segunda-feira, 2 de abril de 2012

BÊNÇÃO E MALDIÇÃO (7)



“Então, olhando Ele para os seus discípulos, disse-lhes: Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus.” Lucas 6:20
POBREZA ESPIRITUAL
         Amigo leitor estamos vendo as condições daqueles que são espiritualmente pobres, os quais Cristo veio ao mundo buscar e salvar. Continuemos a ver sua situação no coração. Já percebemos que falta nele vida, paz e perfeita justiça. Encaremos o que mais falta a um coração nessa situação diante daquele que tudo vê e que tudo sabe.
         FALTA PUREZA. A pessoa que é pobre conforme a pobreza vista por Deus percebe também o seu estado pecaminoso em seus próprios atos. Vê que a sujeira é algo do seu próprio coração e que o pecado está gravado na parede de um íntimo corrompido. Sabe que é assim desde o seu nascimento porquanto foi gerado no pecado e veio a este mundo em plena disposição para a prática da corrupção, conforme diz o salmista no Salmo 51:5: “Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe”. Vê também a sua condição indigna perante Deus e sabe que não pode esconder-se perante aquele que conhece o ser humano no íntimo. Sabe que não tem condições de subir aos céus para o lugar de habitação eterna, porque vê que não é puro de mãos nem limpo de coração. Muitas vezes tentou buscar meios de se purificar nos métodos humanos, mas viu que toda sua tentativa foi sempre inútil, porquanto a cada dia descobre o quanto é concitado a dirigir-se somente para a lama da impureza, sempre buscando aquilo que destrói a si próprio e a seu próximo.
         FALTA SEGURANÇA. Creio que aquele que revela ser pobre no espírito conforme a pobreza apresentada por nosso Senhor no texto de Lucas 6, é aquele que também já tem descoberto seu estado de completa insegurança devido à situação pecaminosa na qual se encontra. O reinado do pecado no coração do homem lhe atira a um estado de conflito íntimo, de medo, de incerteza, de angústia porque está afastado de Deus, não habita ainda no esconderijo do Altíssimo que é a salvação encontrada no Senhor. Ele caminha sem rumo numa vereda escura sem que saiba para onde está se dirigindo. Nada daquilo que possui lhe concede segurança porque já percebeu que os inimigos mais terríveis do ser humano não são homens, mas sim seres invisíveis, perigosos que dominam este mundo tenebroso. O que está acontecendo aqui é que essa pessoa sabe que não há ninguém neste mundo que seja digno de confiança e quão inútil é confiar no homem.
         Ele também vê que campeia neste mundo a perversidade, a desconfiança e todo tipo de miséria e que enfim, tudo leva à morte. Tal alma pode sorrir por fora, mas chora por dentro; tal alma se vê atirada na lama sem que possa sair, ela vê que caminha mais e mais para o abismo quando a cruel morte chegar para ceifar sua vã existência. É alguém que está sendo conduzido pelo Espírito de Deus para achar o caminho da gloriosa salvação eterna; em sua vida está sendo realizado o milagre do novo nascimento. Em outras palavras, aquele que é pobre de espírito contempla-se no espelho bíblico e vê sua imundície; vê a necessidade de completa purificação e limpeza. Tudo aquilo que para ele representava justiça é agora visto como um manto sujo, um trapo necessitado de ser lançado for.    
         Amigo leitor, minha expectativa é que pude pintar em vívidas palavras o que significa ser uma pessoa em estado de pobreza espiritual. Espero que o amigo possa ter compreendido que é exatamente esse tipo de pessoa apresentada por nosso Senhor em Lucas 6:20, bem como em Mateus 5:2 no Sermão do Monte. Você é uma pessoa assim? É você uma alma que encaixa perfeitamente na condição de um pobre, conforme o Senhor apresenta? Sei que é muita humilhação para o homem descer do seu orgulho, mas o Deus da Bíblia se inclina para aquele que se humilha perante Ele, a fim de salvá-lo dos seus pecados e torná-lo dono do Reino de Deus.
        
         Eu não sei com quem neste momento estou podendo comunicar a Palavra de Deus diretamente ao coração. Porém, estou certo que as Sagradas Letras não voltam vazias, porquanto elas são poderosas nelas mesmas em produzir fruto para Deus. Eu sei que a Palavra de Deus é confrontadora e mostra a verdade como é no íntimo. Se você foi descoberto como sendo uma pessoa no estado de pobreza espiritual, então, que gloriosa esperança vem do céu diretamente à sua alma! Somente quero que você venha colocar toda confiança na Palavra de Deus, e que volte seus olhos novamente para o texto de Lucas 6:20, vendo ali o que o Senhor Jesus diz exatamente para você, meu amigo: “Bem-aventurados, vós, os pobres...!” Isso é uma maravilhosa e esplêndida afirmação, porquanto traz luz e alegria aos corações que anelam conhecer a verdade.
         Eis que o Senhor está afirmando no texto lido que uma pessoa assim, considerada POBRE conforme o padrão celestial é uma alma BEM-AVENTURADA! Meu amigo examine bem a linguagem dita pelo Soberano Senhor e Salvador. Ele se aproxima e afirma que ao invés de você ser um miserável, para quem não há qualquer esperança, você é alguém para quem Deus tem se voltado.
         É você um peregrino que anda nesta vida sem saber para onde vai, querendo achar o caminho rumo ao lar celestial? É você uma alma que se encontra desiludida neste mundo enganador e que no coração clama querendo conhecer a verdade? É você uma alma que se encontra atirada no lamaçal do pecado, sabe que está no poço da perdição e que de lá não pode sair por si mesmo? É alguém que já percebeu que é inútil confiar no homem, nas promessas humanas e até mesmo chegou a cair na rede armada por falsos mestres que estão aí preparados para extorquir os bens alheios? Os olhos de misericórdia e amor eterno estão pousados diretamente sobre você, meu amigo, se é que você é exatamente aquele pobre conforme a descrição bíblica.
         Erga agora seus olhos para fitar a bendita salvação e promessas inauditas vindas de Deus, conquistada na cruz do calvário, porquanto Ele realmente está pronto agora para salvar o perdido. Ele é o seu Deus e tem se revelado a você através da Palavra; as boas novas de salvação podem ser ouvidas, entendidas em seu coração, elas foram transmitidas por Deus para quem tem seus ouvidos abertos para ouvir. A Palavra de Deus não é para corações rebeldes, endurecidos e vaidosos. A mensagem celestial é loucura para os mundanos e altivos perante Deus; a mesa celestial é para quem tem fome; a água da vida é para quem tem sede.
         Amigo leitor é bem verdade que o mundo jamais vai entender sua situação e até mesmo vai lhe desprezar, mas agora é o momento de regozijo; é o momento de voltar-se para a gloriosa redenção pelo Sangue Remidor. Cristo Jesus veio ao mundo buscar esses pecadores; veio para tirar essas almas da condenação eterna e levá-las para Seu Reino Eterno. Eis aí a mensagem gloriosa do céu! Eis aí a mais poderosa notícia aos corações arrependidos! Eis aí o Deus da paz que notifica a todos a paz que vem pelo sangue remidor!
         Agora mesmo em sincera confissão de fé receba a salvação eterna conquistada pelo Filho de Deus para pecadores. Pode estar certo que Ele está perto de todo aquele que, de todo coração, invocar Seu Nome. Não tem outro meio, Deus jamais mudou, nem mudará. Ele jamais receberá qualquer pecador mediante outros meios. Não tem atalho para o céu; não tem barganha com Deus; não pense que o Deus da bíblia pode ser manipulado. É pela confissão sincera, crendo naquele que foi escolhido por Deus para ser o único mediador entre Deus e o homem (Atos 4:12) .

Nenhum comentário: