domingo, 8 de abril de 2012

BENÇÃO E MALDIÇÃO (13)



Bem-aventurados vós, os que agora tendes fome, porque sereis fartos” LUCAS 6:21

 OS QUE TÊM FOME (continuação)
         Caro leitor, quando a alma sente a verdadeira fome, tudo o que este mundo pode lhe oferecer perde completamente seu valor. Agora aquele que é pobre de espírito clama pelo verdadeiro e eterno alimento que vem do alto.
         Aquele que é pobre há de sentir fome pela VERDADE. Este mundo é feito de mentira porque o deus deste mundo é o pai da mentira (João 8:44). Por que Satanás odeia a bíblia? Porque ela é a palavra da verdade e a verdade aparece para desmascarar todo programa de mentira erigido pelo astuto príncipe deste mundo. Observemos que este mundo em toda sua estrutura, religiosa, social, política, esportiva, financeira, está baseado em mentira. O conhecimento das Escrituras leva-nos a perceber que há uma mente astuta e sutil por detrás de tudo aquilo que é apenas aparência. O mundo parece por fora ser de ouro, mas não passa de bijuteria; o mundo é um deserto onde satanás coloca ilusões paradisíacas à frente das pessoas, e elas ficam fascinadas pelas riquezas e estão prontas a se desgastar para conseguir aquilo que a seus olhos parece ser real.       Quando Deus, em sua misericórdia, abre os olhos do coração de um pecador, e este passa a enxergar a realidade das coisas, tal pessoa então se volta para a verdade. O conhecimento da verdade traz plena libertação para o pecador (João 8:32). Ele despreza o mundo e agora seu deleite está em conhecer e aprender da verdade. Seus olhos são abertos para a Palavra de Deus e se deleita em aprender daquilo que Deus, em sua palavra tem revelado ao seu coração. O homem abençoado por Deus com a preciosa salvação é alguém que ama a verdade, que fala a verdade, e que segue a verdade.
         Aquele que sente a verdadeira “fome” da alma, há de ter desejo pela JUSTIÇA. Não se trata aqui daquilo que o mundo tanto propaga hoje com referência à justiça social. Não está referindo às ambições por adquirir possessões financeiras. A pregação da famosa justiça social tem trazido maiores problemas para as pessoas, como inveja, preguiça, roubos e violência. A bíblia fala não da justiça social, mas sim da justiça celestial, justiça que apresenta as perfeições de Deus. A pessoa que tem fome de justiça é aquela que se compara com a perfeita lei de Deus e tem concluído que não passa de ser no íntimo um injusto porquanto não consegue atingir aquilo que Deus exige na perfeição de Sua lei.
         A pessoa que sente “fome” de justiça tem visto em seu próprio coração as sujeiras do pecado; ele está plenamente certo que é alguém completamente incapaz de um dia ver a face de Deus, de morar com Deus porque sabe bem que tudo o que tem praticado aqui revela o que ele é no coração. Muitas vezes aquele que tem fome de justiça tenta de todos os meios não somente ser um religioso, como também cumprir rigorosamente as determinações externas de sua religião para ver se pode chegar a ser aquilo que a lei de Deus apresenta. Ele sente fome, anelando ser puro no íntimo, mas sabe bem que todo seu esforço é em vão. Essa pessoa busca a verdade de como ser puro e perfeito como Deus exige que o homem seja para que entre no Reino Dele.
         Há uma “fome” também, por SEGURANÇA. A alma assim não se sente segura neste mundo. Sabe que aqui é um lugar perigoso; que a morte ronda sua vida; que o inferno almeja lhe tragar. O medo lhe cerca e as incertezas desta vida lhe deixam numa busca ansiosa pela verdade de como pode trilhar o caminho certo que lhe levará para o lugar onde não haverá mais nenhuma perturbação.
         Meu amigo, certamente é esta a situação de sua alma. Veja como a situação é obscura ao seu derredor! Veja como você peregrina nesta vida como uma ovelha sem pastor, sem rumo, sem qualquer certeza para onde vai! Veja como no íntimo você vive iludido sem perceber que caiu na arapuca armada pelo pai da mentira! O grande Senhor e Salvador está perto de você agora e ouve o clamor da alma aflita!
         Há também uma “fome” por AMOR DE ACEITAÇÃO. Todas as pessoas querem sentir amadas e aceitas. Mas a pessoa que tem a verdadeira “fome” da alma anela saber o que Deus pensa a seu respeito. Ela quer compreender como ser amada por Deus e assim aceita na família de Deus. A Bíblia abre a cortina e revela o espetáculo do amor eterno de Deus em favor dos perdidos. Na luz da revelação escrita é que vemos o brilho da luz do amor de Deus por aqueles que Ele salva: “Com amor eterno eu te amei, por isso, com benignidade te atraí” (Jeremias 31:2).
         Há uma “fome” por conhecer a verdadeira PAZ. A ausência de paz com Deus deixa a alma intranqüila e perturbada. Vemos milhares manifestando essa inquietude do coração em nossos dias e buscando solucionar seus problemas nos meios que o próprio mundo tem. A ausência da paz traz um verdadeiro inferno no íntimo e pode levar a pessoa até mesmo ao suicídio. A pessoa que tem “fome” pela paz com Deus não está meramente em busca de paz consigo mesmo ou em paz com as pessoas. Ela sabe que seu problema é com Deus e não com os homens, e ninguém mais a não ser ela mesma pode entender seus problemas, e não descansa até achar o caminho certo que é o caminho da cruz e assim encontrar a reconciliação com Deus mediante o sangue remidor.
         Em Lucas 7 nos chama a atenção uma notável narrativa acerca de uma mulher que estava à busca dessa paz. O adultério desgraçou sua vida arruinou o viver na sua família e na sociedade religiosa de Israel, mas ela foi à busca daquilo que somente poderia achar mediante o perdão do Senhor, a quem ela havia ofendido. Ela foi aos pés do Mestre, mesmo sem qualquer palavra, mas sua atitude revelava o anseio do seu coração. Ela encontrou a riqueza tão almejada quando ouviu dos lábios do Senhor: “A tua fé te salvou, vai-te em paz” (Lucas 7:50).
         Há também uma “fome” da FELICIDADE ETERNA. A pessoa que tem essa fome no íntimo já desprezou toda jocosidade deste mundo; toda essa frivolidade e alegria forjada que o mundo procura dar às multidões. A alma que tem “fome” anela pela alegria, felicidade e gozo do coração, aquilo que emana de Deus que é a fonte de toda felicidade: “... Em Ti está o manancial da vida...” (Salmo 36:9). Toda sua correria e agitação são por achar aquilo que não pode ser encontrado neste palco terreno.
         Eis aí uma singela explicação do que significa a “fome” referida por nosso senhor na passagem de Lucas. Não há dinheiro, nem igreja, nem qualquer movimento aqui que possa suprir a carência daquela alma que está clamando em intensa fome espiritual. Essa alimentação vem do céu, vem do Reino de Deus, e Deus apresenta Jesus, o pão que desceu do céu (João 6:33). Ele afirma que aquele que se alimenta Dele nunca mais terá fome. Minha expectativa é que esta mensagem tenha descoberto alguma alma que sente intensa fome por conhecer essas verdades. Cristo Jesus satisfaz verdadeiramente.
         Saulo de Tarso buscava na religião dos fariseus aquilo que ele achava ser o verdadeiro alimento. Seu viver religioso era levado a sério, e seu alvo era alcançar a ressurreição mediante seus esforços. Quando foi salvo por Cristo, tudo aquilo que parecia ser verdade espiritual foi lançado fora como esterco. Ele afirmou: “O que para mim parecia ser lucro passei a considerá-lo como perda por amor de Cristo” (Filipenses 3:7).
            Eis aí o caminho certo, meu amigo! Deus atrai o perdido para a direção certa, o caminho do arrependimento. Que haja um grande despertamento de uma genuína fome espiritual em seu viver, para alimentar do pão eterno a fim de nunca mais ter sede. Tem um espetáculo mais grandioso do que esse? Uma alma desejosa de obter coisas eternas? Não é normal isso! Mas eis que o Senhor busca os cansados e oprimidos! Ele convida pecadores ao arrependimento! Maravilhosa graça! Maravilhosa notícia que chega ao coração que ansiosamente busca as riquezas eternas. Cristo as conquistou na cruz para todo que Nele crê!


Nenhum comentário: