quarta-feira, 4 de abril de 2012

BENÇÃO E MALDIÇÃO (9)



Mas, ai de vós, os ricos! Porque tendes a vossa consolação” Lucas 6:24
OS RICOS: (continuação)
Creio que devo continuar a explicação acerca da situação do homem que se acha na posição perigosa da “riqueza da alma”. Claramente vemos que nosso Senhor não está tratando de meras possessões terrenas. Nem sempre aquele que é chamado de “rico” na linguagem de nosso Senhor, terá riquezas materiais. Uma pessoa pode ser bem pobre nesta vida, vivendo na miséria, e ainda ser achada na condição enganosa de “rico”, porquanto o ser rico é uma atitude do coração, conforme o ensino das Escrituras. É fato que por outro lado, uma pessoa possuidora de bens materiais também pode se achar na mesma situação.
Mas, não vamos nos ater aquilo que podemos ver por fora do homem, mas sim no coração dele, porque o Senhor vê o coração e não mera aparência (1Samuel L 16:7). Tomaremos a poderosa luz da palavra para que o homem seja descoberto no seu coração e não naquilo que é externo, não à luz das suas posses terrenas. Se é fato que Deus vê o homem no coração e não por fora, resta entender que o ser  “rico” trata-se de uma atitude no coração em relação ao reino de Deus. Para ser bem mais preciso na explicação, o ser “rico” refere-se à disposição e interesse para ter tudo deste mundo para si. Atenção! Não significa que a pessoa chamada de “rico” realmente tenha tudo em forma de bens materiais, mas sim que no coração ela já tomou posse de tudo o que é deste reino mundano e passageiro, por isso não há lugar nele para qualquer coisa do Reino do céu.
Se fizermos uma comparação entre o “pobre” e o “rico”, a conclusão seria que o “pobre”,  seguindo a linguagem de nosso Senhor, é aquela pessoa que, com os olhos da fé, viu a sua miséria e a completa falácia de sua existência e também do mundo. O “pobre”, pode até ser uma pessoa rica no sentido material, mas ela fez uma avaliação de sua situação à luz das Escrituras e sua conclusão é de alguém completamente miserável quando se viu ante a luz do Glorioso Deus e do Seu Reino.
O “rico”, pelo contrário, enxerga a vida, não do ponto de vista celestial, mas do ponto de vista deste reino terreno e temporário, conforme Satanás quis que Jesus contemplasse quando lhe mostrou todo esplendor do seu reino. O “rico” fita o mundo e tudo o que esta vida pode lhe oferecer de melhor, e no coração ele acha que é dono de tudo e tem o direito de possuir tudo. Pode não parecer que é isso por fora; nunca ele vai conseguir tudo, mas essa disposição de ter tudo para si está alojada no íntimo de seu coração. Por esse fato que o Senhor diz em tom de advertência: “Mas, ai de vós, os ricos...”
Amigo leitor, quão necessário é que o homem faça uma fiel investigação em seu coração para ver se é alguém achado por Deus como “pobre”, ou se ainda está debaixo do jugo do pecado que lhe tem elevado à posição orgulhosa e vaidosa de riqueza da alma. Foi assim com Simão o mago, sua conversão ao cristianismo foi porque ele viu grande possibilidade de ganhar dinheiro na utilização dos dons que o Senhor havia dado aos apóstolos (Atos 8:18-23).
Meu amigo, quantos milhares estão sendo ludibriados na alma! A pessoa numa situação dessa não passa de ser um seguidor do rei dos orgulhosos, satanás. Quem é o Príncipe deste mundo? Quem foi que ofereceu ao próprio Senhor Jesus o mundo com toda fama e riquezas? Um homem numa posição de “rico” aos olhos de Deus, não passa de um imitador daquele que é pai da mentira. A soberba de Satanás chegou às raias de querer ser igual a Deus. A riqueza no coração de um homem segue os mesmos passos desse anjo maligno. Os sonhos dos homens não passam de manifestações das suas ganâncias. O Deus da Bíblia não vive sonhando, como ensinam os falsos mestres em nossos dias. Quando um homem se arrepende ele acorda-se para a realidade da vida, para parar de sonhar e encarar a vida conforme mostra a verdade revelada na Palavra. O evangelho faz o homem vê o perigo do inferno e a urgência de correr para o Salvador bendito.
Prezado leitor, quando a alma se acha na triste situação de “rica”, afinal, ela se torna dona de que mesmo? O que é que um rico possui? Obviamente temos que analisar tal verdade à luz das Escrituras buscando do próprio Deus a resposta daquilo que Ele quer nos ensinar no texto. Em Lucas 9:25 o Senhor Jesus faz uma pergunta estonteante: “Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se ou causar dano a si mesmo”? Há possibilidade de alguém adquirir o mundo inteiro para si? Ora, na passagem Cristo está mostrando exatamente o estado que se encontra uma alma que não foi salva. Quando nosso Senhor fala a respeito do “mundo inteiro” não está dizendo que alguém pode ser proprietário de todos os bens desta vida aqui. Porém, o fato é que uma alma que está afastada de Deus e que está a serviço do pecado, realmente tem o mundo inteiro em seu coração. Por que é chamada de rica? Porque é alguém em cujo coração cabe todo esse sistema mundano. A alma “rica” não tem um vazio no coração coisa nenhuma, pelo contrário, sua alma está cheia, completamente “rica” desta vida aqui e alheia, afastada, ignorante do Reino de Deus.
Examinemos atentamente esse assunto, porque, quanto à alma impenitente, todo seu tempo, seu corpo, seus pensamentos, sua energia, etc. serão gastos para possuir aquilo que tem no coração. O “rico” não quer perder esta vida, quer ganhá-la; ele tem seu tesouro aqui, por isso seu coração se encontra onde seu tesouro está. A pessoa rica conforme a linguagem do nosso Senhor vai trabalhar, estudar, lutar, dedicar, sofrer, tendo em vista aquilo que está desenhado em seu coração. Em sua alma não se apercebe dos perigos que lhe cercam; desconhece que Deus lhe chama de “louco”; está cego quanto às realidades eternais; está dormindo o sono gostoso que o príncipe deste mundo lhe injetou na alma. A pessoa que é rica na alma não enxerga que está indo na direção do abismo eternal; ela vê apenas as luzes ilusórias deste mundo; ela acende o fogo da esperança num mundo que jaz no maligno (Isaías 50:11); ela está cercada de tantas promessas, de tantas vaidades e ambições, e mesmo perante a morte acha que levará consigo seus bens.
Amigo leitor, em poucas palavras pude passar aquilo que a Bíblia descreve a respeito da alma iludida e fascinada pelas paixões da carne, dos olhos e da soberba da vida. O Senhor Jesus foi bem claro quando disse: “Ai de vós, os ricos”. Somente um Deus de misericórdia pode abrir os olhos da alma para mostrar aos pecadores que estão trilhando o caminho do engano e que podem cair no precipício do desespero eterno. Foi assim que Cristo fez com milhares de almas que Ele salvou, abrindo-lhes os olhos e essas pessoas perceberam que estavam iludidas e aprisionadas pelo pecado. Elas compreenderam que Cristo Jesus veio ao mundo para arrancar-lhes das trevas e transportá-las assim para Seu Glorioso reino de felicidade eternal.
Ilustremos na vida daquele moço que foi salvo pelo Senhor por ocasião da crucificação, conforme Lucas 23. Ali estava uma alma que durante toda sua vida fora engambelada pelo sistema vil, fugaz e ilusório deste mundo. O pecado foi o grande déspota em seu coração, fazendo dele um pobre escravo, e satanás usou-o para seus pérfidos propósitos. A proposta de riqueza foi depositada na sua alma, e por fora aquele moço usou os membros do seu corpo para adquirir aquilo que estava gravado nas paredes do seu coração enganado e enganoso (Jeremias 17:9). Até que o Senhor apareceu para abraçar-lhe em misericórdia e lavá-lo de toda sujeira (Tito 3:5), tornando-o assim habilitado para ser participante do paraíso eternal. É assim que o Senhor faz com a alma arrependida, com os pecadores que se achegam a Ele em sincera confissão de fé (Romanos 10:9).

Nenhum comentário: