quarta-feira, 24 de abril de 2013

APARENTE CONTRADIÇÃO (14)




         Quem há entre vós que tema ao Senhor e que ouça a voz do seu Servo? Aquele que andou em trevas, confie em o nome do Senhor e se firme sobre o seu Deus. Eia! Todos vós que acendeis fogo e vos armais de setas incendiárias, andai entre as labaredas do vosso fogo e entre as setas que acendestes; de mim é que vos sobrevirá isto, e em tormentas vos deitareis” (Isaías 50:10,11).
         FILHOS DA LUZ ANDANDO NAS TREVAS.
         Meu amigo leitor creio que preciso enfatizar tanto esse assunto, a fim de que nenhuma confusão ocupe sua mente e emoção nestes momentos tão perigosos e carregados de embaraços religiosos. Tenho mostrado que o propósito de Deus para Seu povo é que atravessemos por este vale escuro, a fim de que saibamos que a glória eterna que nos espera está infinitamente além da nossa compreensão. Precisamos entender que a perfeita luz vem após as trevas, a felicidade vem após a miséria daqui, as riquezas eternas e infinitas chegarão após contemplarmos a pobreza que aqui reina. Enfim, precisamos saber que nessa caminhada Deus está retirando toda imperfeição, todo embaraço, toda vaidade, toda vanglória e toda confiança carnal que ainda persiste em nosso viver. Tudo isso significa na prática que Deus nos faz passar por veredas escuras na vida e que muitas coisas jamais saberemos aqui.
         Creio que agora devo levar o amigo leitor ao Salmo 37. A meu ver não há uma passagem tão esclarecedora do viver dos crentes neste mundo como esse Salmo. Serei bem breve na abordagem a respeito dessa esplêndida passagem. Nosso Senhor está mostrando que a terra pertence a Ele, não aos homens; que ímpios vivem nessa terra sem permissão; que eles serão julgados um dia. Deus está comunicando essas verdades aos santos e justos; que são estas pessoas que são autorizadas por Deus a viver aqui; que não devem ter ódio nem inveja dos malfeitores, porque não fomos autorizados a puni-los.
         Então, vemos logo no início como Deus chama a atenção dos crentes, orientando-os acerca do dever espiritual de cada um deles e das promessas de Deus: “Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará” (Salmo 37:5). Fará o que? Sempre tomamos esse verso fora do seu contexto, mas Deus não está prometendo qualquer prosperidade; não há promessa que Ele irá satisfazer nossas ambições e desejos secretos de um coração carnal e mundano. Vejamos o que nosso Senhor mostra o que Ele há de fazer com aqueles que entregam e confiam: “E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu direito como o meio-dia” (verso 6). Notemos que esse verso aparece como resposta das promessas dirigidas aos que entregam o caminho e que confiam Nele, conforme vimos no verso anterior.
         Então, o leitor que realmente ama a Palavra da verdade há de perceber que Deus lida com Seu povo na ordem de JUSTIÇA e depois DIREITO. Veja caro leitor, que no trato do Senhor conosco Ele segue essa ordem: Primeiro vem a justiça, depois vem o direito.  Então, seguindo esses santos princípios é que muitas vezes os santos passam por caminhos escuros e não conseguem entender. Notemos bem que o mundo quer direitos, mas sem justiça; quer prazer, quer felicidade, quer alegria, quer riquezas, mas odeiam o pensamento de que primeiramente precisam conhecer perfeita justiça, caso contrário terão misérias eternas.
         Tomemos a vida de José no Egito e vejamos como Deus o conduziu pelo caminho da justiça; fê-lo passar pela escuridão mundana; foi difamado, foi injustamente atirado numa masmorra como se fosse um malfeitor. Mas, eis o que aconteceu, Deus estava trazendo à lume Sua justiça ao mundo por meio do Seu servo. Então, o direito de José despontou-se como o sol ao meio-dia, pois foi tirado da escura prisão para ocupar o lugar de governador do Egito e servir ao mundo.
         Caro leitor, o viver dos santos é assim num mundo carregado de injustiça. Por isso os santos de Deus enfrentam caminhos tão escuros e muitas vezes inexplicáveis. Mas eis que é o Senhor quem está à frente, exibindo Sua glória e Sua justiça perfeita nos salvos e por meio dos salvos.

Nenhum comentário: