domingo, 15 de abril de 2012

A PORTA ESTREITA (11)



 “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, porque eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão” (Lucas 13:24)

Não há meios para quaisquer desculpas por parte do pecador. Ao tentar achar erros nas Escrituras, o pecador está apenas mostrando que não é salvo: que Deus não lhe revelou a glória da Palavra. Ou o homem cai perante a autoridade da Bíblia, confessando a verdade divina, ou tende a fugir da verdade. Vemos homens e mulheres procurando meios ou de desculpar ou de escapar de sua inteira responsabilidade de se converter a Cristo indo a cruz do Bendito Salvador para encontrar o refúgio eterno que sua alma errante tanto precisa. Mas amigo, não há desculpa para ninguém. Não adianta esconder aqui e ali, nem buscar outros meios, nem tentar manipular a Deus, ou pensar de uma maneira contrária à maneira que a Bíblia tem afirmado. Sua responsabilidade continua.
  Oh amigo, eu sei que o pecador não gosta de ouvir as duras verdades para o bem de sua alma. Eu sei que a alma não gosta de ouvir aquilo que é necessário. Que ele ouça para o seu bem eterno. Ele gosta de abrir a Bíblia e olhar versículos e passagens que ele acha que são boas. Mas eis aí, você fala tanto do Senhor Jesus Cristo. Você diz: “eu gosto de Jesus, eu amo a Jesus”. Mas eis aí em Lucas, o Senhor Jesus Cristo chamando a sua atenção. E Ele está mostrando que as coisas espirituais são coisas sérias. Nós não podemos brincar com o destino da alma. Aqui desse lado você só pode ver engano amigo. Você não está vendo nada das realidades eterna. Esse véu está tapando a sua visão. Deus está falando e você deve glorificar a Deus por Ele estar falando, você deve se humilhar perante a autoridade da Palavra. O Deus da Bíblia não brinca. Ele não fica brincando de achar quem tem mais fé. Não! Em Jeremias o Grande Deus diz: “Oh terra, terra ouve a Palavra do Senhor”.
  Qual é a lição que temos nesta última frase de Jesus nesse verso de Lucas 13:24? Ali temos claramente, expressivamente a lição do juízo divino. Muitos procurarão entrar e não poderão. Aí está meu amigo, em poucas palavras, o que é o juízo. Do lado de cá, enquanto você está aqui, você não vê o juízo. Porque a graça de Deus convida, a misericórdia de Deus insiste. Mas isso deveria chamar profundamente a sua atenção. Você deveria estar voltado de coração, para um exame perscrutador de sua alma perante Deus. Você deveria chegar agora perante a Palavra de Deus e deixar Deus fazer um check-up em sua alma. Muitos procurarão entrar e não poderão. Ficou bem claro amigo? Que haverá o momento, vai chegar o tempo, em que  milhares e vão querer procurar a porta, vão chegar e ver a porta, a porta estreita, e verão que é tarde demais. Agora não tem mais jeito de entrar. Ela foi trancada por Deus. Passou o tempo da oportunidade, e essas pessoas verão que passou o tempo, findou o verão e não foram salvos.
  Será que a Palavra de Deus não pode lhe alertar? Claro que pode! Será que a mensagem não pode lhe despertar amigo? Tirar do seu sono em que você se encontra? Milhares serão despertados, mas tardiamente. Mas eu espero que seu despertamento seja agora. Enquanto milhares serão despertados onde não há mais misericórdia. Onde eles não verão mais jeito. E na mensagem de hoje, procurarei, com a graça de Deus, apresentar a lição que Deus tem para o coração que leva Sua palavra a sério. E minha expectativa amigo, é que você seja alguém que leva a Palavra de Deus a sério. Que fica diante da Palavra de Deus, vendo a sua alma. Os versos 25, 26 e 27 de Lucas 13 mostram exatamente o esforço inútil de milhares, quando eles estiverem perante a face do Grande Juiz do Universo.
  Então vamos lá. Temos uma jornada pela frente em apresentar esse acontecimento trágico na eternidade. Em primeiro lugar apresentarei a lição final do versículo 24. Muitos procurarão entrar. E eu creio que quando Jesus diz: “muitos”, sem dúvida alguma o Senhor está se referindo a aqueles que estão agora no caminho largo e não vêem perigo algum. Não estão vendo nada de errado na frente. Essas pessoas agora estão dormindo o sono que o deus deste mundo injeta na alma daqueles que perecem. Satanás é esperto em fazer isto. Ele dá um sono na alma. Ele dá um tranqüilizante à alma. A situação, entretanto, será inteiramente contrária da que eles se encontram agora. Agora o homem pode desfrutar da maravilhosa providência de Deus. Agora o pecador pode, através do seu corpo, vislumbrar na criação, tanto no céu como na terra, as maravilhas da providência de Deus, da bondade de Deus, da glória de Deus no Universo. Vemos aí na criação a Soberania de Deus. Deus dono do céu, Deus dono da terra, Deus absolutamente dono do Universo. E milhares gozam de usufruírem da liberdade e da tolerância de Deus. Mas essas pessoas não sabem que Deus usa de sua longanimidade, de sua paciência, a fim de levar o homem ao arrependimento. Tudo que Deus está dando na criação é para conceder ao homem mais uma oportunidade de arrependimento.         Agora o pecador desfruta de todo esse esplendor das maravilhas do Deus da Criação. Ah sim. Nós vemos aí na Criação a demonstração do paraíso de Deus. É maravilhoso. Eu sei que o pecado manchou isto. Estragou tudo. O pecado trouxe espinhos e abrolhos à criação de Deus. Mas mesmo assim nós podemos visualizar as glórias do Deus maravilhoso. Sim. O pecador vê isso. Eu sei que ele não dá glória; eu sei que ele não percebe que isso é de Deus. E agora essas pessoas sentem a liberdade dessa imensa casa do maravilhoso Criador, sim esse tão perfeito Deus, que criou todas as coisas para Sua excelsa glória. Mas essas milhares de pessoas não rendem glória ao Deus vivo, porque preferem servir a criatura em lugar do Criador, o qual é Bendito eternamente, Romanos 1 a partir do verso 18. Essas pessoas desconhecem a santidade de Deus. Essas pessoas não o conhecem como Grande Juiz, perante o qual anjos e homens vão comparecer para prestarem contas.
  É tão terrível ver o quadro deste mundo atual, quando os homens estão vivendo como se Deus não existisse, como se Ele estivesse longe daqui, e cada homem, cada mulher, cada jovem, cria o deus que quer na sua mente, e dizem: “Esse é o deus que queremos”, porque querem viver nos seus pecados. Querem viver nas suas iniqüidades, querem fazer da terra um paraíso do pecado. Querem gozar o pecado aqui. Eles querem desfrutar da Criação de Deus como se eles fossem donos, mas eles querem chafurdar em suas paixões malignas, e o carnaval é prova disso. E, sem dúvida vão enfrentar a face justa daquele que tudo vê, daquele que não faz acepção de pessoas.
  Mas o Salmo 37 foi escrito para mostrar o que Deus  faz com aqueles que ousam desafiar aquele que é vivo, verdadeiro e glorioso para todo o sempre. E é tão deprimente ver a situação do Brasil. Um país tão entregue à iniqüidade, e sem dúvida o Grande Deus trará seu juízo à tona. Sim. Mas a verdade continua expressivamente escrita nas Sagradas Letras. Meu amigo é importante que você acorde para aquilo que o Grande Deus fala. Eis que o Grande Deus fala. Se há tanta liberdade neste mundo, se parece que você tem liberdade aqui, não é para que dê vazão às paixões. Mas é para que veja a glória e a grandeza do Grande Deus e devolva a ele em louvor, gratidão, adoração, respeito e culto, dos quais Ele é digno. Chegará o tempo em que o pecador, sem dúvida alguma será atirado nas prisões eternas, porquanto não quis cair aos pés do Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, para dar-Lhe honra e glória devida tão somente a Ele. Deus exaltou esse nome bendito, o nome do seu Filho, e diz que todo o joelho deve se curvar e toda língua deve confessar que Ele é Senhor. No Salmo 2 o Grande Deus ordena que todos os homens, inclusive as autoridades, os reis, presidentes, governadores, todos, devem cair aos pés do Filho bendito antes que acenda a ira Dele.     
  Oh amigo, estamos lidando com o Grande Deus, portanto acorda. Acorde antes que seja tarde demais. É bom que seja acordado agora pela mensagem, antes que sejas acordado pelo Juiz. O que estás vendo agora é para que conheças que em tudo o bondoso e paciente Deus está usando para te conduzir ao arrependimento. Sim eu devo explicar isso, porque a Bíblia fala isso em Romanos 2:5.
  Veja meu amigo, que por detrás de toda essa festa mundana que o mundo apresenta aí aos seus olhos, está a mão do anjo maligno. Ele é chamado na Bíblia o famoso pai da mentira. E ele segura com muita astúcia os corações incautos de milhares. O plano maligno de Satanás é ser igual a Deus. Ele está lutando para isso. E desse plano ele não se afastou, e não se afastará. Mesmo jogado no lago de fogo, Satanás, na eternidade, permanecerá do mesmo jeito. Não há nele nenhum lugar para o arrependimento. É verdade amigo, que as tentativas dele serão frustradas, pois fatalmente será jogado no lago de fogo, já preparado para ele, para os anjos dele, e também, para os homens que lhe seguem. Mas meu amigo, Satanás não muda em seus planos. Ele permanece firme em estabelecer seu reino neste mundo. Seu reino anti-Deus aqui na terra. E você quer ser sócio dele, trabalhando nesse destruidor império maligno? A Bíblia é bem clara ao afirmar que ninguém pode se estabelecer em cima da iniqüidade. Ninguém pode se firmar em cima de projetos iníquos. Ninguém pode sentir paz, firmeza, alegria, quando sua vida está em cima do pecado. Quando sua maneira de viver está caminhando em cima de iniqüidade.
  Portanto amigo, deixe que seus olhos sejam abertos para ver que aquilo que está por detrás de tudo o que é visível, é apenas um projeto enganador do diabo. E lembra bem, tu não ficarás aqui. E nem sabes quanto tempo tens pela frente. Então, digo e afirmo, não há nenhuma razão para continuar servindo ao pecado. Não há razão para servir quem deseja a sua eterna destruição. Por que servir ao pecado, se o que vem em tua frente é a morte? A terrível morte, aquela que vai pegar o pecador, e já tem pegado milhares e atirado no abismo. E ela vai te pegar. Ela vai te jogar no inferno. E então amigo, a chance de escapar é a conversão sincera a Cristo, e é agora, o tempo em que você pode se esforçar pela graça de Deus. E ir aos pés de Jesus para achar Nele bendita e eterna redenção.


Nenhum comentário: