quarta-feira, 4 de abril de 2012

A PORTA ESTREITA (1)



Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, porque eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão (Lucas 13:24)
         Prezado amigo quero lhe convidar para participar comigo das lições preciosas que o Espírito Santo de Deus tem em sua bendita e poderosa Palavra, através do texto lido de Lucas. 13:22-29. Minha expectativa é que a pregação da Palavra de Deus nesta passagem possa assim mostrar a urgente necessidade de cada pecador ainda não salvo entrar pela porta estreita da salvação.
         O tema escolhido é “A porta estreita”, porquanto Cabe bem aqui. JESUS diz no verso lido: “Esforçai-vos p/ entrar pela p. estreita”. O que aconteceu ali? Um homem chegou para JESUS e lhe dirigiu uma pergunta interessante, curiosa: “Senhor, são poucos os que são salvos?”. A resposta do Filho de Deus para aquele homem, não foi uma resposta conforme aquele homem esperava. Jesus não se sentou com aquele e mostrou na Bíblia quantas pessoas iriam ser salvas; Jesus não lhe apresentou números; aquele homem chegou a Jesus para que este suprisse a necessidade de resolver um problema de curiosidade natural. Jesus não disse para ele quantas pessoas poderiam ser salvas. Jesus poderia fazê-lo. Jesus sabe quantas pessoas ele vai salvar; ele é Deus. Sendo Ele Deus ele sabe exatamente quantas almas, quantos vão penetrar na gloriosa Jerusalém Celestial, quantos são os habitantes da Nova Jerusalém, quantos ele há de chamar e salvar.
         Amigo leitor, a BÍBLIA fala a respeito do Livro da Vida e diz que o livro da Vida é do Cordeiro de Deus e o Senhor Jesus não vai perder ninguém, ninguém daqueles por quem ele morreu. O triunfante evangelho de Cristo alcançará, sim, os seus escolhidos nos quatro cantos da terra, onde quer que estejam. Esse triunfante evangelho há de alcançá-los. Jesus sabe, sim, quantos ele vai salvar, quantos serão os salvos. Ele poderia abrir a sua boca e dizer para aquele homem, responder rapidamente a pergunta que aquele homem fez.
         Mas amigo, JESUS não veio satisfazer a curiosidade natural do homem, por isso, ele deu a resposta necessária àquele inquiridor. O que Jesus respondeu? Ali estava perante ele uma alma que precisava saber, não quantas pessoas iriam entrar no céu, mas Jesus precisava mostrar para aquele homem a responsabilidade dele. Então, Jesus foi diretamente ao coração dele; apontou-lhe sua responsabilidade de conversão. Não era importante saber quantas pessoas seriam salvas, não, não era importante saber quantas pessoas seriam alcançadas pela graça de Deus, mas era necessário que aquele homem soubesse que a porta estreita da salvação estava aberta para ele entrar e que a misericórdia de Deus estava estendida para ele. Era uma oportunidade sumamente gloriosa que ele tinha perante a face dele. Ele precisava disso.
         Os pecadores precisam saber dessas coisas. Aquele homem precisava saber que o Filho de Deus, aquele que Deus havia enviado ao mundo para trazer redenção aos perdidos, Ele estava ali à sua frente, e que o propósito em vir ao mundo tinha em mira a salvação de perdidos. Então amigo Jesus aponta a responsabilidade daquele homem. Logicamente, JESUS vai direto ao profundo do ser daquele homem, Ele invade o intimo daquele coração, e as palavras do Mestre ressoam como espada aguda, como flecha, ferindo o orgulho humano, e colocando o indivíduo a par de sua situação eternal. O amigo que está atento, que está com sua Bíblia aberta aí, pode acompanhar a passagem comigo em Lucas 13. O amigo pode perceber no verso 24 a resposta de JESUS. Ele apresenta nesta resposta a responsabilidade pessoal e urgente. E esta será a nossa primeira lição. Eu gastarei tempo explicando sobre isso nesta passagem lida. Em segundo lugar, no verso. 25, o Senhor JESUS Cristo, como que abre a cortina e mostra o perigo que vir. Haverá um momento quando o pecador vai perceber que é tarde demais. Por isso há necessidade de conversão, por isso é responsabilidade urgente do homem se converter a Cristo. E por fim, veremos o que o pecador ouvirá do Juiz, verso.

Nenhum comentário: