quinta-feira, 25 de abril de 2013

APARENTE CONTRADIÇÃO (15)



                  
         Quem há entre vós que tema ao Senhor e que ouça a voz do seu Servo? Aquele que andou em trevas, confie em o nome do Senhor e se firme sobre o seu Deus. Eia! Todos vós que acendeis fogo e vos armais de setas incendiárias, andai entre as labaredas do vosso fogo e entre as setas que acendestes; de mim é que vos sobrevirá isto, e em tormentas vos deitareis” (Isaías 50:10,11).
         FILHOS DA LUZ ANDANDO NAS TREVAS.
         Caros leitores que de fato amam a Palavra de Deus, nós precisamos considerar seriamente essa solene verdade de que os filhos da luz neste mundo andam em trevas. Estou tentando provar a vocês que essas trevas mundanas são usadas por Deus, a fim de as luzes da Sua justiça possa brilhar de forma mais intensa neste mundo maligno. Para uma melhor compreensão desse ensino tão proveitoso às nossas vidas tomei o Salmo 37, especialmente o verso: “E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu direito como o meio-dia” (verso 6). Não esqueçamos que esse verso é a promessa dada por Deus aos santos que realmente confiarem Nele, conforme a ordem dada no verso 5: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia Nele e o mais Ele fará”.
         Não esqueçamos que Deus lida com Seus santos de forma diferente, com um tratamento especial, porque eles são Seus filhos. Ele guia Seus santos neste mundo pelo caminho da justiça. Ora, isso é de especial importância à nossa compreensão, porque as veredas deste mundo são feitas de injustiça e impiedade. O que acontece neste mundo é que as multidões estão atrás de seus direitos, mas desconhecem e abominam a justiça perfeita. Mas, para tratar conosco, nosso Senhor nos faz passar pelas “cavernas” mundanas, a fim de que conheçamos o real significado da Sua justiça perfeita que nos foi imputada. Pelas trevas das lutas, dificuldades, provações e perseguições o Senhor brilhar a Sua justiça e assim  mostrar ao mundo os direitos do povo eleito.
         Então, não podemos esquecer que primeiramente vem a justiça, depois vem nossos direitos; primeiro sobressai a “tua justiça como a luz..., depois “...o teu direito como o sol ao meio-dia”. Notemos que Deus sempre ensina os crentes a seguir esse caminho e nele dar graças; Deus sempre está a nos mostrar que o caminho da justiça é exatamente aquele que foi planejado para nosso bem e que é nesse caminho que “...todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus...” (Romanos 8:28), e que no final da escuridão brilha a luz da saída. Para os salvos sempre Deus mostra o lugar de escape lá adiante. E mesmo que esteja longe, certamente hão de chegar lá.  
         Então, caro leitor, não há lugar para que qualquer crente tente tomar a dianteira do Senhor. Ele é o Pastor, nós somos as ovelhas, Ele sabe perfeitamente o caminho que devemos tomar; Ele sabe os perigos que podem solapar nossas almas. Veja como Abraão teve de esperar a promessa. Quando se apressou obteve resultados desastrosos. Quando o Senhor trouxe “os direitos” dos Seus servos, ah! Chegaram no tempo certo, trouxeram alegria e refrigério para o casal e esses direitos (no caso a chegada de Isaque), mostrou-se ter sua utilidade.
         Mesmo quando os santos são mobilizados pela carne e teimam na desobediência, o Senhor não tarda em mostrar os fracassos aterrorizantes da carne. Foi assim com Noemi quando mudou com sua família para Moabe. Que trágica decisão! Vemos no começo do pequeno livro de Rute como três mulheres ficam desamparadas. O que aconteceu? Simplesmente Deus julgou o pecado com duro juízo, renovou a fé da Noemi mediante seus atos de justiça e por fim, depois de longa escuridão eis que brilhou os direitos da fé para duas destemidas heroínas, trazendo alegria, regozijo e utilidade.
         Caro leitor, se você não é um salvo, pode bem ser que as lutas e tristezas sejam meios usados por Deus, a fim de lhe atrair para o Salvador! Pode bem ser que agora seja o momento para esse encontro glorioso, quando a alma é salva e o coração é mudado num coração cheio de temor ao Senhor, a fim de andar com Ele rumo ao céu.         

Nenhum comentário: