terça-feira, 30 de abril de 2013

AS DUAS PROVAS DA REBELIÃO DO HOMEM (1)




Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram para si cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas  (Jeremias 2:13).
         Caro leitor tenho alegria em meu coração por ter a oportunidade de expor a Palavra de Deus aos que realmente amam a verdade e buscam conhecer o evangelho da glória de Cristo. Estou certo que o Senhor tem Seus eleitos espalhados pelo mundo inteiro; sei que eles são os verdadeiros discípulos, que assentam aos pés do Mestre e escutam com prazer Seus ensinos eternos.
         Mais do que isso, trabalho arduamente para levar esse evangelho, porque sei que a mensagem da cruz é suficiente para os santos. No evangelho da glória de Cristo tem todo adorno que a igreja precisa; os santos são edificados, transformados e parecidos com Cristo com a mensagem santa do evangelho da graça. Os santos de Deus não fogem do radiante brilho da luz do evangelho, porque já foram achados pela graça; foram postos no pó e humilhados diante da verdade desse tremendo evangelho, e puseram sua confiança Naquele que na cruz se entregou pelos pecadores. Os santos de Deus se alimentam da verdade. Eles não buscam paliativos, mas se alegram quando a luz da glória desse evangelho brilha perante seus olhos da fé.
         Na introdução a esse tema: AS DUAS PROVAS DA REBELIÃO DO HOMEM, quero chamar a atenção dos meus leitores para aquilo que estava acontecendo nos dias de Jeremias, porquanto o que ocorria em Jerusalém era semelhante àquilo que estamos presenciando em nossos dias. O povo parecia bem espiritual; eles estavam contentes porque praticavam externamente aquilo que a lei mandava. Havia festa religiosa e parecia que a população estava no auge da espiritualidade.
         Mas Jerusalém estava longe de Deus, porque toda população estava se apodrecendo na idolatria. Naqueles dias muitos falsos profetas se levantaram para acalentar os corações, a fim de que o povo continuasse na prática da maldade. Mas eis que Deus tinha Seus servos, homens levantados por Ele para mostrar ao povo que o juízo estava chegando; que Deus em Sua fúria santa já tinha chamado o exército babilônico, sob o comando de Nabucodonosor para invadir Jerusalém, matar boa parte da população, destruir a cidade e levar milhares exilados para Babilônia.
         A mensagem de Jeremias veio para a população cheia da compaixão de Deus. Mesmo assim a liderança religiosa voltava contra o profeta e incitava a população contra o servo do Senhor. Mas Deus usou Jeremias para persistir na mensagem de aviso, chamando a população ao arrependimento. A mensagem do cap. 2 inteiro é cheia do romance da misericórdia, Deus adorna o cap. de palavras da graça, mostrando Sua paciência, ternura, bondade e longanimidade, em face da rebelião e ingratidão de Israel, desde a saída do Egito até aquele momento.
         Com linguagem clara, cheia de figuras e ilustrações é que Deus chega ao povo dizendo: “Meu povo fez duas maldades...”. Quais? Então eis o que vem em seguida: “...a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram para si cisternas, cisternas rotas que não retêm as águas”. Deu para o leitor entender essas palavras do Senhor? Veja bem que despontam duas verdades tão importantes que não podem ser deixadas de lado: O primeiro é o ensino acerca da condição do homem no pecado, mostrada na rebelião e na ingratidão de todo ser humano. O segundo é a misericórdia incrível de Deus. Como Ele gasta tempo e palavras para expor Sua ternura, bondade, compaixão; como Ele esconde Sua Ira, a fim de mostrar aos homens Seu prazer em salvar aqueles que se humilham perante Sua Palavra.
         Meu amigo, a situação do homem é a mesma, porque o homem não mudou nem mudará. Sua rebelião, ingratidão e ódio contra Deus tem origem no Éden (Romanos 5:12) e todos nasceram com essa inclinação maligna (Salmo 51:5). Portanto, o que o povo de Jerusalém fazia nos dias de Jeremias é o que fazem homem. Por isso trago a mesma mensagem aos meus leitores, para que sejam acordados e despertados pela Palavra da verdade, antes que o juízo chegue para mostrar o quanto Deus é Fiel naquilo que Ele fala em Sua Palavra. 






Nenhum comentário: