quinta-feira, 25 de abril de 2013

QUANDO DEUS ENDURECE O CORAÇÃO




Como está escrito: Deus lhes deu espírito de entorpecimento, olhos para não ver e ouvidos para não ouvir, até ao dia de hoje” Romanos 11:8.
        Foi assim que Deus fez com Israel quando falou através de Isaías (Isaías 29:10). O mesmo Deus que leva o pecador à humilhação e arrependimento, é o Deus que também endurece (Romanos 9:18). Ignorar tal verdade resulta em tremendo prejuízo para a igreja e, com efeito, para o mundo.
        Não tem coisa pior para o homem do que ter olhos para não ver e ouvidos para não ouvir. É exatamente isso o que Deus faz quando endurece corações. O homem se torna espiritualmente uma estátua. Fale aos ouvidos de uma estátua, ela não pode ouvir. Mostre as mais belas figuras e cores diante dos olhos de uma estátua, ela não pode vê-las, jamais.
        Paulo esclarece isso na passagem de Romanos 11:8-10. Somente corações humilhados e quebrantados chegam para ouvir o que o Espírito tem para mostrar dos grandes feitos do Senhor.
        O que Deus faz quando leva alguém ao endurecimento? Primeiramente é dado um espírito de entorpecimento: “Deus lhes deu um espírito de entorpecimento...”. É óbvio que não se trata do Espírito Santo. Deus se utiliza de espíritos malignos para a realização de Seus atos punitivos, como ocorreu com os falsos profetas nos dias do rei Acabe (2 Crônicas 18:20-22).
        Que tremendo poder tem um só espírito maligno sobre os homens! A palavra “ entorpecimento” literalmente significa “ submetido às trevas”. O que acontece quando Deus endurece um coração para nunca, jamais se arrepender e se converter? Ele simplesmente entrega a alma a um estado de contínua escuridão espiritual. A pessoa se torna surda e cega, em nada percebendo nem o amor de Deus nem tampouco o juízo de Deus. Seu viver estará limitado apenas às coisas desta vida; seu corpo será como uma casa sem habitante.
        Então, aparecem os perigos à sua frente sem que sejam percebidos. A linguagem em Romanos é bem ilustrativa. Tudo aquilo que representa conforto e verdadeiro sentido de viver para o ser humano, não passa de perigos sérios que ameaçam sua vida. “A mesa”, sempre lembrando fartura, conforto e prosperidade poderá ser o lugar aonde chegará o seu juízo. Ela pode se transformar num “laço”, aonde a morte chegará para puxar a vítima para o abismo. “Armadilha”. Aquilo que parece ser paraíso poderá ser uma arapuca armada contra a alma. Em seguida aparece a palavra “tropeço”, indicando que a queda pode acontecer sem aviso prévio. Finalmente vem a palavra “punição”, indicando que o juízo chegou para sempre. Ah! Quantos agora estão brincando com Deus! Ah! Quantos estão desafiando o Todo-Poderoso! Ah! Quantos que estão aproveitando da paciência e longanimidade do Senhor! Horrenda coisa é cair nas mãos Dele!
        O Deus da revelação bíblica é o Deus dos humilhados e contritos. Ele tem prazer em chegar bem perto de uma alma aflita que clama a Ele em busca do Seu perdão e salvação.

Nenhum comentário: