quarta-feira, 18 de abril de 2012

BENÇÃO E MALDIÇÃO (24)



“... Ai de vós os que agora rides! Porque vos lamentareis e chorareis” Lucas 6:25
OS QUE AGORA RIEM (final)
Prossigo em afirmar que tem o “riso” da insensatez, ou estultice. Esse riso é visto especialmente nos jovens que se ajuntam para a prática de coisas erradas. Eles não ouvem conselho e até mesmo desafiam autoridades achando que são mais sábios do que seus pais e do que outras autoridades constituídas. A bíblia fala a respeito de pelo menos uns 50 jovens que estavam zombando e rindo do profeta Eliseu quando Deus enviou uma ursa que matou uns 40 deles.
O que é que o Grande Deus fala contra aqueles que agora estão rindo? Voltemos ao texto para que analisemos a linguagem usada por nosso Senhor: “Ai de vós”. Eis aí a maldição vinda de Deus no pequeno, mas aterrorizante termo “Ai”. É de fato uma severa advertência porque é Deus quem fala, e jamais devemos esquecer que Ele cumpre Sua Palavra. Mais do que isso, nessa dura imprecação de Deus contra aqueles que agora estão rindo vemos algo bem revelador, porquanto mostra aquilo que o homem jamais poderá ver neste mundo. Deus é o Deus da sabedoria e esclarece aos que andam nas trevas que está chegando bem perto o prejuízo eterno para essas vidas.
É algo também trágico porque Deus, no relógio Dele dá certo prazo para os homens prosseguirem em seus caminhos tortuosos. Ele engorda os corações para o dia da Sua vingança; Ele alarga o caminho para que os homens usem e abusem da falsa impressão de liberdade e bem-estar que eles acham que têm. É simplesmente perigosíssimo para uma alma quando ela está se sentindo bem andando em seus caminhos tortuosos, até mesmo achando que Deus está sendo favorável e que recebe Dele muitas bênçãos. Em Ezequiel 22:13 e 14 Deus pergunta: “Estará firme o teu coração? Estarão fortes as tuas mãos, nos dias em que eu vier a tratar contigo? Eu o Senhor disse, e o farei”. Ai do homem quando Deus se afasta para retornar depois a fim de ajustar contas!
Quero concluir este assunto a respeito daqueles que agora “estão rindo” dizendo que há uma terrível conseqüência vista no próprio texto lido: “Porque haveis de lamentar e chorar”. O final para aqueles que agora estão rindo não é um final de felicidade. A felicidade do ímpio é o prenúncio do mal. Quando o sol está brilhando e não há qualquer sinal de nuvem, pode ser indício de tempestade. A vida cheia de satisfação carnal não é um romance com um final feliz, e esta é uma verdade digna de séria observação. O mundo moderno é uma verdadeira festa para todos. Homens e mulheres estão como que dizendo: “Comamos e bebamos que amanhã morreremos”. Ignoram que Jesus é bem claro ao mostrar que o término não será de um eterno sorriso, mas sim de choro.
Quero mostrar-lhe o porquê é terrível essa conseqüência. Quão importante é que examinemos esta vida aqui à luz da verdade. Encaremos bem as coisas que nossos olhos enxergam, porque pode bem ser que ao pensar que estamos vendo ouro em nossa frente, aquilo não passa de ser bijuteria. Meu amigo, o “riso” promovido pelo mundo não é a realidade que você precisa ter. Você pergunta: “Como assim”? A realidade não é o “riso”, mas sim a dor. O “riso” não passa de ser ilusão porquanto ele é temporário, mas a dor é eterna.
Você está sendo enganado e ludibriado com o ilusório “sentir-se bem” sem, contudo ver que o que lhe espera é um choro eterno. Dê uma olhada nos hospitais, nos asilos, nos velórios para que você entenda que a realidade desta vida não é o “riso”, mas sim o choro. Mesmo em tempo de festas como no natal, por exemplo, parece que o mundo mostra uma realidade de alegria e gozo. Mas, enquanto alguns riem e se divertem, o choro e o desespero têm assaltado e tomado inúmeras vidas. Jesus diz: “Haveis de lamentar e chorar”.
Caro leitor, a face cruel do lamento e do chorar sempre será presenciada nesta vida aqui. Fatalmente haverá o lamento aqui, porque sempre as pessoas terão que pagar um preço altíssimo pelo “riso”. Lembro-me de estar na entrada de um hospital quando uma ambulância chegou trazendo um moço que tinha uma perfuração em seu peito feita por uma bala. Acredito que aquele jovem estava morto. Quantos e quantos pagam caríssimo preço porque vão atrás do “riso” do qual o Senhor está tratando em Lucas 6.
Encaremos as notícias do dia a dia em nossa cidade, o que podemos ver? Encaremos as notícias em nosso país e no mundo. Não é um quadro de choro e dor? Notemos o que o nosso Senhor fala com seus discípulos a respeito do mundo no qual eles haveriam de permanecer a fim de dar testemunho da verdade do evangelho: “No mundo passais por aflições” (João 16:33). Nosso Senhor não pronuncia um positivismo falso conforme tanto ouvimos hoje. Ele lança firme fundamento debaixo dos pés dos seus servos, a fim de que eles sejam guiados na verdade e pela verdade. Poderíamos estender esse assunto para falar das tristes conseqüências para aqueles que nesta vida buscam o “riso” e não atentam para os perigos que lhes cercam.
 Encerro meus argumentos em torno deste tópico mostrando ao leitor que haverá um choro eterno para aqueles que agora agradam do perigoso “riso” promovido pela carne e por este mundo enganador. Cristo Jesus fala de um lugar onde “haverá choro e ranger de dentes”. Estamos de passagem por este mundo rumo à eternidade. Desde nosso nascimento estamos embarcados num veloz comboio que nos leva à única estação, a estação final para saudar nosso destino eterno.
Milhares transitam nesta vida achando que não tem um Juiz Reto e Justiceiro que jamais pode deixar o culpado como inocente. Milhares ignoram o fato que o Senhor Reina e que Seu reino é de misericórdia, justiça e de juízo (Jeremias 9:24). Meu amigo, você indubitavelmente haverá de encarar a face do Glorioso Juiz do Universo. Se fugir do amor eterno Dele, estará correndo em direção ao Seu juízo. Ele afirma que aqueles que não se arrependerem e se converterem ao Filho Glorioso que veio ao mundo para ser o Salvador e Senhor, tais pessoas serão atiradas para o lugar de eterna dor, de vergonha eterna, de tormento eterno. Note que a linguagem do Mestre é de eternidade. É para sempre na companhia de inimigos disfarçados que agora neste mundo procuram encher seus corações desse “riso” tão inútil e ignóbil.
Sei que esta mensagem em nada lisonjeia os corações, e que também será colocada num “saco” e lançada no mar do esquecimento por aqueles que hoje correm em busca de “mensagens melhores”. O mercado religioso está lotado de “fantasias das almas”, mensagens que fazem cócegas nos ouvidos. O mundo é cheio de esconderijos contra a luz da verdade revelada nas Sagradas Letras. Têm muitos lugares onde os homens acham que podem se esconder de Deus, mas quem pode se ocultar da face do Todo-Poderoso? Sua mensagem é cheia da Sua infinda compaixão, é a mensagem do evangelho santo que nos conduz no caminho certo rumo ao céu.
 A mensagem não é minha, mas sim daquele que comunica de uma maneira tão clara e objetiva em Lucas 6. Ele é o Bendito Salvador e Senhor que desceu do céu e veio à terra buscar e salvar perdidos pecadores. A finalidade é levar homens e mulheres aos pés do Salvador e achar Nele o perdão e purificação de seus pecados. Tem outra mensagem melhor? Satanás é que mobiliza seus mensageiros na tentativa de enganar os incautos e mantê-los longe da mensagem salvadora. Amigo leitor, veja como o caminho do Senhor é diferente dos caminhos promovidos pelos falsos mestres!
        


Nenhum comentário: