terça-feira, 30 de abril de 2013

A PLENA SUFICIÊNCIA DA PALAVRA DE DEUS (5)




“Não é a minha Palavra fogo, diz o Senhor, e martelo que esmiúça a penha?” (Jeremias 23:29). SUA RELEVÂNCIA:
        Prezado amigo estamos vendo como o próprio Deus mostra a glória da Sua Palavra para os falsos profetas nos dias de Jeremias. Eram palavras carregadas de forte ameaça, porquanto eles estavam desafiando o próprio Deus, falando ao povo algo que Deus não mandou falar. Quão sério é isso! Vemos semelhante atitude por parte dos falsos mestres em nossos dias, e por não aparecer qualquer sinal de juízo esses elementos ampliam sua arrogância e continuam afrontando o Senhor.
         Estamos considerando no texto essas tremendas Palavras que saem da boca do próprio Deus! Como elas são importantes para que avaliemos o que está ocorrendo em nossos dias! Deus tem alargado o caminho dos amantes do dinheiro; Deus tem dado ampla liberdade para que eles continuem usando a Palavra como instrumento de negócio, mas a verdade continua, porquanto, Ele mostra como a Sua Palavra era suficiente ao mostrar duas atividades dela em relação aos homens:
1.      Ela tem o poder consumidor: “Não é a minha Palavra fogo...?”
2.      Ela tem o poder destruidor: Martelo que esmiúça a penha?”.
         Estou certo que o mesmo espírito de engano e de prevalecente desafio à Palavra inspirada, que agia nos corações de muitos homens e mulheres naqueles dias é o que agora tomou posse de homens perigosos, os quais viram esse caminho fácil e ilegítimo de enriquecimento. Junto com isso satanás imprimiu nos corações incautos uma paixão pela mentira e por superstições, com efeito, a Palavra de Deus é recebida como um tipo de sortilégio. Homens banqueteiam seus cultos com passagens bíblicas bem escolhidas para suas arapucas espirituais. Textos são retirados de seus contextos; passagens bíblicas são isoladas da sua harmonia com a totalidade das Escrituras. Deus é apresentado como um velhote do amor; como um feiticeiro que promove o bem. Satanás passa a duelar com Deus como se este fosse o deus do bem e aquele o deus do mal, numa acirrada disputa pela possessão da fé humana.
         Que jornada perigosa desses homens cruéis! Eles desconhecem o Deus da Palavra, assim como desconhecem a Palavra desse Deus tremendo. Eles estão rindo quando deveriam estar tremendo! Não sabem que a festa logo vai acabar dando lugar ao terror! Não sabem que o Deus de amor e bondade é o Deus de terror, que persegue Seus adversários (Naum 1:8).
         O Senhor afirma que Sua Palavra é fogo. Não diz é que é como fogo, não foi feito uma comparação. A primeira lição que podemos extrair dessa declaração tão positiva é que sendo a Palavra de Deus fogo, ela tem poder suficiente para queimar. A meu ver não tem algo mais sério, mais aterrorizante do que essa declaração de Deus a respeito daquilo que Deus ordena que Seus servos preguem. Como fogo a Palavra de Deus é suficiente nela mesma para queimar. Ora, fogo não precisa de ajuda. Quando acendemos o fogo ele não precisa de nossa de nossa participação; não precisa de nossa força para realizar o que somente o fogo pode fazer. O fogo é de grande utilidade, mas pode ser um terror e causar destruição.
         O que o texto está declarando é que a Palavra de Deus na boca dos Seus servos é uma verdadeira torrente de fogo celestial. É a glória da verdade revelada aos homens! É Deus avisando aos homens do Seu juízo, da Sua Ira, da necessidade urgente de arrependimento por parte daqueles que estão vivendo em Seus pecados! É a Palavra de Deus queimando o orgulho, a vaidade, queimando os portões e invadindo os corações para revelar as mentiras e as idolatrias ocultas! É Deus mostrando aos homens que Sua misericórdia está em atividade caso os homens se humilhem. Não adianta calar os profetas, porque eles não constituem o perigo, mas sim a mensagem que sai de suas bocas!

Nenhum comentário: