terça-feira, 30 de abril de 2013

O PRECIOSO SANGUE (6)




Mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo” (1 Pedro 1:19) 

                Caro leitor, o sangue do Cordeiro é precioso também PELA SUA EFÍCÁCIA. Deus não estabeleceu outro caminho para que o pecador possa ter livre acesso a Ele, a não ser pelo sangue. Não há atalhos rumo ao céu; não há meios aqui, nem sequer nos círculos evangélicos mais cuidadosos com a verdade revelada. Qualquer descuido aqui acarretará em prejuízo eterno, porquanto sem derramamento de sangue não pode haver remissão. Devemos saber que nossas culpas, ofensas, transgressões, maldades e outros atos semelhantes carecem de um substituto perfeito, de um sangue puro e sem qualquer mancha, a fim de encobrir tudo isso.        Nas Escrituras Deus delineia o caminho rumo ao céu com sangue; é algo bem marcado para que todos fiquem sabendo que qualquer alternativa é rebelião. Veja a maneira como Deus tirou Israel da escravidão egípcia. Não foi com espada, nem com outros confrontos, mas sim com o simples sangue de um cordeiro, marcado nas vergas das portas de cada família Israelita (Êxodo 12). Que preciosa ilustração da cruz! Naquela data inesquecível o povo judeu ficou sabendo que aquele livramento foi de Deus e que não houve qualquer participação humana. Na salvação do pecador só Cristo é exaltado como o maravilhoso e suficiente Salvador; o pecador nada pode fazer, a não ser crer humildemente na provisão da cruz.
                                      Quem me poderá salvar? Cristo que verteu Seu sangue
         Então, caro leitor, voltemos ao texto, pois no verso 18 de 1 Pedro o apóstolo ressalta bem que a salvação do crente não foi por prata nem por ouro. Certamente a maligna e arrogante natureza gostaria de pagar e acha que é capaz de apaziguar a Ira de Deus. O homem natural quer usar seus instrumentos religiosos a fim de abrir  um caminho rumo ao paraíso. Mas, quanta presunção! Pedro deixa bem claro que não há possibilidade de arrancar o ser humano da vil condição legada pelos seus pais. Notemos bem que não há distinção; que viemos ao mundo mediante uma pervertida geração; que adentramos nessa peregrinação terrena com a finalidade de pecar, pecar, pecar e enfim morrer.
         Os crentes precisam saber disso, porquanto hão de tropeçar caso deixem de meditar e viver em gratidão. Se habitar no coração o menor pensamento de que podemos pagar a Deus, de que nossa ida à igreja, nossa oração, nosso sacrifício em ler a bíblia ou passar por alguma provação sejam meios usados como pagamento a Deus, certamente tombaremos na fé, porque será um caminho perigoso, desviado da verdade. O viver do crente deve ser caracterizado pela humilhação e inteira dependência de Deus; e Ele mesmo nos encaminhará na disciplina, a fim de que lembremos o fato que fomos comprados pelo altíssimo preço do sangue do Seu Cordeiro amado; que esse é o único caminho para uma vida de santidade, pureza e consagração ao Senhor.
         Também o mundo precisa saber disso. A luta árdua de satanás é manchar a mensagem; ele sempre está levando consigo sabores diferentes para induzir pastores e pregadores a mudar e facilitar a mensagem. Especialmente em nossos dias o evangelho apregoado não é o poder de Deus, mas sim o poder dos homens, pois a mensagem tem chegado às multidões cheias de humanismo e psicologias. Vivemos na era das densas trevas, quando o príncipe deste mundo se diverte vendo seu império de mentiras avançando mais e mais.
         Então, caro leitor, diante dessa verdade veja a realidade da sua pobreza e miséria, porquanto o Salvador convida os que não têm dinheiro à salvação (Isaías 55:1). O Salvador se apresenta aos mendigos espirituais, às almas que reconhecem que nada têm e que invocam Seu Nome em busca dessa salvação. A situação em nossos dias é gravíssima, pois não temos visto pecadores, mas sim boas pessoas, religiosas, pessoas que oram bonito, que têm fé em Deus e que até vivem louvando a Deus. Ora, Cristo não veio buscar tais pessoas! Não temos achado pecadores! Quão grave é isso!  Oro para que estas meditações encontrem almas sedentas e famintas pela verdade!

Nenhum comentário: