segunda-feira, 16 de abril de 2012

BENÇÃO E MALDIÇÃO (22)



“... Ai de vós os que agora rides! Porque vos lamentareis e chorareis” Lucas 6:25
O QUE AGORA ESTÃO RINDO
         Amigo leitor, já pude apresentar o que significa a bem-aventurança do Senhor Jesus para aqueles que agora choram. A palavra de Deus é realmente esclarecedora! Cada ser humano é visto como ele é por dentro. Ninguém pode escapar da ação poderosa e descobridora da palavra eterna, e Deus faz isso para nosso próprio bem eternal a fim de que o homem saia das trevas e passe a andar na luz.
         Na meditação busquemos juntos conhecer o que diz o verso 25 onde temos exatamente a lição contrária daquela que vimos no verso 21 onde Jesus diz: ”Bem-aventurados vós os que agora chorais...”. Passaremos para o verso 25 na segunda parte onde nosso Senhor diz: “Ai de vós, os que agora rides, porque haveis de lamentar e chorar...”.
         Realmente, temos nesse verso apenas conseqüências advindas aos corações que estão abastados com as riquezas desta vida. Aqueles que agora são chamados por Deus de “ricos”, encontram-se fartos com toda essa enorme provisão que o mundo tem ajuntado para lhes fornecer, tudo o que a riqueza dos seus corações pede, por isso eles estão “fartos”. Uma vez que estão plenamente saciados; uma vez que estão satisfeitos, porquanto podem achar nesta vida aquilo que lutam para adquirir a fim de satisfazer suas paixões dos olhos, da carne e enaltecer a soberba da vida, fica esclarecido que essas pessoas estão rindo.
         É exatamente isso o que o mundo busca. Nada de frustração, nada de angústia, nada de pensar em coisas que resultam em tristezas e choros. O mundo é belo, encantador, e é cheio de inúmeros atrativos que podem tornar esta vida aqui num verdadeiro paraíso. Segundo a filosofia de vida deste mundo, vale a pena lutar por adquirir essas relíquias mundanas, então, nada de ambiente aonde esses desejos naturais venham a ser frustrados nem mesmo molestados; nada dessas mensagens evangélicas que mostram os terrores advindos depois da morte; nada de lugares onde a pessoa fique conhecendo um Deus diante de quem o homem deve temer, tremer e respeitar.
         Segundo o padrão deste mundo nada disso traz benefício para o ser humano, pelo contrário, vão argumentar dizendo que os ensinos da Palavra de Deus são terrivelmente nocivos para a sociedade. Vão achar que são mais sábios que o próprio Deus. A mensagem proclamada por este mundo é exatamente a mesma que satanás proferiu aos ouvidos de nossos pais ali no Jardim do Éden, prometendo-lhes imensa felicidade caso eles desobedecessem a Deus, o que de fato vieram a fazer.
         Amigo leitor é lamentável, mas aquilo que hoje é chamado de evangélico promulga a mesma filosofia de vida que o mundo tem para dar e que tanto atrai os desejos carnais das multidões. Estão correndo céleres pelo caminho largo à busca de felicidade aqui, sem perceberem que estão escorregando em direção ao abismo. A mensagem proferida pelos falsos profetas é que Deus está à inteira disposição de todos para resolver todos os seus problemas em todos os aspectos materiais, basta que tenham fé Nele. Eles estão pregando que Deus está pronto para sanar todo choro e trazer-lhes sorriso.
         Essa é como sempre foi a mensagem que fascina as multidões e elas estão prontas a gastar de si mesmas para que obtenham aqui o sucesso e felicidade de uma vida sem dores, sem angústias, sem sofrimentos, sem consciência culpada, porquanto querem prosseguir em usufruir daquilo que o mundo pode lhes oferecer como recompensa do pecado.
         Cristo Jesus veio ao mundo para arrancar homens e mulheres deste sistema enganador a fim de torná-los herdeiros do reino de Deus.
        


         O que nosso Senhor está querendo dizer quando profere estas palavras: “Ai de vós os que agora rides”? Porventura está Ele está criticando o riso? Obviamente não. Venho deixar bem claro que não estou pregando contra o riso. Não há nenhuma condenação à felicidade natural que podemos estampar em nossos rostos. Nosso Senhor não está insinuando que devemos viver uma vida de constantes choros como se nada tivéssemos de fazer nesta vida a não ser chorar. Ele não está condenando nosso jeito de ser, temperamento, etc. Ele não nos convida para vivermos “Jeremiando” em nossa peregrinação; Ele não nos chama para que fundemos “a religião dos chorões”, como se Deus estivesse à busca de pessoas que vivem choramingando como as carpideiras num funeral. Nosso Senhor não está nos convidando a um sofrer externo, como os profetas de Baal que clamavam, gritavam e até mesmo cortavam seus corpos com facas esperando em meio ao sofrimento uma resposta do seu deus. Procuremos fugir de qualquer panacéia religiosa; fujamos de qualquer indício de hipocrisia religiosa; fujamos daquilo que não passa de ser indício de loucura. O lugar de loucos é no sanatório.
         Firmemo-nos sempre na autoridade das Escrituras procurando ligar sempre escrituras com escrituras. O “riso” conforme nosso Senhor fala no verso lido trata-se apenas do resultado de um coração adornado da riqueza promovida pelo pecado. Há um sorriso que vem de uma alma que está plenamente satisfeita com aquilo que recebeu desta vida aqui. É exatamente esse tipo de riso que uma pessoa não salva tem em seu coração. Convido o amigo para que tome a sua bíblia e faça comigo uma avaliação desse riso promovido pela riqueza embutida na alma não remida por Cristo Jesus; conheçamos o ser humano conforme a bíblia o descreve e assim saberemos toda verdade a seu respeito. Deu para perceber que nosso Senhor não está tratando do riso que todos nós podemos manifestar por ser proveniente de nosso temperamento? Ele refere-se a um “riso” que está debaixo do terrível “Ai” Dele. Nossa tarefa agora é procurar definir bem o que significa isso.
         Primeiramente digo e afirmo que esse “riso” é resultado de uma alma plenamente satisfeita consigo mesma. A alma que tem em seu coração o domínio da riqueza que o pecado e este mundo lhe forneceram é uma alma contente, satisfeita. Tomemos como exemplo a parábola contada por nosso Senhor a respeito do homem rico em Lucas 12. Ele ajuntou toda sua fortuna que adquirira durante o seu tempo de trabalho e agora era o momento para se aposentar a fim de gastar seus recursos, bem como aproveitar melhor da vida comendo, bebendo e se divertindo bastante. Ele conseguiu fazer essa avultosa poupança, afinal, era um homem esperto e trabalhador suficiente para conseguir o que sempre quis. Quando alcançou seus alvos e quando pode enfim dizer: “Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te”, É justamente aí nesse ponto, que podemos entender o que significa o “riso” condenado pelo Senhor. Ali estava uma alma satisfeita porque seus intuitos de usufruir do gozo passageiro desta vida foram alcançados. Há uma satisfação nisso; há um prazer que embala o coração.
         Milhares carregam esse “riso” de satisfação no íntimo porque conquistaram na vida aquilo que tanto esperavam possuir; subiram um degrau a mais no objetivo de satisfazer a soberba da vida, por isso estão satisfeitos. Aquele homem da parábola nada percebia de qualquer ilusão, pelo contrário, para ele tudo era realidade. Nessa situação vivem milhares de almas que agora podem descansar, comer, beber e regalar nesta vida, porquanto estão satisfeitas, sorridentes e podem saudar uns aos outros dizendo: “Tudo bem, tudo em paz, Deus te abençoe, vá com Deus!”

Nenhum comentário: