor de vós” (1 Pedro 1:20). Ó, caro leitor, a morte do Senhor não cruz não foi um acontecimento fortuito! Ah! Como os inimigos estavam enganados! Como pensaram que suas mãos foram suficientemente fortes para matar o Autor da vida! Aqueles cujos pés são velozes para derramar sangue, pensaram que deram o golpe fatal no Filho de Deus e que O tinham posto fora de combate. Pareciam leões deitados, satisfeitos com a carne do cordeiro. Ah! Como os homens fazem suas festas enganosas em plena escuridão! Eles desconhecem a luz da Glória; desconhecem que os acontecimentos normais da vida foram planejados na eternidade; nada sabem que foram tomados como instrumentos nas mãos do Todo Poderoso, a fim de executar Seus planos eternos.
         Ora, Cristo é o Cordeiro de Deus, não dos homens! Eles achavam que aquele Mestre que tanto atrapalhavam seus planos não passava de um defunto, por isso cantavam vitória e brindavam seus malignos feitos. Veja o que Pedro falou-lhes a respeito de Cristo: “Sendo este entregue pelo determinado desígnio e presciência de Deus...” (Atos 2:22). O Senhor Deus entregou Seu Servo, Seu ungido nas mãos dos perversos! A mensagem daquele homem simples fez com que o coração da multidão ficasse aterrorizado. Certamente eles eram culpados, conforme Pedro mesmo diz: “...vós o mataste...”. Os planos deles eram matar Jesus; eles odiavam o Senhor; eles não O quiseram como Rei; eles rejeitaram o Justo; não queriam tê-Lo à frente. Mas, o que realmente aconteceu foi que Deus o Pai executou Seu Filho utilizando aquelas mãos iníquas como instrumentos.
         Caro leitor, como precisamos conhecer as poderosas verdades acerca da soberana salvação! Desliguemos as luzes desse humanismo desesperador que tanto tem roubado a atenção das multidões! Quando essas luzes forem apagadas, certamente a luz da glória de Cristo acenderá em nossos corações. Com a luz do sol da justiça acesa, não precisamos desses “vagalumes” mundanos. Pedro afirma que esse Cordeiro foi cordeiro foi “conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo...”. Notemos bem que as novas eternas são reveladas aos homens no momento certo. Quando eles realmente precisam então o noticiário daquilo que foi planejado na eternidade é publicado.
         Foi assim com Senaqueribe, o perverso rei da Assíria, quando imbuído de orgulho por tantas conquistas, resolveu atacar Jerusalém e desafiar o Deus de Israel (2 Reis 19). Quando sua arrogância chegou até o céu, a fim de desafiar o próprio Deus, então o Espírito de Deus revelou-lhe aquilo que estava oculto: “Acaso não ouviste que já há muito dispus eu estas coisas, já desde os dias remotos o tinha planejado...?” (2 Reis 19:25). O que era um Senaqueribe, um Pilatos, um Herodes, um Barrabás, um Judas, os soldados romanos e os líderes religiosos de Jerusalém? A resposta veio bem clara e definida. Eles eram instrumentos nas mãos de Deus, a fim de que Cristo fosse levado à cruz e tornasse o Salvador dos perdidos!
         Ó, caro leitor, medite nisso! Medite nesses grandes e eternos acontecimentos! Medite na cruz, onde o Cordeiro foi imolado! Medite nesse sangue suficiente para lhe salvar e lhe dar plena e eterna segurança! Medite e lembre que Ele está vivo e está perto daquele que agora invocar Seu Nome!

        


Nenhum comentário: