domingo, 28 de abril de 2013

O ÚNICO DIGNO DO NOSSO AMOR (13)




Se alguém não ama ao Senhor, seja anátema!        Maranata” (1 Coríntios 16:22)

         Amado leitor é inimaginável que Cristo não é amado por alguém. Aquele que é o próprio Jeová, que se humilhou e se manifestou em forma humana, que foi exaltado pelo Pai, é adorado pelos anjos e temidos por demônios e amado pelos remidos, sendo desprezado pelos homens. Pode haver tolerância para tal atitude? A criação inteira é chamada para ser testemunha ocular dessa pavorosa atitude por parte de homens e mulheres arrogantes! Ó, que o Senhor me conceda graça suficiente, a fim de que eu possa prosseguir mostrando o grave caminho pelo qual pecadores estão trilhando, ignorando o Senhor da glória e achando que serão capazes de saírem triunfantes nessa jornada.
         Caro leitor analisemos com mais profundidade o termo “anátema”. Não foi traduzido, mas sim transliterado. Mas seu significado precisa ser gravado em nossas mentes: “Maldito de Deus”. Paulo usa esse mesmo vocábulo em Gálatas 1:8, declarando que qualquer um que ousar pregar outro evangelho é anátema, mesmo um anjo. Então, o assunto carece de nossas mais profundas meditações. Ora, sempre estamos ocupados em buscar nas Escrituras aquilo que gostamos; queremos saborear as passagens mais atraentes, que para nós são significantes. Mas, não gostamos de meditar em declarações como esta de Paulo, porque elas rasgam o véu e descobrem nossos caminhos tortuosos.
         Mas agora é o momento de sermos perscrutados pela verdade! Agora é o momento de para sermos envolvidos pela doce presença do Espírito de Deus, enquanto ouvimos Sua Palavra. Ora, Ele veio glorificar o Filho (João 16:14), então, sejamos humildes e dispostos a aprender aos pés do nosso Sumo Professor. Podemos afirmar categoricamente que se alguém não amar a Cristo, somente a Cristo; se alguém amar qualquer coisa ou qualquer nome; se alguém não amar somente ao Senhor da glória é Anátema, maldito de Deus! Por quê? Ora, as Escrituras falam por elas mesmas. O texto em si mesmo dispensa comentários, mas eis que o Senhor em Sua compaixão por nós utiliza de homens para explicar essas verdades por Ele reveladas.
         Então vamos prosseguir mostrando o que realmente está acontecendo com aquele que realmente não ama o Senhor. Não há quem possa ficar oculto nisso; não há quem possa ocultar uma lealdade e submissão ao mundo. O mundo moderno e tão cheio de atrações tem milhares de “pontos turísticos” para corações mundanos; satanás eleva os homens para que eles contemplem suas glórias passageiras de cima para baixo; ele tem mantido milhares flutuando em seus sonhos de uma vida melhor, cheia de vantagens terrenas. Mas a verdade é que aqueles que trilham os caminhos ímpios têm o mundo em suas mãos e Cristo fica debaixo de seus pés. Querem Cristo para ocasionalmente abençoar suas vidas flertadas pelo mal. Estão andando lado a lado com a avareza, idolatria, imoralidade e vícios; são seus amigos e convive com eles continuamente. Como podem desprezá-los? Suas mãos estão fortalecidas para o trabalho, a fim de curtir esta vida; seus pés estão aptos para caminhar por essas veredas perigosas; suas emoções estão sendo curtidas e transformadas em paixões venenosas e suas mentes são mantidas num sonho de um mundo melhor.
         Ora, o que realmente significa tudo isso? Tais pessoas não estão demonstrando o quanto odeiam o Senhor da glória? Claro! Cristo não ocupa o primeiro lugar, mas sim a totalidade; Ele não é o primeiro, mas sim o único! Uma mulher virtuosa e fiel não o marido como o primeiro da lista, mas sim como seu único amor. Cristo não ocupa um apartamento na vida, mas sim a casa inteira. Onde o Rei da glória habita, a luz da Sua presença permeia todo ambiente e inimigos saem dali imediatamente. Para o Senhor não há meio termo. Ou a alma se converte totalmente a Ele, ou nada feito. Quando o evangelho chama o portal inteiro fica escancarado para o acesso do Rei da glória (Salmo 24)!
        

Nenhum comentário: