sábado, 28 de abril de 2012

A VERDADEIRA SALVAÇÃO (3)


Se confessarmos os nossos pecados Ele é Fiel e Justo para perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:9)

         O VERDADEIRO PECADOR:
         Amigo retorno ao assunto a respeito da genuína confissão, porquanto o verso lido afirma que a salvação eterna que Cristo dá ao pecador é achada por aquele que chega em sincera confissão de arrependimento. Devo ir adiante a afirmar que a confissão verdadeira é um passo muito humilhante para o homem natural. Mas, notemos bem que Deus não aceita outro meio. Deus não faz adaptações com Seu evangelho para satisfazer gostos de gregos e troianos. O caminho é um só para achegar a Ele, e é o caminho estreito da sincera confissão de fé. Deus não se inclina para o homem a não ser que este seja achado em humilhação e contrição. Ele é o Deus que está perto dos contritos e quebrantados de coração. Se você estiver com sua bíblia aberta nesta passagem do primeiro cap. de João, observe bem o verso 8: “Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos e a verdade não está em nós.” Eis aí um exemplo de pessoas que não tem um coração de confissão. Ele, pelo contrário, está revoltado contra a verdade da Palavra de Deus.
         A bíblia afirma que ele é um pecador; nascido no pecado; que carrega uma natureza avessa a Deus; que seu coração é um profundo poço do pecado e que conseqüentemente é amante do mal e odiador de Deus, e que nessa situação jamais poderá entrar no Reino de Deus. Mas há um conflito no íntimo. Talvez seja uma pessoa religiosa; talvez seja alguém que seja bondosa no trato com os outros; talvez seja alguém que procura fazer muitas obras de caridade, por isso não pode aceitar a doutrina bíblia a respeito do pecado. Talvez por fora ninguém perceba sua revolta, mas essa atitude é do coração. Sua guerra contra Deus está escondida no íntimo. Tal pessoa procura manter-se longe da verdade. A verdade é muito dura para ser ouvida; fere muito seu egoísmo, por isso prefere se ocultar na escuridão. Pode-se perceber ausência de confissão na vida dessa pessoa. Ela mantém seu estado de empedernido e arrogante perante a luz do evangelho. Ele construiu uma verdadeira muralha, como a muralha de Jericó, em torno do seu coração para que a luz da verdade não venha a entrar ali.
         Outro tipo de pessoa aparece no verso 10 da passagem lida: “Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós”. Como é tão clara a Palavra de Deus! Ela revela tudo o que está escondido. Temos nesse verso uma descrição nítida daquilo que mais aparece em nossos dias. Muitos são aqueles que reconhecem que são pecadores; muitos são os que admitem o fato de terem nascidos no pecado e que são corrompidos desde o ventre da mamãe. Porém, a Palavra de Deus chega com espantosa eficiência para nos mostrar nossos malignos atos feitos constantemente. A palavra de Deus mostra o que fazemos por meio de nossa boca, de nossos pés, de nossas mãos, de nossos pensamentos. Esse é o ensino que Paulo trata em Romanos 6. Ali Paulo mostra que quanto a pessoa está escravizada no pecado ela vive dia a dia à serviço do pecado. Com clareza o apóstolo fala de nossa viver na maldade para a maldade. Ora, o homem natural não gosta de ser descoberto por Deus. Ele prefere tentar se acobertar usando até meios religiosos. Mas a luz do evangelho vai ao profundo do ser humano para revelar a natureza maligna do seu coração disposto e predisposto a praticar o mal.
         Mas a bíblia é um livro revelador. Quando procuramos fingir; quando procuramos nos enfeitar de adornos religiosos; quando procuramos escapar de ser descobertos em nossas maldades, estamos mostrando, na prática que não há, e que nunca houve qualquer indicio de confissão. A Palavra de Deus vem para denunciar nossos esconderijos; nossos vícios; nosso linguajar destruidor; nossas malícias mentais; nossos caminhos errados, etc., o que acontece normalmente é que fugimos diante dessa luz reveladora. Estamos como que dizendo: “não quero uma mensagem assim. Esse Deus é muito duro. Prefiro um lugar mais escuro onde me sinta bem porque diante dessas verdades estou me sentindo mal”. Espero que minha linguagem esteja sendo bem clara aos ouvidos que agora estão apurados para ouvir esta mensagem.
         Amigo, Deus não convida o homem para dialogar com Ele; para participar, por assim dizer, de uma “mesa redonda” a fim de chegar a uma conclusão a respeito daquilo que ele fala em Sua Palavra. Seja Ele verdadeiro e todo homem mentiroso. Ele, o Grande Deus, é Aquele que é Santo e que habita às alturas; Ele é aquele que em nada precisa do pecador; Ele não pois à venda Sua obra de salvação; Ele não busca opiniões democráticas. Não! Ele é Deus! Rei do Universo! Senhor dos Senhores! Aquele que não depende de ninguém para ser o Deus de toda Glória. Ele afirma que conhece o soberbo de longe, mas que se inclina para o aflito e abatido de Espírito e que treme perante Sua Palavra. Deu para o amigo ouvinte perceber que confissão é algo muito humilhante para o pecador?
         Mas quero prosseguir em ir adiante. Até agora tenho procurado deixar claro a respeito da necessidade de confissão por parte daquele que almeja conhecer a verdadeira salvação conforme está delineada em 1 João 1:9: “Se confessarmos os nossos pecados...”. Digo e afirmo que é impossível para o homem por meio de sua natureza pecaminosa, proveniente de um Adão caído, sim é impossível para ele achegar-se a Deus em confissão. Assim como o peixe não pode sobreviver fora da água, é impossível para o homem natural por si próprio a Deus em confissão. É uma atmosfera espiritual onde o homem natural não pode achar ar para respirar. São coisas espirituais, por isso são loucura para o homem não nascido de novo.
         Assim como não se espera que um elefante venha a voar, também não se espera que o pecador, enfermado pelo pecado da cabeça aos pés, por ele mesmo, de iniciativa própria, possa subir às alturas da confissão. Ele não tem asas espirituais para sobrevoar as alturas celestes. Sendo assim é de entender que confissão é um milagre, e sendo milagre não há como explicar milagres, porquanto, no momento que você conseguir explicar um milagre, então aquele milagre deixa de ser milagre. Mas os olhos da fé almejam sondar a palavra de Deus; os ouvidos da fé querem poder escutar os doces ensinos dados pelo Espírito Santo. Como um avião só pousa no lugar adequado, assim também a fé cristã pode chegar e só achar lugar de pouso na Palavra de Deus.
         Quero levar o leitor para ouvir o que o próprio Deus fala. Tomarei algumas passagens para explicar por meio delas que o homem, por si mesmo não pode achegar a Deus, e que é Deus mesmo que realiza essa obra portentosa de levar o pecador ao arrependimento. Vou tomar primeiramente Jeremias 30:21: “O Seu príncipe procederá deles, do meio deles sairá o que há de reinar; fá-lo-ei aproximar, e ele se chegará a mim; pois quem de si mesmo ousaria aproximar-se de mim? Diz o Senhor”. Notemos bem nessa passagem profética que Deus faz promessas para a nação de Israel, para fazer do povo que retornaria do cativeiro, o Seu povo. Deus afirma que o príncipe de Israel Ele o faria aproximar-se Dele. Então, o próprio Deus pergunta: “...pois, quem de si mesmo ousaria aproximar-se de mim?...” Temos aí uma poderosa passagem que expõe, não somente a suficiência da Graça de Deus, como mostra a completa incapacidade do homem em seu estado natural de achegar-se a Deus por si mesmo. Deus está mostrando para o povo de Israel que somente Deus, Ele mesmo, mediante a força da Sua Graça, poderia fazer com que um homem pudesse aproximar-se Dele.
         Vou para uma passagem agora no Novo Testamento. Em Romanos 3:11 Paulo afirma: “Não há quem entenda, não há quem busque a Deus”. Procuremos entender a maneira que Paulo deixa bem definido: “Não há quem busque a Deus”. Outra poderosa afirmação no tocante a esse assunto é feita por nosso Senhor Jesus Cristo em João 6:44: “Ninguém pode vir a mim se o Pai que me enviou não o trouxer...” Poderia aqui expor aos leitores muitos outros versos que salientam e sustentam esse ensino.
         Sendo assim, podemos afirmar com toda ousadia que é impossível para qualquer homem, não importa a idade, a raça, a cor, a condição social, o grau de religiosidade, se é ateu ou crê na existência de Deus, jamais pode ir a Deus por si próprio, aliás, nem sequer tem qualquer interesse. Seu caminhar é para baixo; sua inclinação é dirigida sempre rumo ao pecado; seu prazer é para aquilo que está ligado à sua natureza carnal; sua religião é puramente idolatria; seu deus é fabricado por suas mãos ou sua mente; sua adoração é festa da carne; seu paraíso são os prazeres terrenos. O homem entregue a si mesmo quer argumentar contra Deus: está sempre em pé de guerra contra Deus; está sempre desferindo golpes contra a verdade de Deus; está continuamente com armas do coração empunhando contra o Reino do Céu; está transitando o caminho largo que conduz à perdição, ama esse caminho e não tem um mínimo de prazer em abandoná-lo; o seu lugar de prazer é a terra e não o céu.
         Talvez o leitor possa ter chegado à uma conclusão de desespero em relação ao homem. Talvez toda esperança tenha sucumbido ante essas verdades reveladas a respeito da triste situação do homem no pecado. Mas eu falei em milagres, e o Deus da bíblia opera milagres, mui especialmente no que concerne à salvação, Ele é o único que opera maravilhas. Ele é o único que pode transformar o coração endurecido e revoltado do homem em um novo coração. Será que um homem, uma mulher, pode achegar-se a Deus em sincera confissão de seus pecados; em estado de sincero arrependimento e convicto da necessidade de misericórdia por parte de Deus? Pode, porque é Deus quem opera isso. O arrependimento vem de Deus; o desejo de conhecer a Deus é algo colocado pelo próprio Deus no coração.
         Ai de nós se tivéssemos que esperar de nós mesmos. Seria a mesma coisa que esperar que um morto por si mesmo ressuscitasse. Todos aqueles que foram salvos foram levados ao Salvador mediante o majestoso trabalho realizado pelo Espírito Santo e pela Palavra. Por que prego a Palavra de Deus? Por que prego o evangelho? Porque justamente Deus opera Seus milagres de salvação através da mensagem trazendo convicção de pecado ao coração do pecado que Ele quer salvar. Paulo cria nisso. Ele afirmou: “Pois não envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê...” (Romanos 1:16). O milagre da salvação Deus está realizando, e isso significa que agora Ele pode salvar.
         Se há alguém que deseja achegar ao Senhor Jesus Cristo em sincera confissão de fé, Crendo Nele para ser o seu Salvador e Senhor, pode estar certo que é Deus mesmo quem está operando em seu coração lhe levando ao arrependimento, e pode estar certo também que o Salvador é Fiel e Justo para perdoar e purificar.















Nenhum comentário: