quinta-feira, 25 de abril de 2013

DEUS – O VERDADEIRO DESCANSO DA ALMA (7)



       
"Aquietai-vos, e sabei  que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra"  (Salmo 46:1)
         Amigo, na mensagem de hoje prosseguiremos vendo o que Deus está falando quando Ele diz ao pecador: "Aquietai-vos", quero explicar hoje sobre: O QUE NÃO É AQUIETAR. Já prevenindo contra os males do coração; já consciente de que o coração é enganoso, e tem preferência pela ilusão, é realmente algo de muita importância explicar de maneira bem clara, sobre o que não é ficar quieto.
         Há uma quietude perigosa; há uma paz que não vem do alto; há uma voz mansa e suave que vem da serpente; há uma calmaria que antecede uma tempestade. Não tem um melhor meio de escapar da perigosa paz fornecida pelo pecado, do que ter os olhos voltados para a palavra do Deus vivo. Creio que ficar quieto não é uma atitude de indolência, quando a pessoa tem apenas uma confiança baseada na carne. A rainha Jezabel possuía essa quietude. Deus já havia falado pelo profeta Elias, que ela seria morta por causa de seus hediondos pecados. Ela havia mandado matar os profetas; era maligna e cruel, ao ponto de inventar uma mentira, a fim de matar um pobre homem e tomar-lhe sua herança. Deus mandou que Jeú fosse e exterminasse com a rainha. E como estava a rainha quando Jeú foi ao seu encontro? Tranquila, como se nada fosse acontecer.
         Tem muitos que estão vivendo assim, abrigados debaixo da sombra de uma falsa paz; até orando, pedindo coisas a Deus, querendo entrar na presença divina, como se nada tivesse acontecido; não vendo o mal diante deles. Espiritualmente estão cegos, porque não podem enxergar o abismo de terror à sua frente. Estão tão surdos, que mesmo Deus gritando aos seus ouvidos serão incapazes de ouvir. São milhares que estão no mundo nessa situação, para eles nada tem de errado, tanto faz, como tanto fez. Que o Senhor venha, em sua misericórdia, acordar tais almas.
         Ficar quieto, também, não é algo da aparência, ou uma fachada de religiosidade. Não tem uma sombra melhor aqui neste mundo para uma alma se esconder, e se sentir bem, do que uma religião. Jonas estava se sentindo muito bem no porão do navio, roncando no seu sono, enquanto a tripulação estava prestes a perecer. Tem muitos que procuram se adornar de tal maneira religiosamente, de tal maneira, que pode lhes fazer sentir-se tão bem, ao ponto ignorarem as advertências bíblicas. Quantos estão vivendo assim, refugiados numa paz que Deus não lhes deu e que vem até o coração por meio do sangue que Cristo verteu. Prezado amigo, se tu estás assim, sendo enganado no coração, que o Senhor venha a lhe acordar.
         Vou mais adiante para lhes afirmar, que a quietude ordenada por Deus neste salmo, não é a confiança num Deus que a mente humana fabricou. Facilmente o homem pode estabelecer o seu próprio tipo de Deus, e assim, assegurar que esse é o deus dele, e que vai seguir o deus dele do jeito que ele quiser. Isso pode trazer para a alma, também, uma falsa paz, uma segurança sem base, sem nenhuma estrutura bíblica.
         Procurei esclarecer o que não é aquietar, conforme ordena o Grande Deus ao pecador neste verso lido do salmo 46, pois a tendência do homem é desvirtuar tudo e arrumar um caminho diferente daquilo que o próprio Deus preparou. Resta agora, prosseguindo em nossa jornada, partirmos para explicar o que significa esse aquietar desse verso 10. Se Deus ordenou que o pecador se aquiete para que Ele possa exibir sua glória como Deus, resta que nós obedeçamos.
         Primeiramente, digo que aquietar significa uma confiança infantil no poder do Deus da bíblia. Veja como uma criança se aquieta nos braços de sua mamãe! Veja como uma criança brinca em sua casa, tranquila, ciente que a presença de seus pais garante sua proteção! O conhecimento que os discípulos possuíam quanto ao poder do Senhor Jesus seria suficiente para que eles não se intimidassem quanto à turbulência do mar da galiléia, quando estavam no barco, enquanto Jesus dormia. O Senhor censurou a falta daquela confiança que eles estavam demonstrando.
         Mas vou adiante para dizer ao amigo leitor, que essa confiança só é verdadeira, só tem valor de fé, quando o pecador se estriba na palavra. As escrituras serão seu documento, do contrário vai vacilar diante dos perigos, ameaças e perturbações que circundam este mundo sacudido pela maldição do pecado. Se Satanás retira a palavra de Deus, já conquistou o caminho adiante para arruinar uma vida.
         O aquietar, também, significa que a pessoa jamais vai agir em lugar de Deus. O Deus que fala é o Deus glorioso, e ele não precisa do poder do homem para cumprir seus planos. O braço mortal somente atrapalha a ação do Senhor, como o caso de Moisés, a quem Deus ordenou que fosse com sua vara e falasse com a rocha para que saísse água para o povo. O grande líder Moisés, irritado pela importunação e rebelião do povo, vai e fere a rocha. Resultado, eis a sentença de Deus sobre Moisés e Arão: Não entrarão na terra prometida. Amigo leitor o que o homem pode fazer diante dos terrores que o pecado trouxe para este mundo? Nada! Em Isaías o grande Deus diz que somos menos do que nada. Deus não está pedindo tua ajuda para salvar-te ó pecador! Tu não podes retirar teus pecados, toda tentativa será frustrada. É o braço Forte do Todo Poderoso quem conquistou a Salvação sem qualquer ajuda.

Nenhum comentário: