sexta-feira, 13 de abril de 2012

A PORTA ESTREITA (9)


 “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, porque eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão”(Lucas 13:24)
A PORTA ESTREITA (continuação)
         Na mensagem anterior, procurei salientar que, o entrar pela porta estreita é um trabalho individual. Deus age e opera na vida de indivíduos. É um de cada vez. A morte de Cristo na cruz, a morte expiatória do Filho de Deus, só tem valor em sua vida, se você pode dizer “Ele (Jesus) morreu em meu lugar. Ele sofreu o castigo que eu merecia. Eu estava desgarrado como ovelha, mas Deus fez cair sobre o Filho a minha iniquidade”. Deus opera assim amigo. A morte de Cristo tem valor prático na vida daquele que Ele salva. O pecador que Cristo salva sabe bem que foi Jesus que bebeu o amargo fel do castigo da fúria de Deus em seu lugar. Ele sabe que Jesus nunca conheceu pecado, mas Deus o fez pecado por ele.
         Hoje quero, com a graça de Deus, mostrar outra explicação da razão porque Cristo falou da porta estreita. Já falei que é porta estreita porque é individual. Mas é porta estreita justamente porque não é algo natural. Não é algo do homem. Não fique aí a pensar que você deseja ira a Cristo por sua natureza. Não é da sua vontade natural. Diz a Bíblia que isso não vem de nós, é dom de Deus (Efésios 2:8). É uma obra da graça. Não é uma resolução natural, pois o homem não quer, e não deseja isso.
         Deixe-me então, invadir o território da natureza humana e mostrar essa natureza como ela é. O homem por natureza odeia o caminho estreito. Não quer esse caminho. Ele não quer direcionar-se à vida. Ele sente-se à vontade no caminho largo. Segue com prazer o curso desse mundo. Ele prefere o Egito com seus prazeres que caminhar para Canaã Celeste. Ele não quer seguir esse caminho estreito. É um caminho desértico, cheio de problemas. Então ele prefere a escravidão do pecado, que estar debaixo do controle de Cristo, da liderança de Cristo em sua vida. Ele não quer isso. Essa é a natureza humana. Ele prefere a comida que Satanás oferece neste mundo, do que o maná que desceu do céu para dar vida ao pecador.
         Então amigo, não se espera que o homem natural tomará a resolução de ir à porta estreita. Ele prefere o conselho dos ímpios, que ser guiado pelos sábios conselhos de Deus. O homem natural prefere o temor aos homens, prefere o respeito aos homens, que o temor de Deus. Diz a Bíblia que não há o temor de Deus diante dos seus olhos (Salmo 36:1). Então amigo, baseando nisto, digo e afirmo que não se pode esperar conversão e decisão vindas da parte do homem. Não! Ele não quer. Ele odeia isso. A decisão é de Deus para o homem e não do homem para Deus. Por quê? O coração do homem natural está em pé de guerra contra Deus. Ele está revoltado contra Deus. Ele está de punho erguido contra Deus. Ele prefere o caminho ímpio. Por isso ele detesta santidade. Ele odeia a justiça divina. Então ele prefere ficar do lado de fora, para enfrentar os horrores do juízo, do que entrar na arca da salvação e estar seguro na graça. Sim. É essa a atitude natural do homem. Espera-se essa atitude dele.
         Então caro leitor, com uma linguagem simples, com linguagem clara, procurei esclarecer o estado natural do coração de cada ser humano. O homem é nascido em pecado. O salmista diz: “Eu nasci em iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe” (Salmo 51:5). Que quadro horroroso! Que descrição terrível a respeito do homem! Não se pode esperar outra coisa. Ele não vai querer isso. Ele quer continuar no pecado. O lugar onde o homem habita é no pecado. O que nós vemos na descrição bíblica a respeito do homem é o ser humano dizendo NÃO para Deus. Não queremos Deus. Não queremos as leis de Deus. Não queremos esse curso que Deus tem para nós. Nós queremos viver do jeito que nós quisermos. Nós mesmos vamos dirigir nossas vidas.
         Então amigo, o que vemos na Bíblia é o ser humano em rebelião contra o governo de Deus, contra a justiça de Deus, contra a santidade de Deus, contra a Palavra de Deus. Em Jeremias 6:10 o grande Deus diz: “Eis que a Palavra do Senhor é para eles cousa vergonhosa”. Não gostam dela. E é exatamente isso. O homem natural tem vergonha da Bíblia. Não gosta da Palavra de Deus. Gosta de algumas coisas na Bíblia. Gosta daquelas passagens que os deixam emocionados, mas não gostam da Palavra de Deus como ela é, porque a Bíblia é confrontadora. A Bíblia abre o ser do homem. Mostra o que o homem é por dentro. Então meu amigo, Deus não espera que você, por si mesmo, há de se converter a Ele. Você não quer. Ele sabe da sua rebelião, da hostilidade do seu coração contra a Palavra dEle.
         Quando Faraó via o horror das pragas vindo contra ele e contra o povo do Egito, dava a impressão de que Faraó havia se convertido. Ele chegava para Moisés e dizia: “Eu vou deixar esse povo ir, mas tire essa aflição de mim”. Moisés chegou a dizer para ele: “Eu sei Faraó, que você e seus oficiais ainda não têm o temor de Deus”. Esse é o estado do coração do homem. Ele é assim. Deus conhece o coração. Ele não ignora o estado natural do homem, e Ele sabe perfeitamente o quão enganoso é o coração, o quão corrupto é o coração, sim, então, o quadro é de horror. É provável que você não gostará desta mensagem. Talvez você dirá: “vou ler outra coisa, vou buscar algo mais confortável”. Mas esse é o estado do homem.
         Então meu amigo, não fuja! Deus tira o raio X da alma do homem, e mostra o que o homem é. É uma descrição fiel. Por isso, não se espera boa dádiva do homem. Não se espera algum dom perfeito por parte do homem. Diz a Bíblia que toda boa dádiva e todo dom perfeito vem do Alto, e não daqui de baixo. Então meu amigo, você desconhece o estado natural do seu coração? É Deus que é rico em misericórdia, quem opera o livramento. Você não sabe que há um poço de perdição lá dentro. Você não sabe e não conhece o estado miserável do seu coração. Então digo categoricamente não é o querer natural do homem o entrar no caminho estreito. Não é. Porque essa atitude é contrária aos seus desejos naturais. A Bíblia diz em Jeremias 17:1, que o pecado no coração do homem está gravado com um ponteiro de ferro e com um diamante pontiagudo. Oh que coisa terrível! Mas é fiel a descrição.
         O grande Deus afirma: “Ninguém se esconde diante de mim. Ninguém encobre a sua iniqüidade aos meus olhos”. Ninguém. Deus está vendo tudo. Deus está vendo o que você e eu somos por dentro. Ninguém pode se esconder de Deus. Está tudo bem patente aos olhos daquele que é o Grande Senhor. Então vamos ver a conseqüência disso. Com sua força natural, com sua sabedoria, com sua capacidade, você não pode e nem quer entrar no caminho estreito. Você não vai querer. Você não está vendo fogo nenhum ao seu redor. Você não está vendo perigo algum ao seu redor. É impossível você entrar no caminho estreito. Jeremias diz: “Oh Senhor, força minha”.
         Também amigo, no estado natural, no pecado, seus pés estão paralisados. Sim, e você não consegue andar para Deus, nem correr para Deus. Além do mais, no seu estado natural, você tem os olhos espirituais cegos. Então você não consegue enxergar. Você não está vendo perigo algum. Você não está vendo o poço da perdição lá adiante. Você não está vendo o inferno. Você não está vendo o perigo no qual se encontra. Além do mais, suas mãos estão atrofiadas. Então você não pode estender para Deus e pedir socorro. Seus ouvidos estão surdos. Você não pode ouvir a voz do Espírito de Deus. Você não pode ouvir o convite Vinde a Mim.
         Além do mais, a sua boca está fechada, e você não pode clamar nem invocar o nome do Senhor. A sua situação é terrível. Os milagres que Cristo fez, curando os coxos e abrindo os olhos e a boca do homem, foram para ilustrar o que Deus necessita fazer no homem lá dentro. Ah sim! O homem interior, caído no pecado está nessa situação drástica. Morto em delitos. Então, a sua conversão é uma obra somente de Deus.
         Portanto humilhe-se perante Ele. A quem foi revelado o braço do Senhor? Oh que privilégio amigo, você tem se você está sendo assaltado por essa onda de convicção do Espírito de Deus. Se você está lá no pó, arrasado pela verdade, isso é uma bênção, é muito bom isso! Operando Deus, quem impedirá? Eu espero que Deus esteja operando em sua vida hoje. Quão frágil é o homem. O homem é colocado na posição de verme. Ele é frágil. Você não pode, em seu estado natural, mover-se, nem um pouquinho em direção a Deus. Se o Espírito de Deus está lhe convencendo hoje da sua incapacidade, do seu fracasso, de sua própria miséria, da sua terrível escravidão, eu vou dizer agora: Aleluia! Você é uma lama bem-aventurada. Se você abrir a sua boca para clamar ao Salvador, é o Espírito de Deus que está agindo.
         Pode clamar então pelo Salvador Bendito. Se os seus olhos estão sendo abertos para você enxergar os seus próprios pecados, e você vê o estado de perdição eterna no qual você encontra, é o Espírito de Deus. Ele é soberano na obra que Ele faz. Ele está levando você a contemplar o Calvário, a obra feita por Cristo na cruz, e o sangue vertido, o puro sangue do Cordeiro, para apagar definitivamente seus muitos pecados. Sabe de uma coisa? Seus olhos verão o Rei naquele glorioso dia. A obra é de Deus. É Dele a salvação. É Dele a obra conquistadora nos corações. Ele não força ninguém. Não! Mas Ele atrai. Isso é maravilhoso. Ele abre os olhos do pecador, para que o pecador veja assim o grande amor, a compaixão e ternura Dele.
         Ah meu amigo! Eu quero argumentar mais com você. Eu quero confrontar com sua vida usando Bíblia. Se você quem é o deus deste mundo, quem é que controla a raça humana, se você soubesse o poder invisível que está controlando os homens, que está direcionando os homens ao abismo; se você soubesse o que o príncipe das trevas faz para manter as almas aprisionadas no reino dele; Se você conhecesse o mundo como o mundo é, um grande mercado de escravos, e você, apenas um escravo ali, servindo ao pecado, certamente você clamaria pelo socorro do Bom Pastor, você clamaria agora mesmo. Você é uma ovelha amigo. A Bíblia diz isso. Uma ovelha extraviada. Uma ovelha errante, sem pastor, e não sabe dos perigos que lhe cercam, não sabe.
         Então você pode ver agora? A Bíblia tem lhe aberto os olhos. Tem mostrado o horror da sua situação. Então, vamos lá, se o entrar pela porta estreita não é um ato natural do homem, por que então o Senhor diz “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita”. Por que razão se o homem não quer, se o homem não pode, se o homem vai ter vontade para isso. Sabe o que Deus está fazendo? Eis a resposta. Deus está tirando da parte do homem toda confiança carnal, toda esperança no homem mesmo, toda confiança natural. E Ele está lhe levando a olhar a sua calamidade, e que não há socorro aqui, que não há livramento aqui. Deus está lhe levando a uma situação dessa, de desespero, para que você diga: “não uma solução para mim; Não há para quem eu possa apelar. Já apelei para tudo. E vejo que sou escravo ainda”. Ele está lhe levando a ver que não há nenhum salvador aqui, nenhum livramento aqui.
         É para que você olhe para o Alto e Sublime Trono, e veja que sua esperança vem do Senhor, que seu socorro vem do Senhor, que fez os Céus e a Terra, e que você veja o Bendito Salvador, e você veja Jesus, aquele que se entregou na cruz do Calvário, aquele que deu a si mesmo para salvar perdidos, sim. Oh que você possa saber que há um trono, o trono da Graça, que foi armado lá nos céus, e há socorro imediato nesse trono. Cristo salva imediatamente o pecador. Diz a Bíblia que Ele é socorro bem presente nas tribulações. Então, quando uma alma está aflita, vendo o seu desespero, está vendo que há um pobre escravo aqui, é aí que a mão de Deus está estendida, para salvar o perdido.                   
         Que obra poderosa! Mas que obra é essa? É Deus salvando pecadores. E hoje ele quer salvar. Hoje é um dia de milagre, quando Deus vai abrir seus olhos espirituais, quando Deus vai tirar a sua situação de um paralítico espiritual. Ele pode levantar você. A sim. É obra da Graça,. E aí, então, você poderá conhecer que a obra de salvação pertence somente a Deus, e damos louvores a Ele por isso. Hoje, portanto, é um dia de salvação. E que este culto radiofônico, seja um culto onde Deus esteja operando nas almas que estão ouvindo. Eu não conheço aqueles que me ouvem, mas eu sei que Deus conhece. Deus sabe onde estão os pecadores. Ele conhece aquele que Ele quer salvar. E hoje é um dia de salvação.


Nenhum comentário: