terça-feira, 3 de abril de 2012

CRISTO E SUAS OVELHAS (22)


Meu Pai que, mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai” (João 10:29)
         Amigo leitor, hoje concluirei minha abordagem desta tão preciosa passagem bíblica, tão cheia de inesgotáveis riquezas espirituais. A minha real esperança é que as vidas de nossos queridos ouvintes tenham si sidos fortalecidos através desses estudos. Creio sinceramente na eficácia da palavra de Deus. O próprio Senhor afirma que sua palavra não volta vazia, mas fará aquilo que lhe apraz. Mas dando o ponto final nestes estudos, não poderia encerrá-los sem antes me dirigir aos leitores que ainda não são salvos. O verso 29 declara que o salvo está na mão do Pai, e dali ninguém pode arrebatá-lo.  Falei sobre isso na mensagem anterior, mostrando que é impossível  para o salvo se perder. Ele é alvo do amor de Deus.  
         Mas o contrário deve ser falado com relação aqueles que ainda não foram salvos. Que situação terrível para uma alma que ainda se acha nas trevas, longe do Senhor é sem salvação! Amigo reflita bem! É esse o seu caso? Está você na situação de perdido? É gravíssimo o seu estado espiritual. Enquanto aquele que é salvo está seguro na mão do Filho e do Pai, o não salvo está completamente desprotegido. Enquanto aquele que é salvo, é objeto do amor eterno do Deus que lhe salvou, o não salvo, se acha como objeto da ira desse justo Deus.
Amigo leitor espero que o seu coração esteja realmente aberto para a verdade bíblica. Que você não se esconda; que você não se endureça contra o Espírito Santo. É para o seu próprio bem. O homem só é aceito por Deus se estiver em Cristo. Em Cristo o pecador é feito nova criatura; em Cristo o pecador é livre da condenação, conforme testifica o próprio Espírito Santo em Romanos 8:1. É em Cristo que o pecador torna-se herdeiro de Deus e herança de Deus. Não existe outro método para o homem ser aceito. É quando o pecador nasce de novo; é quando o pecador arrependido aceita o filho do Deus vivo como o seu Salvador e Senhor. Fora disso o homem ainda está em seus pecados; fora disso o pecador é ainda um condenado, mesmo que ele seja um religioso, caridoso, honesto, de caráter etc. Se você não foi a Cristo para obter o resgate de sua alma; para ser purificado e perdoado por meio do sangue vertido na cruz, você é visto por Deus como um inimigo, um culpado, alguém que segue neste mundo sem saber para onde vai. Não tem segurança nenhuma, e já está decretado o julgamento. Vai perecer eternamente. Não tem a vida eterna, é destituída da vida celestial; o abismo eterno lhe espera com sua boca escancarada.
Amigo leitor, eu quero lhe dizer que se Deus é contra você, quem será por você? Não existe uma miséria maior do que esta de ter o grande Deus totalmente voltado contra si. Tudo vai lhe lançar acusação contra você, e você não terá um defensor mais forte ao seu lado para lhe abrigar. Eu sei que tudo neste mundo lhe parecerá favorável, você tem amigos, dinheiro, saúde, etc., mas tudo isso aos olhos de Deus não passa de ser como palha lançada ao fogo, quando você se vê cercado por todos os lados pelos terrores eternos; não haverá ninguém que passa lhe defender naquele dia quando os seus pés escorregarem e você se precipitar no abismo. O único quem pode lhe defender é o Senhor Deus, mas Ele só faz isso pelos eleitos Dele, aqueles que pela fé se abrigaram no Senhor Jesus. E você tem provado aqui em sua vida diária que você tem preferência pelas trevas; que ama mais os prazeres terrenos; que gosta de lambiscar os manjares deste mundo.
Então, veja como você está completamente sem amparo, sem abrigo, a mercê dos terrores noturnos, e das flechas invisíveis que voam ao meio-dia. Você desconhece no íntimo o fato que Deus é fortaleza e socorro; que Ele é escudo e proteção. Ainda mais, a pergunta é esta. Quem vai lhe condenar? Ah você não foi à Rocha Eterna para por ali seus pés; você não foi ao redentor Eterno para nele obter a redenção que Ele conquistou na cruz. A lei lhe condena meu amigo. Ela diz que você é culpado, e que sua culpa ultrapassa o entendimento. A lei não pode dar a vida a ninguém; o seu trabalho consiste em revelar o negro estado do pecador escravo do pecado. Mas a lei pode ser o instrumento poderoso nas mãos de Deus para lhe levar a Cristo. A lei lhe fará sentir as dores do pecado; a agonia de uma alma em aflição, separada da fonte da vida. Paulo se sentiu assim quando a lei lhe revelou a sua triste condição espiritual. Ele chamou: “miserável homem que eu sou, quem me livrará do corpo desta morte” Romanos 7 verso.
Mas eu lhe convido agora para que você corra para aquele que é o Autor da salvação Eterna. Não desperdice esta maravilhosa chance! Quão rica e preciosa oportunidade! Que promessa poderosa! Então, qual será a sua decisão? Você está em perigo de morte eterna; você se acha a um passo só do Abismo de terror. Tudo que você vê tudo o que pertence a Criação de Deus está contra você. Os animais, o Sol, a chuva, o vento, o tempo, tudo estão militando contra você simplesmente porque você não se abrigou no refúgio eterno que é o Senhor Jesus Cristo. Enquanto todas as coisas cooperam para o bem dos salvos, certamente todas as coisas cooperam para o mal daqueles que ainda estão em seus pecados. Não há outro meio; não há alternativa para você, enquanto você não for a Cristo. Agora a porta está aberta e você pode entrar. Agora o amor de Deus lhe abraça e lhe aceita. Agora há uma chamada do Espírito, urgente chamada, para que o pecador deixe seu caminho de trevas e de pecado e vá aos pés do Salvador.
         Vamos em nossa mensagem de hoje considerar o ultimo verso de nosso texto, o verso 29. Que conclusão preciosa! Note bem que o Pai e o Filho estão envolvidos na segurança das ovelhas. No verso 28 vimos que o filho de Deus põe as ovelhas em sua mão, e convida em tom de desafio a quem queira tomá-las de sua mão. Há plena, completa e total segurança estando o salvo na mão do Filho.
         Mas o verso 29 é o desfecho dessa maravilhosa doutrina da segurança eterna daquele que é crente em Cristo. No verso 28 vemos o salvo na mão do Senhor Jesus, e no verso 29 vemos o salvo na mão de Deus o Pai. Isso é perfeitamente lógico dentro do raciocínio bíblico. A salvação não é algo idealizado pelo homem. Não houve uma cúpula de religiosos que fabricou, ou inventou a salvação da raça. O quadro apresentado nas páginas inspirado é de um trabalho idealizado pelo Deus trino o Pai, o filho e o Espírito Santo. Não existe um trabalho feito a parte do Conselho divino. O planejamento foi feito desde a eternidade. Em Efésios 1 verso 11 é dito que o Senhor faz “todas as cousas segundo o conselho da sua vontade”. Então, a salvação de uma alma é algo que foi planejado por um Deus sábio, justo, santo e imutável. Em Romanos 8 verso 28 o Espírito Santos afirma que os salvos são chamados pelo decreto divino. O trabalho é feito em conjunto: o pai escolheu; o filho comprou; o Espírito Santo chama.
         Aquele que é salvo por Cristo, é alguém a quem o Pai lhe entregou. O próprio Senhor Jesus afirma isso em João 6:37: “todo o que o Pai me dá, esse virá a mim”. Não há desarmonia na trindade Bendita. Alguém a quem Cristo salvou; alguém que é ovelha dEle; alguém que é pertencente a Ele, é alguém precioso para Jesus; é alguém seguro em sua mão, é sumamente protegido por Ele, Deus o Filho. Então, tudo isso implica no fato que Deus o Pai tem a mesma afeição pelo salvo. É seguro pelo, então é também seguro pelo pai.
         Que preciosa verdade! Isso deve ser um gostoso bálsamo para o coração do salvo. Ele está cercado por baixo pela mão do Filho; por cima, pela mão do Pai. Que conquista gloriosa! Que obra perfeita da graça e Deus! Que providência impressionante! Amigo  ponha seus olhos sobre o texto em pauta e veja a glória dessa tão grande salvação conquistada no calvário. Agora eu pergunto: quem pode mexer com o salvo? O salvo é agora propriedade de Deus, sendo assim quem poderá atingi-lo? Ai daquele que tentar! Para tirar um crente da mão do filho e da mão do pai terá que pedir a autorização do Deus Eterno.
         Para alguém acusar o verdadeiro salvo, terá que se defrontar primeiro com Deus o pai que já tornou o salvo em alguém justificado, sem culpa, absolvido. Para alguém condenar o salvo, terá que falar primeiro com Deus o filho, pois foi Ele mesmo que na Cruz tomou sobre si as culpas do salvo; foi o substituto perfeito do salvo; foi o grandioso mediador que reconciliou o salvo com Deus, tornando-o amigo. Então, aquele que é salvo está cercado, completamente cercado pelos favores celestes; é alvo do amor eterno desse Deus. Não há mais castigo! Não há mais ira! Não há mais indignação! Poderá vir a tribulação, a angustia, a perseguição, a fome, a rudez, o perigo, as armas inimigas, mas é tudo em vão na tentativa de separar o salvo dessa posição gloriosa e honrosa que durará para sempre.
         Ó que esta verdade gloriosa possa chegar ao íntimo do Salvo como um cheiro de um bom perfume! Que leve aos corações dos Santos a estrutura que eles tanto precisam a fim de poderem andar neste mundo, não debaixo das obras; não segundo o esforço carnal, mas na perfeita obra da gloriosa graça desse Deus que teve infinita misericórdia de homens ímpios e condenado, arrancado-os das trevas e conduzindo-os a sua maravilhosa luz. É você foi salvo? É você alguém chamado das potestades de satanás para pertencer a Cristo? É você alguém agora selado pelo Espírito? Aleluia! Não há alguém mais privilegiado do que você! A segurança sua, não é pautada em seus atos; sua segurança eterna não é porque você é um crente que tem feito mais coisas ou menos coisas para Deus. Não é porque você é um crente a muito ou pouco tempo. Não! Absolutamente! Saiba que o salvo é aceito no Amado Senhor; o Salvo é colocado nessa posição de honra por causa da obra realizada e consumada no Calvário. É um salvo? Então está plenamente seguro! Totalmente seguro!
         Diante dessa maravilha das riquezas da graça, será que tem algum ouvinte que ainda acha que o verdadeiro salvo pode perder a salvação? A sua insistência em crer assim não vai mudar os fatos bíblicos. A verdade não mudará, jamais! Saiba amigo que a sua vida espiritual só poderá crescer se estiver firmada na rocha inabalável da Palavra e não nos argumentos e lógicos dos homens. Se você acha que aquele que é crente pode perder a salvação, então o fato é que você jamais entendeu no íntimo a sua total pecaminosidade. Você está dependendo do seu esforço para ganhar a Salvação. Você sabe que o Senhor morreu e ressuscitou para remir o pecador culpado, mas, mas você não foi a Ele para ser salvo; você ainda está dependendo de seus labores para granjear um lugar nos céus.
         Mas eu lhe convido para que você se submeta ao Senhor; que você confie totalmente na suficiente obra redentora feita pelo filho do Deus vivo. Nele há salvação eterna! Redenção eterna! Segurança eterna! É tudo graça. Prefere continuar na dúvida cruel? Prefere continuar sofrendo no íntimo? Prefere permanecer dependendo de você mesmo? Curve-o seu coração em humildade, pedindo ao Senhor que Ele lhe salve totalmente agora.             
       



Nenhum comentário: