domingo, 28 de abril de 2013

O MISTERIO DO EVANGELHO I




“E também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho” Efésios 6:20
INTRODUÇÃO:
         Que tremendo pedido de oração feita pelo apóstolo Paulo aos crentes de Éfeso! Temos que levar isso em plena consideração. Por acaso o evangelho pregado em nossos dias possui a relevância dada pelo apóstolo aos gentios? Honestamente, a minha resposta terá que ser negativa. A verdade é que o evangelho moderno nada tem de mistério. O mistério desse evangelho atual é que nada se encontra de misterioso nele. O evangelho pregado por Paulo causava-lhe temor, a ponto de ele rogar a igreja que ela suplicasse a Deus graça e poder para que pudesse expor a glória dessa mensagem aos perdidos. Por quê? Ele bem sabia que estava lidando com os tesouros de Deus e que esse tesouro Deus não confiava a qualquer um.
         Se colocarmos o evangelho moderno lado a lado com o evangelho pregado pelo apóstolo, logo perceberá que a diferença é infinitamente grande. À luz da verdadeira mensagem celestial o evangelho moderno tão abraçado pelo mundo não passa de bijuteria sem qualquer valor para que a fé genuína possa adquirir. Não passa de mel falsificado produzido pelos homens. A mensagem moderna não é revestida da glória proveniente do santíssimo lugar. Ela foi feita do lado de fora onde os homens puderam dar sua salpicada de opinião para o bom gosto da multidão. Ela não exibe o Senhor da glória, (Tiago 2:1), porque o Jesus desse evangelho em nada assemelha aquele que Isaías presenciou naquele momento dramático para o profeta, quando achou que teria merecidamente sua sentença executada como réu culpado, (Isaías 6). O evangelho moderno fabricou outro Cristo adaptado à preferência do homem natural, e por aquele não ter vindo do céu, (João 10:36), este o aceita de bom de grado coração.
Porventura, há mistério num evangelho desse tipo? Há mistério nessa mensagem que tanto enaltece o homem e o coloca como “senhor” exigindo que Deus seja seu servo? O evangelho de hoje na realidade diz: “Bendito o deus que confia no homem e faz da carne mortal o seu braço”. O evangelho de hoje não traz consigo senão a chave que possa descobrir o sucesso mundano do homem, o qual quer ter uma paz com o pecado a qualquer preço. O evangelho moderno nada tem de mistério porquanto encanta o coração natural com proposta de felicidade e que em nada traz o vislumbre do caminho estreito, caminho santo por onde trilham os santos de Deus rumo à felicidade eterna.
Paulo, entretanto, carregava consigo a mensagem celestial; era a mensagem vinda de Deus; era o evangelho do poder de Deus e não do homem (Romanos 1:16); era algo sobrenatural que se originou na eternidade e adentrou-se no tempo ficando com sua marca registrada como SAGRADA ESCRITURA.
Por que mistério? Porque, óbvio, esse evangelho veio do coração do Deus tri uno, o Onipotente. É um mistério porque é conhecido antes da fundação do mundo (1 Pedro 1:20). Veio do Conselho da Tri-unidade. Portanto, seu mistério é insondável para a mente natural (1 Coríntios 2:14), e não há no mundo, em qualquer escola ou faculdade qualquer registro quanto a origem dessa gloriosa nova de alegria que durante os séculos tem sacudido este mundo e emudecido o império de satanás. Não existe no universo professor, por mais sábio que seja que possa ministrar tal ensino. O único professor é aquele que é o Autor dessa mensagem, o Espírito de Deus, (1 Coríntios 2:12).  O mais culto deste mundo, sem a mente iluminada pelo Sumo Professor, não passa de um cego, analfabeto, surdo e mudo diante dessa verdade sublime e tão misteriosa.
Quais são esses mistérios? Deus os revelou para Seu povo. São esses mistérios que precisam ser pregados, expostos publicamente pelos arautos da verdade.
(continua)                           

Nenhum comentário: