sábado, 7 de abril de 2012

A PORTA ESTREITA (4)


 Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, porque eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão (Lucas 13:24)
         Prezado amigo, nesse texto de Lucas, estou tentando mostrar o porquê Jesus diz: “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita”. Comecei tratando isso ontem, e o amigo que leva a Palavra de Deus a sério para a sua própria vida, pode claramente ver que o texto apresenta a seríssima responsabilidade de cada pecador. Deus diz que você, amigo, é responsável; cada ser humano é responsável. A porta está aberta e a única saída é esta porta estreita; o único escape é esta porta estreita. E amigo ouvinte, a tarefa do evangelho bendito, a tarefa dessa pregação gloriosa é mostrar ao homem o perigo em que ele se encontra, e que Deus ordena que ele se arrependa e que ele corra para o lugar de escape, que ele corra logo para a porta estreita antes que seja tarde demais. Oh que agora, o amigo possa ver a urgência do arrependimento, a sim, que Deus venha mostrar essa porta aberta, que Deus venha mostrar o perigo em que o amigo se encontra, e que possa pela graça de Deus correr para esse lugar de salvação, Cristo Jesus. Apresentei ao amigo alguns argumentos: o  primeiro foi que esforçar implica por parte do pecador que a situação onde ele está é de juízo. Se Jesus diz esforçai-vos, é porque o lugar onde o pecador se encontra é o lugar perigoso de juízo. Ele já é condenado. Ele já é um réu. Ele está indo para confrontar-se face a face com o Juiz do universo. Ele está na posição de juízo, e o lugar onde ele se encontra é o lugar de Juízo. Ah meu amigo, eu espero confiante no poder da Palavra, na autoridade da Palavra, no argumento da Palavra, que o Espírito Santo lhe convença do pecado, lhe convença da justiça e também do juízo. É tarefa dele. Ele vai fazer isso. Ele é poderoso para isso, e ele é glorioso em fazer isso, e ele vai mostrar o pecado, ele vai mostrar a justiça e ele vai mostrar o juízo.
         Amigo leitor, lembre-se que ninguém nasce Filho de Deus. Não! Todos nós, todo ser humano nasce como filho da Ira, como um destinado à Perdição Eterna. A Bíblia é bem clara sobre isso em Efésios 2:3, “… e éramos por natureza filhos da ira…”. É isso que a Bíblia diz. Não há ninguém que possa se orgulhar, não há ninguém que possa convencer que é alguma coisa. Não! Todos os homens foram caídos em Adão. Todos os homens tomaram um tombo no pecado. Amigo, ninguém nasce herdeiro do céu; ninguém nasce caminhando para o céu. Não! Ninguém nasce Filho de Deus. Todos nascem fora de qualquer bênção de Deus; fora da Glória de Deus. Ninguém nasce isento do juízo. Então o lugar onde você está por nascimento é perigoso terreno de juízo. É bom que você reflita, é bom que você examine para tomar um passo sério, urgente, para correr para este lugar. Pode parecer um absurdo, mas é a verdade bíblica. Pode até parecer injustiça aos olhos humanos. Por quê? Nós estamos lidando aqui com a perfeita justiça de Deus, o Deus Justo, o Deus que declara que o homem é culpado; e Ele nunca afirma que o culpado é inocente.
         Amigo, parece que essa doutrina é tão cruel, mas não é. Nós vemos a crueldade humana, nós vemos a miséria humana, nós vemos a maneira que o homem vive deliberadamente no pecado. Mas nós vemos ali, em Lucas 13, a plena misericórdia de Deus em ação, em exercício, pronta para salvar. Isso que é bondade, isso que é amor, amigo ouvinte. A tarefa de cada ser humano não é argumentar contra Deus, não é ficar colocando a sua opinião. Não! Nós somos o quê? Nós somos barro, o Grande Deus é o Oleiro. E, meu amigo, quem disse que o barro tem direito a alguma coisa. É o Oleiro que tem o direito; e Ele é o Oleiro Glorioso; Ele é o Grande Deus. O direito é do oleiro e não do barro. Eu não tenho o direito de argumentar com Deus. Eu não tenho o direito de pedir os meus direitos a Deus. Eu não tenho o direito de chegar e dizer: “Tem que ser assim”. Não! Portanto amigo, não tente achegar-se diante do trono de justiça. Não tente chegar. É perigosíssimo para você. Não fique apelando para os seus direitos! Ninguém, homem algum tem direito perante Deus. Ninguém tem. Não tente aqui no mundo buscar advogado para tentar apresentar qualquer inocência diante daquele que é reto Juiz, daquele que é Justo, daquele que não julga segundo as aparências, mas julga segundo a pura justiça reta.
         Então eu quero tentar colocar você diante da Palavra de Deus e diante do próprio Deus, Portanto, aproveite agora o Trono de Misericórdia; esse trono está armado no céu. Sim! Por que jogar esta oportunidade fora? Este trono está armado e o Advogado Fiel, o Advogado Justo está assentado ao lado do Deus que é Santo. Ele está assentado ao lado do Pai. Portanto amigo, é sério isso. Caia no pranto, se tem que chorar, chore mesmo; mas caia em pranto, pela fé, aos pés do Único, do único Advogado, que agora pode cobrir suas culpas, pode tirar suas culpas, porque Ele é Advogado, não espere o tempo Dele se tornar Juiz. Você ainda amigo, não viu o perigoso juízo que está vindo apressadamente ao seu encontro. O juízo está vindo e você está indo de encontro a esse juízo. Ah sim! O inimigo está vindo armado ao seu encontro e você está indo lá, e vai ser terrível aquele dia e o barco da sua vida desce veloz ao encontro do abismo, e o único lugar onde o pecador pode encontrar favor é aos pés do Rei Eterno, do Rei da Glória, do Filho Eterno, do Grande Advogado, daquele que morreu na cruz para salvar perdidos. Por que você não corre agora para Cristo amigo? Por que não apelar para Ele? Por que não clamar para Ele? Por que não pedir socorro para sua alma?
         Mas eu tenho outro argumento para mostrar a razão porque Jesus diz ali no texto: “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita”. Já apresentei a primeira razão que é o juízo, e naquilo que apresentei, o que eu quero dizer é que Jesus está como que dizendo CORRA! Apresse! Saia desse lugar perigoso onde você está! Você não tem proteção nenhuma! Você está totalmente desamparado! Você está cercado de inimigos, indo para a miséria eterna; para o castigo eterno, e você merece.
         Mas o segundo argumento é precioso. Jesus aí no texto aponta um lugar de escape. Ele diz o quê? “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita”. Eis aí o lugar de escape. Eis aí a extensão do amor de Deus; a extensão do favor de Deus; eis aí a demonstração viva da misericórdia de Deus, e ao mostrar o lugar de perigo, o que o Senhor da Glória faz? Ele aponta o lugar para que o pecador corra para aquele lugar e seja salvo. O que foi que Jesus disse? Esforçai-vos por entrar por onde? Pela porta estreita. Não tem outro lugar, nem outro jeito. Ao invés de querer argumentar amigo, ao invés de querer criar confusão, discórdia, veja o seu perigo e corra para esse lugar, o único lugar de escape que Deus te tem dado. O que eu quero dizer aqui é que não há tempo a perder. Não há! O não salvo se acha em sério perigo. Perigo eterno. E esse argumento que o homem usa, tentando colocar suas opiniões, tudo isso é em vão. Não tem valor nenhum.
         Meu amigo, por que ficar sendo ludibriado pelo engano do pecado na alma. O pecado engana. O pecado faz o homem pensar que ele é ouro, quando na verdade ele é barro. O pecado faz o homem pensar que ele é forte como o ferro, mas Deus afirma que o homem é frágil como o barro. Não há nada no homem que venha causar boa impressão em Deus. Nada! Deus não vê nada no homem para dizer: “Esse vale a pena”.
         Agora eu quero pensar nesse lugar de escape. Que lugar de escape é esse? O que é que o Deus de toda a verdade, o Deus de toda a glória quis dizer quando ele apontou o lugar de escape, a porta estreita? O que significa isso? Vamos examinar o que a Bíblia diz. Mas eu vou deixar esse assunto em suspense. Eu quero mais tarde explicar. Antes eu quero falar sobre o que significa esforçar. Que é que Jesus quer dizer quando ele fala: “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita”? Será que trata do esforço das obras? Não! A Bíblia é bem clara ao dizer que a salvação não é pelas obras humanas. Será que salvação é ser religioso, caridoso, dar seus bens aos pobres, fazer todo tipo de sacrifício, orar muito, chorar, jejuar? Não, não, não! O próprio Senhor Jesus jamais ensinou esse caminho para chegar ao céu. Então, o que ele quis dizer com esforçar? Por que ele usou essa palavra? A palavra esforçar ali em Lucas 13:24, dá uma idéia de agonia.
         Eu quero aqui tentar explicar, tentar ilustrar para que o amigo  entenda. A idéia é a seguinte. Alguém numa situação tão deprimente, que ele faz de tudo para buscar o livramento. Graças a Deus porque o mundo fornece milhares ilustrações, e essas ilustrações deixadas aí no mundo, podem ser usadas para explicar o significado dessa palavra esforçai-vos usada por Cristo aí no texto em pauta. Vamos ilustrar, por exemplo, se alguém souber que está com câncer, o que ele vai fazer? Ele fará de tudo para se ver livre dessa mortal enfermidade. Eu ouvi falar de um homem que era riquíssimo, mas quando ele soube que estava com câncer, ele falou para os filhos: “Gastem tudo o que eu tenho, mas não me deixem morrer”! Isso é que significa esforçar. Quando a pessoa está numa situação dessa, ela faz de tudo para encontrar o remédio certo. Outra ilustração. Quando a gente se vê em perigo, há por parte da gente um esforço. Há uma agonia para achar o livramento certo. Por exemplo, você vai atravessar uma avenida perigosa, e vem lá um carro em alta velocidade. Se você andar devagar, aquele carro vai pegar você. Então, o que você faz? Você apressa os passos e corre para livrar-se do perigo.
         Talvez você amigo, nunca passou uma fome intensa, mas  a fome ilustra o que significa esforçar. A fome é um perigo e você busca a comida. E a comida é o livramento. Vamos imaginar também que você está chegando perto de sua casa, e ao chegar perto de sua casa, você vê que ela está pegando fogo. O que você faria se soubesse que seus queridos estão lá dentro, cercados pelo fogo? Aquela situação o moverá a um esforço sobrenatural incomum. Li num livro uma vez, a respeito de um homem, que levava sua esposa às pressas ao hospital, e ela estava prestes a dar a luz. Era uma agonia intensa. Naquela agonia, uma roda do carro entrou no buraco, e ele não conseguia sair. A situação era tão alarmante, que aquele homem, num esforço quase que sobrenatural, ele sozinho, conseguiu tirar o carro do buraco, e levar a sua esposa no tempo certo de dar a luz.
         É isso que Jesus quis dizer quando falou: “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita”. Mas, não é somente isso o que implica o sentido da palavra esforçar, não é somente ver o perigo. Mas você também vai ver que não há outro meio. Não há no meio dos homens um socorro para você, nem no meio dos parentes. Também, igreja nenhuma pode lhe socorrer. Nenhum amigo, nenhuma oração pode lhe socorrer. Não há nada que você pode fazer. Você clama, clama aqui, no meio dos homens e não acha livramento. A posição de juízo é alarmante, e o pecador não consegue escapar por ele mesmo. Ele vai perceber que sua própria natureza não quer. Ele vai perceber que o seu próprio coração odeia o caminho estreito. Que ele tem toda disposição para andar no caminho largo. Ele vai perceber que há uma hostilidade contra Deus, contra o livramento de Deus. Que a natureza humana não quer a salvação de Deus. Ele vai olhar para o caminho largo, e vai falar: “Esse caminho é tão atraente. Eu estou fascinado com os amigos que eu tenho. Eu estou fascinado com o pecado que atrai a minha carne, com este mundo, que é tão convidativo. Milhares estão neste caminho. Por que deixar este caminho largo e entrar no caminho estreito. Eu estou no perigo, mas não estou vendo o perigo, mas mesmo que eu veja o perigo, eu não consigo escapar. Afinal, sou tão ocupado, tenho minhas obrigações, tenho meus deveres”.
         Mas veja o que a Bíblia diz: “Esforçai-vos”. Deus está dizendo a todos, mulheres, homens, jovens esforçai-vos! Mas eu tenho ainda, amigo ouvinte, outro argumento. Eu quero ir mais profundo. Eu quero mostrar para o amigo, o perigo em que o amigo está, se ainda não foi salvo. Lembra bem, você precisa conhecer quem é você. E quanto mais você conhece a Bíblia, mais você conhece o que é a natureza humana. Ela é soberba, ela é orgulhosa, presunçosa, arrogante, propensa à vaidade e ela se inclina totalmente à mentira. Ela se deleita na mentira. E olha amigo, entrar pela porta estreita requer humilhação, requer ficar sozinho, abandonar os amigos, o que os outros pensam, o que os parentes pensam, o que o mundo vai pensar, os desejos da carne. “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita”. É muito humilhante. É o reconhecimento da sua extrema pecaminosidade. Isso é demais. A natureza não quer. O orgulho humano não quer. A corrupção que jaz dentro do coração do homem não quer. O que o homem pode fazer? Nada! Tem que apelar para o livramento fora do homem. Foi isso que Jesus quis dizer. “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita”.



Nenhum comentário: