segunda-feira, 30 de abril de 2012

A VERDADEIRA SALVAÇÃO (5)


Se confessarmos os nossos pecados Ele é Fiel e Justo para perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:9)

A VERDADEIRA CONFISSÃO
         Amigo leitor findei a primeira parte desta série de mensagens afirmando solenemente que confissão é, de fato, a expulsão do reinado do pecado no coração de uma pessoa. O pecado é destronizado, deixa o lugar de onde mandava e comandava e assim fazia da pessoa escrava do pecado, servindo a maldade e recebendo o salário ilusório e enganador que o pecado dá aos que vivem lhe prestando serviço dia a dia. A confissão é a porta da alma aberta para sair o inimigo e entrar o Rei da Glória. Onde Ele entra, ali passa a reinar e nunca mais o pecado terá domínio.
         Quero chamar sua preciosa atenção para o verso que ora estamos juntos a observar. O tema que agora estou abordando é a respeito da verdadeira e genuína confissão que leva o pecador a conhecer a verdadeira, eterna, poderosa e gloriosa salvação que Cristo dá aos que chegam a Ele em sincera confissão de fé, porquanto está escrito que todo aquele que invocar o Seu Nome será salvo. Devo afirmar com toda convicção bíblica que a confissão para a salvação é algo incompreensível ao entendimento dos homens. O mundo não pode e não tem como explicar isso, porquanto é algo feito pela Graça de Deus no coração do pecador. Está longe dos olhos e da imaginação dos grandes deste mundo, pois é algo reservado somente para os escolhidos de Deus.
         Mas entre os homens podemos obter algumas ilustrações acerca da confissão. Um criminoso mediante a pressão da justiça poderá vir a confessar seu crime até então encoberto. Vemos que confissão a declaração do que a pessoa realmente fez ou sente. Outro exemplo clássico é a confissão de amor por parte de um jovem para uma jovem. Ele abre seu coração de declara para a moça seu sentimento por ela. É uma confissão. No mundo vemos confissões feitas expressando ódio, amor, amargura, desprezo, separação, etc.
         Em 1 João 1:9 vemos a confissão de um pecador que chega perante o Salvador; de uma alma que ouviu a respeito da salvação conquistada na cruz do Calvário e que Deus é Fiel e Justo para lhe perdoar e purificar. Sendo que é o encontro entre uma alma culpada com o Deus perdoador, segue-se que é algo que não se pode explicar, porque envolve o coração, o íntimo, nada tendo a ver com aparência apesar de que a confissão pode se manifestar de forma externa. Você pode estar perguntando onde eu quero chegar. Quero afirmar que as confissões não se manifestam todas igualmente em termos de experiência. A experiência é comum a todos os que confessam no sentido de que eles chegam perante o Salvador em sincero coração, sem que haja qualquer parte de sua vida que esteja encoberto perante o Deus da Glória; que toda sua alma está inundada pela luz da verdade bíblica e ele achega-se perante o Salvador não mentindo, mas afirmando ser verdade o que Deus diz a seu respeito em Sua Palavra.
         O que quero dizer, em linguagem mais clara, é que nem todos os que se achegam ao Salvador para invocar-lhe Sua salvação graciosa vão sentir fortes emoções. Às vezes a fome de alguém é tanta que ele pode chorar e clamar por comida. A confissão em muitos, entretanto, não se manifesta assim, pelo contrário, muitos vão a Cristo na simplicidade e calma de uma fé confiante num salvador que jamais vai falhar. Posso ilustrar na maneira que Deus salvou Zaqueu aquele cobrador de impostos que recebeu com alegria o Senhor em sua casa. Ele se levantou corajosamente para expressar a mudança que acontecera em seu coração antes dominado pela avareza, dizendo: “Senhor, resolvo dar...” Estava pronto a por um ponto final em seu caminho tortuoso de enganar e roubar.
         Amigo leitor, sua confissão não precisa ser expressada em choro e angústia, desde que você se achega ao Salvador direcionando pelo caminho certo conforme nosso Senhor delineia bem em Sua Palavra. Para outros, entretanto, o poder do pecado foi muito atroz; o pecado lhe causou grandes ruínas de tal modo que no seu íntimo tais pessoas podem estar amarguradas; parece que o fogo da desolação passou deixando sua vida crestada restando apenas choro, angústia, miséria e disposição até mesmo para por um ponto final em seu viver. Essas almas ouvem a palavra de Deus e ficam impressionadas e maravilhadas ante a verdade de que Jesus, o Filho de Deus é o Salvador Bendito, e que esse Caminho está aberto e acessível a todos os pecadores, mesmo o mais carregado de pecado, e de que Ele, o Salvador Bendito, é Fiel e Justo para perdoar todos esses malignos e destruidores pecados bem como é poderoso para entrar e mudar esses corações em novos corações.
         Encaremos a maneira que aquela mulher adúltera foi a Cristo (Lucas 7:37-50). Observe no texto que ela nada falou, somente chorava. Mas ela foi tomando o caminho certo porque sabia que perante ela estava aquele que lhe conhecia perfeitamente e que podia expressar Seu glorioso perdão aos seus ouvidos e que poderia levantar dali sem aquele fardo da grande culpa que carregava, pois poderia ouvir dos lábios do Salvador: “Vai-te em paz, a tua fé te salvou”.
Prezado leitor, quando a fé é verdadeira fé; quando é vinda de convicções oriundas da palavra de Deus, então pode ter certeza que a confissão também será verdadeira. Pode estar certo que você está indo pelo caminho certo e que você encontrará o Salvador Bendito. Nosso Senhor afirma que aquele que Nele crê não ficará envergonhado, não voltará decepcionado, não será enxotado por aquele que veio justamente para socorrer o aflito e abatido de espírito; não tomará o caminho na busca de um endereço errado.   Porém, se você tem tomado outros caminhos ou atalhos guiado pelo engano do coração; liderado pelas artimanhas do mundo e dos homens, sem qualquer base bíblica, sem nada de qualquer documentação que se estriba na fidelidade do Deus que não pode mentir; sem qualquer luz que parte da palavra eterna a qual é lâmpada para os pés e luz para o caminho; se você trilha tal vereda enganosa achando que foi ao Deus Salvador, pode ter certeza que você ficará sempre decepcionado e sempre achando que precisa de uma salvação, porque não achou a salvação ainda.
Cuidemos com o engano da carne que fomenta sempre confissões que nada tem a ver com a verdadeira confissão bíblica. O melado parece com mel, mas não é mel. Um simples anel de bijuteria pode parecer de ouro, mas não é ouro. Cuidado com os caminhos pintados, porque pintura não significa realidade. Falsos mestres procuram pintar um lindo quadro de salvação em sua mente, mas não passa de ilusão. Meu amigo, a palavra de Deus põe nossos pés no chão; a bíblia joga no homem, como que, um balde de água fria para que ele acorde de seus sonhos e fantasias os quais alimentam a carne e seus desejos egoístas. Cuidemos com as astúcias da carne; cuidemos com as armadilhas colocadas pelo inimigo. Fujamos daquilo que não passa de ser sentimentalismo oco, vazio, que nos leva ao nada. Nunca houve um tempo tão perigoso especialmente no aspecto religioso como nossos dias. Satanás tem feito com que os homens e mulheres fiquem embriagados pelas vãs promessas dos falsos profetas, e milhares estão dopados  e enfeitiçados pelo lindo quadro de um paraíso terrestre colocado em sua frente pelos enganados.
Meu amigo volte à sobriedade. Acorda, ó alma que está dormindo, sentindo bem nesse sono que lhe leva a ignorar as realidades desta vida pecaminosa. Acorda porquanto Satanás, o deus deste presente século tão perigoso e cheio de perversidades, ele não está dormindo e ele sabe muito bem como lhe mantém dormindo o gostoso sono do pecado injetado em sua alma. A palavra de Deus com a poderosa mensagem do evangelho vem exatamente nos acordar e abrir nossos olhos para que enxerguemos os perigos que estão nos rodando.
Meu amigo, o mundo onde você habita é terrivelmente enganoso; seus inimigos são extremamente sutis e muitíssimo espertos; nós somos mui débeis e frágeis como minhocas. Acorde para ver que a culpa que pesa sobre os seres humanos é tão grande e que não há nada aqui que possa amainar essa tão terrível culpa causada pelo pecado. Não tem outro meio para levar você à paz com Deus a não ser pelo caminho do sincero arrependimento que lhe impulsiona à uma genuína confissão.
Eu estou plenamente certo que nossos corações arrogantes e cheios de vaidades não querem nem um pouco tomar o caminho da humilhante confissão perante o Salvador. Nós sempre achamos que somos muito importantes para Deus; sempre achamos que Deus está precisando de nós. Somos pobres coitados na concepção tão errônea que temos a respeito de Deus; fabricamos um deus no altar da nossa mente e achamos que esse é o Deus verdadeiro.
Mas, o que a própria bíblia diz a respeito do nosso coração? “Enganoso é o coração e desesperadamente corrupto, quem o conhecerá?” (Jeremias 17:9). Ó meu amigo, perante a verdade bíblica achegue-se  como um enfermo diante de um médico que lhe passa o diagnóstico de uma enfermidade mortal. Tema e trema perante o Deus vivo e verdadeiro, ó alma tão cheia de chagas causadas pelas transgressões! O Salvador Bendito veio ao mundo e ali na cruz pagou o preço altíssimo de sangue para conceder grande livramento ao perdido.

        





Nenhum comentário: