quinta-feira, 19 de abril de 2012

A PORTA ESTREITA (15)



Quando o dono da casa se tiver levantado e fechado a porta, e vós do lado de fora começardes a bater, dizendo: Senhor, abre-nos a porta. Ele vos responderá: Não sei de onde sois. Então direis: comíamos e bebíamos na tua presença, e ensinavas em nossas ruas” Lucas 13:25,26.
O JUIZO: “Quando o dono da casa...”
         Caro leitor Dou Graças a Deus por Ele me ter dado esse rico privilégio de pregar mais uma vez a Sua Santa e Bendita Palavra. Dou-Lhe glória por isso. A Palavra é Dele, e devo honrar Sua Palavra, Devo glorificá-la. Ela é a verdade a respeito de Deus para corações desejosos de conhecê-Lo, como Deus Vivo, verdadeiro, Deus da salvação, o qual providenciou resgate para pecadores, e eu estou plenamente convicto que essa Sua Palavra não volta vazia, ela é poderosa e tem um efeito eterno, além de glorificar a Deus. Ela também faz bem para a alma faminta, e estou bem certo de que, se tua alma, meu amigo está realmente faminta e sedenta da verdade, desejosa de coisas eternas, de realidades eternas, querendo riquezas eternas, querendo bens eternos, essa tua alma será realmente farta. “Bem- Aventurados os que tem fome e sede de justiça porque serão fartos”, é a promessa do Senhor.
         Assentemo-nos, portanto, juntos à mesa do banquete de Deus, e deleitemo-nos nessa mesa tão repleta dos manjares do Rei Eterno. Tem lugares para os pecadores na mesa da Graça de Deus. O que acontecerá naquele dia, quando milhares e milhares de almas estarão perplexas de terror quando estiverem perante a realidade eterna do juízo? Voltemos nossos olhos para o verso lido. Milhares de almas vão chegar diante da porta fechada, vão bater, mas o dono da casa vai dizer: “Não sei donde vós sois, apartai-vos de mim vós todos os que praticais a iniqüidade”. Eles vão bater na porta, vão pedir com rogos, com clamor, com angústia: “Deus, abra a porta!” Mas ela estará fechada, sem que tenha qualquer esperança de vê-la aberta. Elas vão alegar certas desculpas com argumentos de que mereciam entrar no Reino de Deus, que tinham direito de entrar na nova Jerusalém, por quê? Elas fizeram certas coisas boas aqui nesta vida.
         Mas quando entramos no verso 27, podemos ouvir antecipadamente a voz do Juiz: “Não sei donde vós sois, apartai-vos de mim vós todos os que praticais a iniqüidade”. Não há qualquer argumento por parte do juiz. Ele não vai querer assentar-se com essas pessoas para fazer uma investigação mais adequada a respeito delas. Ele não dará oportunidade para que essas pessoas arrumem advogados, porquanto o advogado das almas é Ele mesmo agora, mas agora homens e mulheres recusam esse advogado. Ele não ficará por detrás da porta perguntando: “Quem é que está batendo?” Ele também não vai perguntar os nomes das pessoas, as quais vão estar ali do lado de fora, em angústia, em densa escuridão, nas trevas exteriores clamando em choro e dores. Ele não vai perguntar seus nomes.
         Amigo é bom que tu conheças o Deus da bíblia agora, e que tu vejas a justiça desse Deus. O Amigo pode bem ver nesse verso lido de Lucas 13: 27 que haverá uma insensibilidade da parte do Senhor. Agora Ele é sensível ao pecador, agora Seu terno coração fica consternado pelo pecado que se arrepende. Agora Ele chora por uma alma que clama por Ele, agora Ele quer e pode salvar, mas naquele dia não haverá nenhuma manifestação de emoção por parte de Deus. Vê que há não qualquer sensibilidade por parte de Deus quando Ele diz: “Apartai-vos de mim”. Ele hoje convida: Vinde a mim. Ele hoje insta: “Vinde a mim”. Hoje Ele fala mediante a Sua Palavra. Hoje Ele prega aos corações através dos homens que Ele mesmo chama para pregar. Hoje Ele também persegue o pecador, cercando o imerecido ser humano com os recursos de Sua maravilhosa Bondade. Ele suporta o pecador com uma longanimidade impressionante, Ele chora de compaixão e mostra ternura, paciência, mostra o caminho com toda clareza. É o trabalho desse Grandioso Deus, é Seu ministério em salvar agora homens e mulheres do pecado, mas do outro lado, quando a porta da Graça, quando o portal da oportunidade for fechado e trancado, e quando o homem ímpio for transportado pelo Rei dos terrores que é a morte, para o outro lado do rio, quando este mundo visível apagar-se de forma definitiva, e a cortina da eternidade for desvendada, quando acabar-se o tempo de uma vez, quando findar-se o verão, para que a negra noite dos terrores da Ira de Deus entrar para sempre, quando findar-se o dia do homem, para dar-se início ao terrível dia do Senhor, então, ouçamos a voz do Grande Juiz.
         Quem fala no verso 27 é o mesmo Deus que agora é o perfeito advogado do pecado arrependido. Mas no verso 27 vemos que o Senhor ocupa a posição de Juiz; a porta que Ele havia aberto, eis que está fechada agora, para sempre, não há mais apelo por parte Dele naquele dia; não há mais bíblia aberta para a exposição da mensagem do Evangelho; não há mais a chamada do “Vinde a mim”; não há mais crentes genuínos por perto que possam orar e interceder em favor daquelas almas; n]ao há mais qualquer esperança de salvação. O que eles podem ouvir do outro lado é a voz de um Deus bem definido, que não mente, nem se arrepende, mas que cumpre o que falou. Eles escutarão sim, mas a voz daquele que não pode voltar atrás em seus decretos, porque ele não age como os homens agem.
         O que Ele dirá conforme o verso 27? “Não sei donde vós sois”. É a primeira frase que ouvirão os que estiverem do lado de fora a clamar, e o que Ele vai dizer? “Não sei donde vós sois”. Muitos dirão assim: “Será que o Senhor não pode lembrar de mim”? Outros dirão: “Eu sou aquele que sempre ia à igreja”; outros vão dizer: “Eu sou aquele que orava em teu nome, Senhor! Abre a porta”; outro dirá: “Eu sou aquele que era tão assíduo nos cultos”; outro: “Eu sou aquele que seguia firmemente as tradições dos meus pais”. Mas eis que o dono da casa se mantém inflexível, imutável: “Não sei donde vós sois”. Em outras palavras, o que Deus estará querendo dizer é o seguinte: “Eu sei quem são aqueles que entraram na minha casa, eu sei quem são aqueles que buscaram refúgio no sangue do meu Filho, eu sei quem são aqueles que se tornaram filhos meus pelo novo nascimento, eu sei quem são os que ouviram minha voz e me seguiram porque são ovelhas minhas, e eles estão aqui, dentro de minha casa, na cidade que preparei para eles, estão seguros para sempre, porque confiaram no sangue do meu filho para a completa redenção de suas almas, e agora são meus para sempre, eles foram comprados com sangue e são os vencedores, os quais andarão comigo de vestiduras brancas, mas vós que estais do lado de fora, não vos conheço, não sei donde vós sois”.
          Quantos estão vivendo neste mundo trilhando o caminho do engano e não podem discernir a voz do Bom Pastor, então, o que vai acontecer, vão escutar a voz altissonante do Grande Deus afirmando categoricamente: “Não sei donde vós sois”. Está bem clara a passagem. Prezado amigo, estas palavras, não foram ditas por homens, se a palavra de Deus é fiel e verdadeira, digna de inteira aceitação, então eu digo que essas palavras ditas em Lucas 13 são fieis e verdadeiras e que verdadeiramente devem ser aceitas porque são provenientes de Deus, e foi o Espírito de Deus quem as inspirou, e foi Ele mesmo que as colocou em linguagem própria, acessível ao teu entendimento e ao meu entendimento.
         Também, o que tu podes ver não são línguas estranhas, enigmas, cujo sentido nada representa para mim e para ti. O que vemos é o Justo Deus expondo com clareza de linguagem o que vai acontecer naquele dia para aqueles que ousam persistir no caminho da perdição quando a noite eterna chegar. Fica bem claro que o Deus da bíblia conhece os que lhe pertencem, Ele conhece Seu povo, Ele sabe exatamente quais são as Suas ovelhas, quantas são, e conhece-as todas pelos seus nomes. Portanto, não fiques enganado na alma, achando que o Senhor conhece todos os homens, porquanto Ele afirma que conhece somente o Seu povo. Somente porque a pessoa carrega consigo alguns traços de religiosidade ou de boa moral não significa que Deus a conhece. “Todos pecaram e carecem da glória de Deus”. Então amigo, curvemo-nos perante a autoridade infalível inerrante das sagradas letras, não forcemos a bíblia a dizer o que ela não está dizendo.
         Amigo, não fuja, sê corajoso em se posicionar diante da verdade bíblica, e não fiques aí criando um tipo de bíblia especial em tua mente, porque toda palavra de Deus é pura. Então, conscientizado do completo fracasso do homem, sabendo bem que não há outra esperança, senão que tu reconheças tua própria indignidade e tua miséria perante o Grande Deus, o Deus que afirma ser o pecador totalmente culpado, sem distinção de raça, cor, nacionalidade, o Deus que não se o homem é pobre ou rico, se é culto ou é ignorante, que não é atraído pelo poderio humano, se é um político ou não, o Deus que não olha para o rosto de qualquer um, permite que tua alma seja alcançada pelo poder salvador desse grande Deus. Ele repete vezes por vezes em sua palavra que Ele é o Deus do pecador arrependido e humilhado. Ele em nada precisa do homem, pois é Soberano que está assentado em Seu trono Sublime de Glória, e que não depende de ninguém para ser o que é Sublime e Majestoso. Mas Ele é Deus do pecador que se arrepende. Ele é o Soberano Senhor, Autor da criação, criador de todo Universo, o Deus Único que tem o direito de fazer o que Ele bem quiser sem pedir opinião de qualquer pessoa, sem ter que prestar contas a ninguém porque Ele é Deus, mas Ele é o Deus que se inclina para o pecador que se humilha reconhecendo ser apenas um verme.
         É maravilhosa verdade que esse Deus o qual tem todo universo sob o Seu controle, que sustenta todas as cousas pela Palavra do Seu Poder, esse Deus se volta para um ser humano que invoca pedindo a Sua tão Grande salvação. Ele é cheio de compaixão e seus recursos são infinitos para prover à alma aflita e desesperada de seus favores eternais. Então amigo, o que é o homem? Nada. Não passa de ser como uma fumaça que se dissipa, mas Deus tem maravilhoso interesse no homem caído de humilhação que busca Seus favores. Afinal, o que foi que esse Grande Deus fez? Ele enviou o Seu próprio Filho para que Ele se tornasse homem, e tal verdade tem grande significado para nós que achamos que somos alguma coisa quando Deus afirma que não passamos de vermes.
         Mas o Filho de Deus se fez carne e habitou entre nós, e isso significa que nós pecadores podemos ser conhecidos por Deus, uma vez que o Filho Amado do Deus Vivo se fez homem. E sabe por que Ele se fez homem? Para buscar e salvar o perdido. Amigo, isso não constrange o seu coração? Não lhe emociona ao saber que o Deus de toda Glória enviou o Seu Glorioso Filho para ali na cruz sofrer a agonia intensa e morte cruel, injusta, imerecida a fim de salvar perdidos? Isso não lhe toca no coração e não lhe chama ao arrependimento?


Nenhum comentário: