sexta-feira, 26 de abril de 2013

OS LIMITES DE SATANÁS NO CONHECIMENTO DO CRENTE




Então, respondeu Satanás ao Senhor: Porventura, Jó debalde teme a Deus?” Jó 1:9
        O ensino moderno a respeito de Satanás está longe de ser a verdade conforme a Palavra de Deus. A mentira nunca ajuda nem edifica, pelo contrário, só traz complicações. É bem verdade que satanás é um anjo e por isso está muito acima dos homens, mas o que está em voga hoje nos círculos chamados evangélicos é o perigoso dualismo, a teoria que ensina que há dois deuses, um do bem e um do mal. Hoje crêem que Lúcifer é o deus do mal e que Jeová é o deus do bem.
                Os crentes precisam ser orientados no caminho da verdade para que possam saber como enfrentar os dias maus. Na passagem lida de Jó cap. 1 através da vida do crente Jó aprendemos que Satanás tem seu limite no conhecimento daqueles que são verdadeiros e genuínos crentes. Os homens no pecado são bem conhecidos pelo deus deste mundo. O mundo inteiro jaz no maligno (1 João 5:19).
        Satanás sabe o que pode usar para atrair pobres, ricos, cultos, ignorantes, todos aos seus pés para adorá-lo e servi-lo. Seu trono é adornado e riquezas; seu império é de paixões e prazeres e sabe como fazer carinho nos corações domados pelo pecado, bem como sabe enfeitiçar seus filhos com tanta ilusão.
                    Satanás conhece os crentes da mesma maneira que ele conhece os não crentes. O território de conhecimento dele limita-se ao território do pecado. Ele sabe bem onde foi que ficamos em Adão. Mas ele desconhece onde foi que começou o trabalho da Graça de Deus nas vidas de homens e mulheres que foram salvos.
        Foi assim com Jó. A vida daquele homem de Deus era motivo da perplexidade de Satanás. Ali estava perante ele um homem riquíssimo, líder, sábio e de grande influência, mas que em nada se curvava perante o pai da mentira para prestar-lhe serviço e louvores. Ali estava um homem cujo coração era totalmente de Deus e que mostrava isso de que maneira? Pela sua integridade, retidão, temor a Deus e santificação (verso 8). Satanás não quer isso no mundo dele. Ele não aceita que os louvores sejam dados a não ser somente a ele. Eis a razão do ódio mortal que ele tem de todos os crentes.
                Crentes amados, somos do Senhor e aquilo que a obra de Deus fez em nossos corações jamais será desfeita. Aquele que começou a Boa Obra da salvação está fazendo a Boa Obra de santificação e completará o Seu Majestoso trabalho no Dia Triunfal. E podemos estar certos que não há nenhum poder satânico capaz de deter nem de desmanchar a Obra da Graça.
               

Nenhum comentário: