quinta-feira, 25 de abril de 2013

O PRECIOSO SANGUE (1)




Mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo” (1 Pedro 1:19)  INTRODUÇÃO:
         Caro leitor, o cristianismo difere das outras religiões especialmente por causa da doutrina da redenção pelo sangue, por essa razão satanás luta para calar essa mensagem. Ele não é intimidado por lindas mensagens, cheias de culturas e carregadas de suntuosas teses teológicas. A mensagem da cruz é o terror do arqui inimigo de Deus e do povo de Deus. Os arautos do evangelho não foram chamados para mostrar que estão no grande escalão da cultura, mas para prega aquilo que denuncia as trevas, que mostra o império derrotado do príncipe deste mundo e que é a mensagem que atrai os pecadores ao arrependimento. Ocupar o púlpito com as grandezas carnais resulta sempre em orgulho e prejuízo maior para a igreja. Foi isso o que aconteceu com a igreja de Corinto, onde satanás encontrou grande brecha para lançar seus torpedos de confusão, divisão, imoralidades e outras maldades.  
         A preciosidade do sangue é um mistério desvendado somente aos verdadeiros crentes. Somos o que somos pelo sangue, e tal verdade pode nos encher de temor a fim de vivermos para Deus. A aliança que Cristo fez com a igreja é vista pela fé na cruz e os santos têm as marcas do sangue nos umbrais e nas vergas da porta do seu coração. É essa verdade que é tão importante para cada crente, por isso celebramos a ceia, a fim de que cada crente esteja mantido humilde e dedicado ao seu Senhor.
         Caro leitor, posso afirmar que não há outro ensino que nos coloca tanto na condição de dependente do Senhor, do que a doutrina do precioso sangue. Quando contemplamos a nossa história no pecado, vemos como o grande Salvador se tornou o Cordeiro de Deus, a fim de resgatar Suas ovelhas. Ora, somos susceptíveis a essa queda, à ingratidão, a achar no íntimo que somos o que somos porque custou nosso sacrifício. Pedro insiste em dizer que nosso viver em santidade deve ser porque fomos comprados por Deus e não o contrário. Ele insiste em dizer que somos provenientes de um profundo poço de perdição; que fomos gerados em pecado e que por natureza produziríamos maldade e mais maldade em toda nossa existência (1 Pedro 1:18).
         Ah! Não tenho palavras que possam mostrar a tamanha importância desse ensino. Luto diariamente para encher corações famintos dessa verdade. Então quero convidar o leitor que ama a Palavra de Deus, a fim de que juntos possamos transitar por esse verso de 1 Pedro 1:19. Pedro está tratando de santidade; ele está exortando os crentes a viverem para a glória Daquele que lhes amou na eternidade e que conquistou na cruz eterna e gloriosa redenção. Os crentes são admoestados a andar em temor, não levando com leviandade seu comportamento. Então, Pedro encerra o cap. 1 com essa “chave de ouro” da história eterna da redenção. Noutras palavras, Pedro lançou o sólido alicerce para o viver saudável, firme, humilde e feliz do crente enquanto aqui viver nesta peregrinação terrena.
         Então, caro leitor, creio que em rápidas palavras pude esclarecer bem a necessidade desse ensino, bem como o contexto do verso que seguiremos. Quatro assuntos principais serão abordados no transcorrer dessas meditações. Primeiro veremos que o sangue é PRECIOSO POR SUA HISTÓRIA ETERNA (verso 20). Depois veremos que o Sangue é PRECIOSO PELO SEU CARÁTER (verso 19). Em seguida mostrarei que o sangue é PRECIOSO PELA SUA EFICÁCIA (verso 18). Em quarto lugar veremos que o sangue é PRECIOSO PELA SUA SUFICIÊNCIA (verso 18). Finalmente veremos que o sangue é PRECIOSO PELO SEU RESULTADO (verso 21).
         Encerro essa introdução perguntando ao leitor acerca da importância do sangue de Cristo em sua vida. Está certo que está seguro eternamente pelo sangue? Está certo que seu coração foi tomado dessa verdade que tanto mudou sua vida e que lhe faz andar em santidade, a fim de glorificar Deus em seu viver?

Nenhum comentário: