segunda-feira, 9 de abril de 2012

A PORTA ESTREITA (6)


 “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, porque eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão” (Lucas 13:24)
Prezado leitor, dando continuidade digo que o esforçar requer submissão à Palavra de Deus, e o pecador não quer nada com a Palavra de Deus. A Bíblia é confrontadora. Ela aponta o pecado. Ela fulmina o orgulho humano. É mais fácil seguir uma religião, e têm muitas. É só escolher aquela que mais lhe agradar. Tem muitos pregadores que apresentam o caminho mais fácil. A natureza corrompida vai dizer: “Eu não quero esse caminho estreito. Ele é muito estreito”. O amigo pode perceber o porquê que Jesus falou esforçai-vos? Não é algo humano. Não! Não é uma ação natural da carne. Mas é uma percepção dada pelo próprio Espírito de Deus. Então não se espera que o homem natural, por ele mesmo, irá se esforçar por entrar pela porta estreita.
Mas eu quero finalizar esta parte agora com mais uma argumento. O esforçar da fé indica que há muitos inimigos ferozes, terríveis. Satanás é um terrível inimigo. E ele tem as almas na mão dele. O reino deste mundo é dele. Não se amarra esse arqui-inimigo. Ele é dono do reino dele. É soberano no reino dele. Nem o arcanjo Miguel ousou repreendê-lo. Ele será amarrado no abismo futuramente, mas agora ele tem milhares e milhares de pecadores nas mãos dele e ele constitui-se o deus deles. Então amigo, a verdade bíblica expõe a realidade acerca da triste situação do pecador. E esforçar, então, significa ver a quem você está servindo. O reino da mentira, onde se encontra, e não querer servir mais a esse tirano e maligno. O esforçar vai lhe impulsionar a gritar na alma por socorro e livramento. O esforçar vai lhe levar a buscar segurança naquele que veio ao mundo para buscar e salvar o perdido.
         Prezado amigo, continuemos vendo juntos as lições nesta impressionante passagem onde o Senhor Jesus Cristo está apontando a todos os homens a inteira responsabilidade de se converterem a ele; saindo do lugar de juízo, correndo desse lugar perigoso onde se encontram e fugindo pressurosamente para o único lugar de escape, que no texto é denominado de porta estreita. Ele diz: “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita”. Apresentei algumas razões porque o homem deve se esforçar. Num esforço aqui para ajudar o amigo a entender o que Jesus quis dizer. O 1º argumento usado foi que o lugar onde o pecador se encontra é o perigoso lugar de juízo. Tratei abundantemente sobre isso. O pecador é condenado. E há o perigo da morte eterna; morte que lhe ameaça a qualquer momento a lhe jogar no castigo eterno.
         O 2º argumento usado é que a palavra esforçar, aí no versículo 24 lido, conforme o texto grego original, não indica aquele esforço carnal chamado de obras. Não! A Bíblia é bem clara ao dizer que obra humana não leva para o céu. Obras não podem salvar o pecador; e nós vemos muitas pessoas fazendo todo o possível para chegar ao céu. Muitas são honestas em pensar assim, mas honestidade não resolve nada nisto. O que Jesus está querendo dizer ali no texto é que o pecador ao ver a sua situação tão perigosa tão drástica, ele deve fazer de tudo para fugir do perigo iminente e segurar no único lugar de escape, correr para esse lugar de escape, entrar ali e ser salvo.
         O 3º argumento usado na mensagem, é que não exige esforço para viver no pecado, nem exige esforço viver na mentira, na vaidade, no fraudulento caminho largo, que conduz à perdição. Neste caminho Satanás é o deus. E é ele, o esperto pai da mentira, que rege os corações, e que controla os corações. Para seguir a Cristo a natureza enganosa do homem não quer. Ele vai fugir disso. Ele verá que todo o seu ser totalmente voltado contra a vida cristã. Ele vai perceber que ele não tem inclinação natural para isso.
         E o 4º e último argumento que usei anteriormente, é que os inimigos do homem são terrivelmente fortes na luta para que o pecador não corra para o seu lugar de escape. Amigo leitor os nossos adversários, os inimigos da alma estão aí por todos os lugares. Você não pode vê-los. Eles são seres invisíveis. São seres espirituais da maldade. São poderosos. Eles riem de sua força e de sua presunção. Eles sentem o maior prazer por sua perdição.
         Mas eu tenho ainda um outro argumento para explicar porque Cristo falou “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita”. E esse argumento é o seguinte: o amigo não tem socorro aqui. Não tem meu amigo. Se você olhar para os homens, olhe para eles, qualquer ser humano neste mundo. Que é que ele vai fazer por você. O que seu pai pode fazer por você, sua mãe, que é que o pastor de uma igreja, o que é que um missionário, um amigo seu, pode fazer por você? O que é que seu marido ou sua esposa vai fazer por você? Que é que a Bíblia diz? “Em vão, inútil, é o socorro do homem”.
         Então, não adianta apelar para o homem, não adianta confiar no homem. Eles podem fazer promessas. Mas sabe o que eles vão fazer? Eles vão manter você entretido. Sim! A Bíblia é bem clara ao dizer que o temor ao homem é vaidade e é armar um laço mortal contra a sua própria alma. Amigo, se você confia no homem, se você admira o homem, se você busca no homem um meio para lhe ajudar espiritualmente, você está armando ciladas para si. Ah meu amigo, mesmo que você agora ore a um dos santos que já partiram; quantos e quantos santos já partiram.
         Vamos imaginar que você rogue a Pedro, pensando talvez que Pedro esteja lá no céu ouvindo a sua petição. Seria uma vã petição. Seria um rogo inútil. Mas vamos supor que Pedro estivesse ouvindo. O que ele diria? Ele diria: “Meu amigo, corra para Cristo”. O apóstolo Pedro, falou em Atos, e se você tem uma Bíblia aí, você tem no livro de Atos esse versículo que Pedro citou. Atos 4:12. “E não há salvação em nenhum outro”. Vamos dizer que você ore pedindo a Maria. A mãe do Senhor Jesus Cristo, sem dúvida, foi uma senhora muito bondosa. Mas ela já partiu, e ela está com Cristo há quase dois mil anos. Ela está lá junto com a multidão da família de Deus que está lá no Paraíso. Se ela pudesse ouvir (porque ela não pode agora), ela diria: “Fazei tudo o que Jesus disser”.
         Ah amigo ouvinte, não há esperança aqui. Toda cisterna que os homens cavam não tem água da vida. Não tem! É inútil buscar no meio dos homens. Não há no meio deles o pão celestial que sana de uma vez por todas com sua fome eterna. O lugar onde o pecador se encontra é o vale da escuridão é o lugar do abismo, perigoso, perto do inferno. Oh amigo, que você veja a realidade de sua tão triste e drástica situação.
         Mas eu quero concluir a minha série de argumentos para explicar o porquê Jesus falou “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita”. Meu último argumento é que o pecador tem que se esforçar porque o socorro e o livramento vem lá de cima. A Bíblia mesmo pergunta: “De onde me virá o socorro”? O juízo eterno vem de Deus, e a Bíblia apresenta o juízo como o abismo. Mas o livramento vem lá de cima, com o próprio Deus. Tem a misericórdia de Deus que triunfa sobre o juízo. E essa misericórdia também vem de Deus.
         Então meu amigo, vamos pensar nisso agora. Vamos colocar os nossos corações nisso agora. Se o temo tem chegado ao teu coração, minha esperança é que seja um temor a Deus. Aquele temor de arrependimento, que lhe prostra no pó, que tira toda a esperança do homem e no homem. O próprio Senhor Jesus Cristo diz: “Temei Aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno”. Oh amigo, Aquele que tem poder para lançar o ímpio no castigo eterno, é poderoso para livrar o perdido do juízo e levá-lo para habitar com Ele na glória. Nós estamos lidando com Deus, e só há resposta Nele, a resposta do juízo é com Ele, a resposta do livramento, a resposta para sua salvação é com Ele.
         Ah amigo, olhe para cima agora e veja esse Deus glorioso. Aquele que preparou o Lago de Fogo, ele também preparou o glorioso Lar Celeste para os remidos. Sim! Não é maravilhoso isso amigo? Aquele que julga retamente é também o que age com celeste amor para os remidos. Sim. É aquele que age com grande livramento. Isso é triunfante amigo. A Bíblia ordena: “Rendei graças ao Senhor pela sua bondade e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens”. É terrível ouvir que o juízo Dele é eterno, mas é sumamente precioso saber que a misericórdia Dele dura para sempre. E isso é tão repetido na Bíblia. A Bíblia não fica repetindo que o juízo é eterno. O juízo é eterno, e é verdade. Sim. A morte é eterna, a perdição é eterna, há uma vergonha eterna.

Nenhum comentário: