segunda-feira, 29 de abril de 2013

DEUS – PERSEGUIDOR IMPLACÁVEL (4)




Mas com inundação transbordante, acabará de uma vez com o lugar desta cidade; com trevas perseguirá o Senhor os Seus inimigos” (Naum 1:8).
         Caro leitor, tomemos esse incrível verso da revelação bíblica, a fim de que conheçamos esse glorioso Deus em Seu tratamento com os inimigos. Já vimos que todos aqueles que estão vivendo em seus pecados são reais inimigos. Vimos que homens são inimigos tanto nos pensamentos como em seus atos e que somente mediante o sangue do puro Cordeiro de Deus o pecador é arrancado dessa situação tão terrível, a fim tornar-se amigo de Deus (Romanos cap. 5). Não tem igreja, nem obras, nem bondade, nem aparência, nem mesmo idade que possa fazer o homem escapar dessa posição de inimizade com Deus.
         Convido o leitor para que aprofundemos nessa verdade estonteante que aparece no verso citado de Naum 1:8. Ora, o Autor sagrado afirma que Deus utiliza as trevas para perseguir Seus inimigos: “...com trevas perseguirá o Senhor os Seus inimigos”. Precisamos considerar essa verdade, porquanto é um ensino profundamente revelador e que carece de uma explicação mais acurada, segundo a revelação bíblica. Nessa investigação deveremos descobrir como é que Deus usa as trevas como instrumentos de punição e de aprisionamento. Creio que é uma verdade solenemente digna de nossas observações em santo temor e tremor.
         Devemos saber de imediato que não tem uma prisão eficaz quanto as trevas. Se numa noite estivermos reunidos num salão e de repente eis que tudo escurece por causa dum blackout, todos ficam paralisados e impossibilitados de sair. As trevas não só dominam como também aterrorizam. Sem qualquer lampejo de luz as trevas nos fazem completamente cegos, e não há nada, nada mesmo que possa cortar as trevas, a não ser a luz. As trevas riem da cultura, inteligência, força, riqueza, porque nas trevas tudo isso perde o valor e força.
         Então caro leitor, essa arma incrível que Deus utiliza contra Seus inimigos aparece numa linguagem nitidamente compreensível, por isso ficará fácil para que compreendamos. Obviamente devemos compreender que “as trevas” referem-se mais do que mera escuridão conforme entendemos. As “trevas”, na linguagem bíblica traz um ensino de grande valor. Imediatamente devemos entender que largamente indica ausência da verdade. Quando nosso Senhor diz: “...quem me segue não andará em trevas...” João 8:12, está afirmando que Seus discípulos são pessoas libertas, livres da mentira e que neste mundo perigoso sabem por onde andam e para onde estão indo.
         Mas, no que tange aos inimigos de Deus eles são aprisionados em trevas de onde não podem escapar. Notemos o que Paulo diz em Colossenses 1:13, vejam de que lugar Deus retira os pecadores: “...do império das trevas...”. O mundo é assim, um lugar de trevas; um lugar onde espiritualmente não há discernimento; um lugar onde homens e mulheres estão presos, desconhecendo a prisão e os terrores que lhes cercam; nada sabem acerca do poder tirano e cruel do inimigo que lhes domina, utilizando-os no serviço dele; sem nada saber da ignorância acerca de Deus, nem da condenação que lhes aguarda após a morte. Em plena ignorância espiritual, os pecadores só ficam sabendo da sua situação quando são salvos. Foi assim com Saulo de Tarso. Enquanto estava aprisionado na fanática seita dos fariseus, nada percebia acerca da sua condição e caminhava de forma violenta achando que tinha luz suficiente para encarar a ressurreição final, até aquele dia quando a verdadeira luz da glória de Cristo veio para atirá-lo ao pó e erguer dali um novo homem (Atos 9).
         Milhares estão conformados com o pouco de luz que tem ao seu derredor e pensam que tudo está bem com o farolete da religião, das obras e outras fogueiras acesas neste mundo. Mas ninguém obterá a luz real enquanto não conhecer a luz do evangelho da glória de Cristo (2 Coríntios 4:4). No pecado homens e mulheres ficam acorrentados nas trevas e muitos descem até às profundezas desse vastíssimo mercado de escravos que é o mundo. Damos louvores ao Senhor e Salvador, a luz do mundo, que desceu do céu e veio ao mundo para arrancar pobres e miseráveis escravos das trevas para Sua maravilhosa luz!

Nenhum comentário: