terça-feira, 24 de abril de 2012

A PORTA ESTREITA (19)


 “Ali haverá choro e ranger de dentes quando virdes no reino de Deus Abraão, Isaque, Jacó e todos os profetas, mas vós lançados fora” (verso 28)
         Prezado leitor estamos chegando ao fim das meditações acerca da “porta estreita”. Mas tem muitas lições preciosas para nossas vidas que precisam ser faladas. Eu quero convidar o amigo para voltar seus olhos para esse texto, especialmente o verso 28. Na mensagem anterior procurei tratar da primeira parte do verso: “Choro e ranger de dentes”. Mas vamos, em continuação ao texto ver o que vai causar de perplexidade e de terror às milhares de almas quando elas puderem presenciar o que estará ocorrendo no outro lado, quando estarão sabendo que não poderão entrar na cidade de Deus a Nova Jerusalém. Que coisa espantosa especialmente para aquele povo tão religioso, que usava a religião como se fosse colchão para dormir, sentiam uma certa paz na religião, e criam que já eram salvos, que a salvação estava garantida, simplesmente porque achavam que possuíam uma justiça aos olhos de Deus por serem descendentes de Abraão. E porque eram filhos de Abraão fisicamente, no sangue, automaticamente eram filhos de Deus, já eram garantidos no céu.
         Qual era o ideal daquele povo judeu? Aquele povo queria estar na companhia dos grandes patriarcas Abraão, Isaque, Jacó. Eles anelavam isso, sabiam que iriam morrer, acreditavam na ressurreição, a maior parte participava da seita dos fariseus que cria firmemente na ressurreição, levava a sério os mínimos detalhes da lei, detalhes sem qualquer importância que nada tinha de valor para a vida interior. Aquele povo era assim, queria participar das bênçãos eternais do reino de Deus, queriam estar com todos os profetas. Eles possuíam as Escrituras do Velho Testamento completo. Mas aquele povo tinha uma perspectiva errada; tinha uma confiança, uma fé sem base, sem alicerce, sem convicção. Não era aquela fé que vem de Deus e que foi entregue aos santos. eles precisavam ouvir que estavam caminhando em direção errada.
         Aquele povo estava indo numa direção contrária e achando que estava indo na direção certa. Aquele povo precisava saber que a direção deles era tão perigosa quanto a direção tomada por qualquer outro pagão existente no mundo, porque todos pecaram e estão indo juntos no caminho largo em direção ao inferno. Então, Cristo confrontou não somente o homem que fizera a pergunta do verso 22, mas também confrontou todos que estavam ali ao seu derredor; Jesus mexeu com todo aquele povo; mexeu com seus corações orgulhosos; procurou destruir toda aquela falsidade, toda aquela doutrina da justiça humana, foi jogada fora.
         Sem dúvida alguma aquilo que Cristo apresentou para eles foi algo que chocou suas almas, chocou seus corações; foi um duro discurso que eles não queriam ouvir. Queriam ouvir da parte do Senhor outras coisas, outras palavras, mas Jesus lhes mostrou que eles estavam aguardando vergonha, dor, tristeza, ódio e amargura para sempre, por quê? Eles veriam seus heróis do Velho Testamento, Abraão, Isaque, Jacó e os profetas em pleno gozo eterno, enquanto eles estariam do outro lado tendo um abismo como separação. Eles não poderiam, mesmo com gritos, com clamor, mesmo com ódio e fúria jamais poderiam chegar para perto deles no reino de Deus, não poderiam chegar para o outro lado onde tanto gostariam de estar. Isso, sem dúvida, seria a razão do imenso sofrimento num amontoado de vergonha, dor, desespero, inveja, ira e clamor. É por isso que o Senhor fala sobre o ranger de dentes, pois mostra o ódio que muitos vão ter lá, porquanto Deus não os deixará entrar ali.
         O amigo deve conhecer a história do Rico e Lázaro contada por Cristo em Lucas 16. Muitos pensam que ali era uma parábola, mas Jesus ali não está contando uma parábola, mas uma história. Observa que numa parábola nunca é citado nome de qualquer pessoa, mas naquela parábola temos os nomes de Lázaro e de Abraão. Era uma história contada pelo Senhor, e Cristo sendo Deus podia ser testemunha ocular de algo ocorrido no outro lado. Além do mais, quando o Senhor conta uma parábola o próprio texto fala que é uma parábola. Por exemplo, podemos observar sempre no início de uma parábola a expressão: “E propôs uma parábola”. Parábola é apenas Cristo usando uma ilustração. Naquela história houve um homem rico que morreu. Como todo judeu aquele homem vivia numa falsa esperança que ao morrer, por ser ele descendente de Abraão automaticamente iria encontrar com o pai Abraão no paraíso. E o texto de Lucas 16 narra bem o espanto, o horror daquele homem que se viu no inferno, no desespero eterno podendo enxergar de longe o pai Abraão, ele que esperava estar com Abraão, ei-lo no inferno enquanto Abraão estava no paraíso e ele mesmo impossibilitado de chegar lá.
         Voltemos para o texto de Lucas 13:28, pois o Senhor tem grande e preciosa lição para nossas almas, lição que está oculta aos olhos de milhares, está longe do alcance até mesmo dos sábios e poderosos deste mundo, pois o homem natural não compreende essas coisas, ele tem fechado o seu coração, tem endurecido o seu coração para não ouvir a verdade, e assim ficam cegos e incapacitados de ouvir até a morte. Eu creio que a doutrina da salvação somente pela graça está muito clara nessa passagem, ali está anulada qualquer pretensão humana de achar qualquer coisa aos olhos de Deus pelos seus méritos. Muitos estão cegados pelos falsos ensinos, e não percebem que estão sendo ludibriados por aquele método de enganado fabricado pelo pecado no coração, mas, só me resta aqui pregar com todo ardor do meu coração, pregar a palavra, levar a palavra fiel, todo conselho de Deus, a mensagem escrita aos corações.
         A verdade bíblica fere, corta a vaidade do coração pervertido do ser humano, por isso sempre há de se opor à palavra de Deus, e o homem não gosta da palavra, da verdade revelada. Mas, não tenho interesse em popularidade. Mas eu vou pregar a palavra e exortar o leitor a se posicionar perante Deus. Tu terás que enfrentar o juízo, e é melhor escapar do juízo agora. Eu sei que Deus, em Seu glorioso poder tem aqueles que querem ouvir sua palavra, e essas pessoas não fogem, elas querem examinar suas almas, elas querem avaliar suas vidas diante da luz da verdade. Elas não querem partir para a eternidade sem saber se são salvas ou não. Dou glórias a Deus por isso, Ele tem as almas que amam a verdade e querem encarar a verdade. O trabalho é desse Deus em salvar quem Ele bem quiser salvar, e Ele tem aquele que escolheu, e essas pessoas não querem continuar na escuridão, por isso elas se apresentam perante a luz da palavra, e não fogem, mas permitem que Deus as veja com Sua lanterna espiritual e avalia o estado delas lá dentro. Que esse Deus que é tão rico em misericórdia, tão poderoso em compaixão, venha me conceder de Sua Graça, para que eu, pregador do evangelho, possa conseguir levar ao amigo leitor a gloriosa verdade dessa passagem tão exuberante, tão rica do evangelho, mostrado em Lucas 13:28.
         Meu amigo, permite que teus olhos espirituais pousem sobre esse verso, porque o Espírito da glória, o Espírito da verdade, o Sumo Professor da Palavra é suficiente Nele mesmo para transmitir tal verdade em teu coração. Quantos e quantos estão caminhando para a eternidade, estão indo para a morte eterna como aqueles judeus autoconfiantes, pois confiavam em neles mesmos. Mas elas vão se ver precipitadas no juízo eterno. Elas pensam que vão subir, mas Deus não lhes concedeu asas da fé para que elas possam subir, por isso vão cair no abismo. Quantos estão confiantes nas tradições de seus pais; quantos estão embalados na fé que seus pais tiveram, ou mesmo um amigo, mas verão tarde demais que não poderão estar com os salvos no mesmo lugar, por que? Porque a fé que alguém outro teve ou tem não serve para me salvar. A fé que minha mãe teve não serve para me salvar; a fé que eu tenho não serve para meus filhos. A fé que Deus me concedeu para minha salvação é a fé que me salvou.
         Outros estão confiantes e seguros naquilo que seu pastor falou, ou o que o missionário de sua igreja falou, e elas ficam engambeladas pelo que os homens falam, e não permitem que seus olhos espirituais sejam abertos para que investiguem a verdade; essas pessoas não vêem a responsabilidade de examinar o que está escrito, por isso são facilmente induzidas pelos homens, são levadas pelos homens porque confiam nos homens. Essas pessoas estão emocionalmente amarradas, e não conseguem escapar, não tem a Rocha firme da redenção pelo sangue debaixo de seus pés, então estão em sério perigo eterno. O que posso fazer senão orar e pregar com o Santo Amor de Deus desejando ver a obra da Graça de Deus nos corações daqueles que me ouvem.
         Minha expectativa é que o Autor da Palavra venha a ampliar o quadro de leitores, pessoas que levam à sério as Escrituras Sagradas. Jamais desejo outra coisa senão que tu venhas a sondar tua alma usando a verdade bíblica, deixando que o Espírito da Glória venha e com a espada da Palavra encrave-a em teu coração. Realmente é doloroso, mas é para teu bem, eu sei que queima porque a Palavra de Deus é fogo, eu sei que quebra o orgulho, mas a Palavra de Deus é martelo. Aquele que faz a ferida Ele mesmo tem o remédio para a cura. É necessário que tu sejas confrontado com a Palavra de Deus e assim bebas o amargoso cálice que a Palavra de Deus é para a natureza humana. É melhor beber desse cálice amargo, senão tu terás de beber do terrível Cálice da Ira de Deus
          O que tu preferes? Trilhar e direcionar-se no caminho da certeza, ou seguir sem rumo na escuridão sem saber onde tropeça, tendo o pai da mentira, o homicida como teu guia? Creio eu que tu irás usar de bom senso. Creio que tu irás usar de sabedoria. Tu estás caminhando para uma casa eterna. Certamente deixarás esta habitação aqui porque tu és apenas um peregrino nesta vida. Tu és dono de absolutamente nada, tu rastejas nesta vida aqui. Vê como esse Deus de compaixão avisa na Palavra Dele, vê como Ele estende a Sua misericórdia para contigo, e tu nunca poderás acusar Deus de falta de informação, porque Ele tem te avisado pela palavra. Ele se coloca como um Guia, como um orientador para que tu não venhas a perecer, portanto acorda. Que Deus amoroso tem se apresentado perante ti através da Palavra!


Nenhum comentário: