segunda-feira, 23 de abril de 2012

BÊNÇÃO E MALDIÇÃO (28)



“Bem-aventurados sois quando os homens vos odiarem e quando vos expulsarem da sua companhia, vos injuriarem o vosso nome como indigno, por causa do Filho do Homem” Lucas 6:22.
PERSEGUIDOS POR CAUSA DO FILHO DO HOMEM (final)
O que os homens mundanos fazem contra aqueles que pertencem ao Senhor Jesus Cristo? Eles odeiam os santos simplesmente porque pertencem a Cristo. Muitos até mesmo serão expulsos de suas casas ou de igrejas que não levam a sério a palavra de Deus; serão injuriados, caluniados e rejeitados. Tais atitudes de desprezo e repúdio contra os fiéis seguidores do Senhor aparecem nas escolas, empregos, nos lares, etc.; Também vão traçar limites, vão dizer que eles não querem ser censurados; que não querem ser repreendidos, e que não admitem ouvir qualquer coisa a respeito de religião.         Outras atitudes comuns de perseguição que os verdadeiros crentes em Cristo sofrem neste mundo, é que são ridicularizados, vituperados e forçados a cair nos mesmos erros que ímpios praticam. Notemos que boa parte dos Salmos mostra os santos clamando ao Senhor por causa da atitude hostil dos ímpios. Eles sutilmente tentam empurrar os fiéis para que tropecem a fim de que tenham motivos para escarnecer e zombar deles.
Termino este tópico acerca da perseguição para dizer que, se você é alguém que hoje sofre perseguição por ser fiel seguidor do Senhor Jesus; mesmo vivendo uma vida digna, reta, justa, quero lhe dizer que Jesus afirma que você é alguém Bem-aventurado. Não há motivo para qualquer tristeza, mas sim para regozijo. Pedro fala a respeito disso em sua primeira carta: “Mas também, se padecerdes por amor da justiça, bem-aventurados sois; não temais as suas ameaças, nem vos turbeis” (1 Pedro 3:14).
O perigo, porém, é quando sua fé não é a genuína fé. Quando você é testado no fogo das provações e você nega ao Senhor. Pode ser que você não seja um genuíno crente. A situação pode estar revelando que sua fé não é a santíssima fé que vem do alto. Pode ser que essa fé que você professa ter nasceu aqui e morrerá aqui. Ela vem do homem e seca-se quando é exposta ao forte calor da perseguição. Se sua fé é como uma erva há de secar-se e cair a flor do encanto religioso. A fé que foi entregue aos santos de Deus é feita do “aço” celestial; sua estrutura é a verdade revelada nas Sagradas Letras. A fé meramente natural é daqui desta natureza terrena e transitória; ela se finda ante o furor da tentação e da pressão ardente deste mundo maligno.
Meu amigo leitor, não fique brincando com o nome de crente, porquanto os demônios e os homens mundanos vão zombar muito mais de você. Mais do que isso, se você afirma ser um crente em Cristo, sendo que no íntimo você não é, obviamente há de ter também a mesma atitude de desdém e perseguição contra Deus, contra a verdade revelada na palavra e contra os verdadeiros crentes. Mesmo dentro de uma igreja, cantando, orando, achando que está sentindo a presença de Deus, você será sim um perseguidor.
Que momentoso instante para um auto exame da fé! Como a Palavra de Deus é reveladora e confrontadora! Importa que saiamos de toda obscuridade a fim de que curvemo-nos perante a verdade revelada, a qual atinge em cheio nossa alma. O Deus da Bíblia é o Deus dos contritos e quebrantados (Salmo 51:17). Ele se curva para comunicar-se em misericórdia com almas que se encontram nesse território do arrependimento.
Se você é um genuíno crente, não restam dúvidas que você se alegra e rejubila diante dessas verdades do Evangelho. O evangelho da glória de Cristo não amedronta a verdadeira fé, pelo contrário faze-a vibrar de louvor e pulsa seu coração de alegria ante esse Deus de amor que lhe chamou para Si e lhe tomou como filho.


         REGOZIJO NA TRIBULAÇÃO (Início)
Regozijai-vos naquele dia e exultai, porque grande é o vosso galardão no céu; pois dessa forma procederam seus pais com os profetas” (verso 23).
         Prezado leitor, na mensagem anterior findei o assunto a respeito da perseguição que inevitavelmente virá neste mundo contra aqueles que são salvos. Hoje tentarei mostrar essa perseguição, mas vendo-a de uma forma positiva, conforme veremos no próprio texto. O assunto citado nos versos 22 e 23 ainda não chegou ao fim, porquanto temos uma extensão da lição no verso 23 aonde nosso Senhor vai diretamente aos corações angustiados daqueles que, aqui estão marcados pelas aflições devido aquilo que é de se esperar neste lugar de peregrinação, por ser o mundo exatamente aquilo que é. Mas, nosso Senhor tem preciosas lições de conforto, estímulo e de promessas para todos aqueles cujos ouvidos foram abertos pelo Espírito para assim ouvir os doces conselhos do nosso Mestre Amado. Essas pessoas são habitantes do Reino Eterno de nosso Senhor Jesus, por isso o padrão de vida celestial nada tem a ver com o estilo de vida oferecido por este mundo.          
         O assunto do verso 23 é a respeito de “regozijo na tribulação”. Asseguro que este verso, de fato mostra claramente a poderosa doutrina da Soberana Vocação de Deus. Vemos que Ele tem neste mundo aqueles que pertencem a Ele e que foram comprados com o precioso sangue do Cordeiro Amado. Sendo assim, este verso dá verdadeiro esclarecimento e traz confiança e segurança ao coração do genuíno crente provando assim a sua chamada.
         Teremos ainda quatro lições para assim concluirmos o assunto que trata a respeito daqueles que são ABENÇOADOS, com a bênção da eterna e segura salvação. As lições são: 1. A maneira que Deus vê os que são perseguidos. 2. A maneira como devem reagir os crentes ante a hostilidade dos homens. 3. O incentivo vindo da parte de Deus. 4. A lição aprendida na história.
         1. A maneira como Deus vê os que são perseguidos. Se focalizarmos nossa atenção para o início do verso, veremos como é que Deus encara a perseguição sofrida pelo seu povo. No meio de uma parafernália de ensinos errôneos que espalham como fragrância do mal, é salutar que os santos de Deus aprendam a encarar a vida da mesma maneira que Deus encara. Nosso Senhor chama essas pessoas de “Bem-aventuradas”. Tem algo melhor para aquele que foi salvo do que esta de ser nomeado por Deus como a mais feliz de todas as criaturas existentes no universo? Pois é, Deus está fazendo isso quando Ele intitula essas pessoas de “bem-aventuradas”!
         Aos leitores que foram chamados por meio do evangelho para pertencerem a Cristo Jesus, o Senhor, digo e afirmo que essa perseguição que vem sobre os santos de Deus está apenas indicando que pertencemos a Deus. Elas funcionam como sinal verde da parte de Deus em favor do Seu povo; é sinal de que algo maravilhoso Deus está realizando ao utilizar inimigos no trabalho e formação dos santos. As provações sofridas nesta vida pelo povo nascido do Alto funcionam como se fosse uma luz, que brilha indicando que no meio dessa multidão somos beneficiados com as bênçãos eternais vindas do Altíssimo, pois Ele estendeu Sua mão de redenção em nosso favor. Explica que fomos sorteados com a sorte eterna, explica que somos eleitos de Deus, que fomos abraçados pela maravilhosa graça.
         Prezado leitor, você tem experimentado essas verdades em seu viver? Parece que as procelas do inferno têm assoprado especialmente contra sua vida? Até parece que o
Senhor tem voltado contra você? Ora, se você tem procurado viver para a glória de Deus e mesmo assim tudo parece contra você, esteja certo que você está prosseguindo rumo ao lar; que caminha pela estrada estreita e que são poucos os que andam por ela. O Senhor afirma que está conosco nas provações para nosso bem e para nosso aperfeiçoamento.
        


Nenhum comentário: