segunda-feira, 29 de abril de 2013

HUMILHAÇÃO E AVIVAMENTO




Lançai fora os deuses estranhos que há no vosso meio, purificai-vos e mudai as vossas vestes” (Gênesis 35:2)
        A situação de Jacó com sua família era extremamente difícil. Eles estavam fugindo de Siquém onde havia acontecido um morticínio promovido por Simeão e Levi, em vingança ao que ocorrera com sua irmã Diná que ali fora desflorada. Os povos vizinhos ficaram sabendo do que ocorrera e, sem dúvida, iriam se ajuntar para perseguir e destruir completamente Israel e seus filhos. O que podiam fazer naquele momento?
        Eles eram numericamente inferiores. Jacó contava apenas com seus servos e seus doze filhos, e alguns deles eram crianças ainda. Humanamente nada tinham de recursos para enfrentar uma multidão de ferozes perseguidores que viriam para massacrá-los. O que fazer?
                Foi nesse momento que Jacó se lembrou do seu Deus. Afinal, fazia pouco tempo que ele tivera um triunfante encontro com o Senhor, encontro esse que foi crucial para a mudança não somente de seu nome para Israel, como também de sua própria vida. Agora seria o momento de tratar com sua família. Eles vieram de Harã, do meio de um povo idólatra que não conhecia o Deus vivo e verdadeiro. Ele haviam se adaptado ao paganismo e superstição daquele lugar.
                Era o momento adequado para um grande avivamento na família de Jacó. Avivamento sempre vem em tempo de crises. Eles estavam cercados e todos fatalmente morreriam, a não ser que houvesse a intervenção do Deus de Israel. O poder de Deus iria entrar em ação para socorrer seu fraco povo.
        Mas para isso, o que devia fazer aquela família? Algo estorvava e era os ídolos que trouxeram de Harã. Jacó foi preciso e decisivo. O segredo não era a força, nem a violência, mas sim em que todos voltassem de coração para o Deus de Abraão, Isaque e do pai Jacó.
        O que cada um deles deveria fazer? “Lançai fora os deuses estranhos... purificai-vos e mudai as vossas vestes”. Foi o que imediatamente fizeram. Alem disto Jacó tomou todos os ídolos e os escondeu (verso 4). O resultado foi a presença da glória de Deus envolvendo toda família de Israel para protegê-la. Bastou o terror de Deus cercar Seu pequeno rebanho e o povo vizinho não o perseguiu.
                O povo de Deus precisa estar ciente de que é esta a maneira de Deus atuar neste mundo em prol do Seu povo e para Sua Glória. Enquanto o povo de Deus estiver de mãos dadas com a idolatria deste mundo, apegado aos seus ídolos, O Senhor deixa que soframos o castigo de nossa infidelidade.
  Queremos um avivamento? Queremos a glória do evangelho envolvendo nossa nação? Queremos ver a causa mentirosa do diabo indo ao pó? Temos algo a fazer urgentemente. Deixemos toda idolatria e voltemos de todo coração para o Deus da Bíblia. E devemos fazer isso urgentemente.

               

Nenhum comentário: