domingo, 8 de abril de 2012

A PORTA ESTREITA (5)



 “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, porque eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão (Lucas 13:24)
A salvação eterna foi conquistada, foi planejada pelo Deus Triuno e aqueles que foram conquistados por Deus, os remidos, eles celebram a tão grande Salvação. E os anjos estão impressionados com a gloriosa salvação. A bíblia diz que “eles anelam perscrutar”, isto é, eles estão estudando a respeito desse assunto que para eles é por demais misterioso, eles não podem entender e eles fazem festa quando um pecador se arrepende. Então, você que é atento pode perceber a gravíssima situação do pecador não salvo. Jesus foi bem claro: “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita”. Não importa saber se você é uma pessoa religiosa, ou se é uma excelente pessoa, não duvido que você seja; se você fala o nome de Deus, também não importa, o que importa é se você já entrou pela porta estreita, se já deixou o caminho rumo à perdição eterna. Você está sendo acordado por Deus agora? Seus olhos espirituais estão sendo abertos? Se há um despertamento de Deus para que você enxergue a situação da sua alma, isso é realmente maravilhoso. Em qual lugar você se acha? Já passou da morte para a vida? Está caminhando agora para o lar celeste? Verá um dia a face do Rei da Glória?
  Com a Graça de Deus devo continuar a explicação desta passagem já lida. Mas eu vou lhe adiantar: há um Deus maravilhoso que socorre o aflito. Há um Deus Todo-Poderoso que usa do seu poder para socorrer aquela alma que anseia a salvação. Busque, portanto, a sua segurança eterna, enquanto a porta de escape está ao seu alcance. Não há socorro e livramento fora de Jesus. Ele é apresentado na Bíblia como o Autor da salvação eterna. Chegue aos pés do Salvador. Pode chegar com todas as suas culpas. Eu sei que elas são tantas, e é certo que essas culpas vão te lançar no inferno, se tu não correres para Cristo. Vai para aquele que pode remover para sempre todas as tuas iniqüidades agora mesmo. “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita”.
Já procurei dar a introdução com respeito a esta passagem lida. O Espírito de Deus, o Glorioso Autor das Sagradas Escrituras há de honrar a Palavra Dele, e há de aplicá-la ao coração do leitor atento, daquele que honra a Palavra, que prega a pureza da verdade. O Senhor Jesus é bem claro no texto lido de Lucas 13:24, ele expôs ali a responsabilidade de cada pecador, do jovem, da senhora, do homem, do menino e da menina, a responsabilidade quanto a salvação da sua alma, ele diz no texto: “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita”, ele não diz: “Ficai esperando Deus tocar no seu coração”, muitas pessoas ficam esperando Deus tocar no seu coração. Não amigo! Ele também não fica dizendo: “Aguarde o tempo certo de Deus agir em sua alma”, cuidado amigo, não brinque com o tempo, não há lugar na Bíblia para o engano natural brotado no coração do homem. Não há margem para qualquer desculpa que normalmente sai do coração humano. É o Deus vivo quem fala. É Ele quem adverte a alma.
Amigo leitor, a Bíblia apresenta a salvação de uma alma como um banquete já preparado, uma mesa já pronta com tudo ali. A Bíblia apresenta a salvação como uma porta aberta; ela está escancarada e Deus está chamando pecadores. A Bíblia apresenta a salvação como uma ponte que dá acesso à outra margem. Tudo já foi preparado e a misericórdia de Deus convida; ela clama; ela grita; ela chama; ela persegue o pecador. Oh amigo será que você vai desdenhar da misericórdia? Também a sabedoria de Deus põe aviso em toda parte, comunicando a todos, aos ricos, aos pobres, aos cultos, aos ignorantes, eis aí a sabedoria de Deus, “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita”.        Você quer ser sábio neste mundo? Não há sabedoria maior do que ver o perigo, a urgência e correr para a porta estreita. Você jamais terá qualquer razão para apontar injustiça por parte de Deus. Não! A Bíblia pergunta: “Por que se, pois se queixa o homem vivente”? Ela responde: “Queixe-se cada um dos seus próprios pecados”. Lamentações 3:39. Com a graça de Deus, procurarei aqui explicar, deixando claro o que significa, o que Jesus disse:  “Esforçai-vos”.
Procurarei ajudar o amigo a entender o que a Bíblia diz. Em primeiro lugar, o Senhor diz esforçai-vos ali, é porque Ele está mostrando que onde você está amigo, é o lugar de juízo. A Bíblia é bem clara ao dizer que de Deus é a bondade, de Deus é a misericórdia, Dele é a benignidade. Mas meu amigo, ouça isto: “De Deus é o juízo”! Eu quero citar Lamentações 3:38 para o amigo: “Acaso não procede do Altíssimo assim o mal como o bem”?. Então amigo, só existe dois lugares, e o pecador ou se acha em um, ou se acha noutro. Ou está nas trevas ou na luz. Ou na morte ou está na vida. Ou se acha debaixo do juízo iminente, ou debaixo da graça protetora. Ou debaixo da ira de Deus, ou debaixo do amor eterno. Sim, ou o pecador está no caminho largo, indo em direção ao abismo, ou ele se acha no caminho estreito, indo em direção à Nova Jerusalém. Mas eu sei que o inimigo das almas, Satanás, tem espalhado tanta mentira; ele é o Pai da Mentira; ele é ardiloso em semear o engano. Ele tem prazer em espalhar o joio dele nesse terreno do mal.
Prezado amigo, Cristo Jesus não foi entregue para ser aquilo que os falsos mestres estão pregando por aí em nossos dias. Não! Não há escape do juízo, porque você fala “em nome de Jesus”. Não amigo! Falar em nome de Jesus faz até a pessoa se sentir bem. Faz até ela se sentir em paz, porque falou o nome de Jesus. Mas isso não significa escape do juízo. Não há escape do juízo porque você orou, fez muitas preces, ou jejuou, ou passou a noite em oração. Não há escape do juízo por causa disso. Também não há escape do juízo porque você passou a ler a Bíblia, ou decorou uma porção das Escrituras, ou porque você colocou um quadro da Bíblia na sua sala ou no seu quarto. Ou porque Deus atendeu a você em algum benefício espiritual, você foi ajudado em sua família, resolveu algum problema quanto a emprego, ou outras coisas mais.
Não amigo, pode estar certo que há engano, que há suborno, que há malícia, que há avareza por parte dos homens. E eles podem ser usados com muita artimanha para induzir você ao erro. Não fique confiante em sua esperteza. Não fique pensando que você é sábio e capaz de desviar dos erros. Não! Amigo leitor, os falsos profetas vão pregar paz. Ele vão dizer que está tudo bem. Eles vão falar “paz, paz, paz”, quando a Bíblia diz que não há paz. A Bíblia é bem clara ao afirmar que o pecador só encontra paz com Deus mediante o sangue da cruz do Calvário. Não há paz mediante uma oração, não há paz mediante o batismo, não há paz mediante a música, não há paz mediante as intercessões ou jejum. Não! Só há paz por meio do sangue. Eles vão pregar assim: “Não há porta estreita”, mas eles vão lutar, vão tentar tornar o caminho estreito em caminho largo.  Que é que os falsos mestres fazem? Eles enchem os corações de uma esperança vã, inútil; eles colocam sonhos nos corações, fantasiam tudo; eles não apresentam o perigo de juízo em que alma se encontra, e eles falam as visões dos seus próprios corações e não o que diz o Senhor. Os falsos mestres usam a Bíblia por conveniência.
Digo mais, que você não escapou do juízo porque você freqüenta uma religião, porque você contribui com suas ofertas, ou porque você dá seu dízimo, ou porque você pratica aquilo que uma religião pede. Qualquer homem pode fazer isto. Meu amigo, o Senhor Jesus foi bem claro. Ele diz no texto ali:  “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita”. Já tentei mostrar aqui que o lugar onde o pecador se encontra é o lugar de juízo, e ai de você se estiver agora em posição de juízo, cuidado amigo com a correnteza do juízo de Deus, porquanto, seu barco desce velozmente ao encontro do Dia do Juízo. Não importa se você tem saúde. A sua saúde lhe empurra para o juízo. Não importa se você está enfermo, a sua enfermidade apressa seus passos para o juízo. Tudo parece que vai bem com você. Você se sente bem. Não há indícios de que tudo vai mal. Não há evidência que o caminho é perigoso a sua frente. Cuidado amigo, quando seus pés escorregarem. O caminho é largo, é fácil de andar, mas cuidado com o trovejar do juízo, além do mais, é bom lhe esclarecer que o juízo não há de vir, o juízo já está aí. Mas o que acontece é que o juízo vai assumindo proporções cada vez maiores. Que é que a Bíblia diz: “O caminho dos perversos é como a escuridão, nem sabem eles em que tropeçam”.
Oh meu amigo, a minha expectativa é que a Palavra eterna venha lhe advertir e lhe impulsione a tomar a decisão de correr agora para a porta estreita. Faraó e o exército só perceberam o laço do juízo de Deus, só perceberam que estavam de frente com o juízo de Deus, quando viram cercados pela poderosa mão de Deus no mar vermelho e era tarde demais, eles viram que estavam dentro da sepultura e não havia jeito de escapar. Tentaram fugir, mas era tarde demais.
Ai do homem que confronta-se com o juízo de Deus! Não fique pensando amigo que porque você é jovem, porque você é novo, muitos têm caído na mão de Deus, de juízo, ainda novos. Por isso meu amigo, se você não entrou ainda pela porta estreita, corra para o lugar de escape, que a porta estreita da salvação de Deus. O lugar de juízo, a posição de juízo é um lugar perigoso para você. Na posição de condenado, na posição de réu, todas as coisas cooperam para o teu mal. E o próprio Deus ordena tudo contra você. E o Grande Juiz do Universo, é sábio e poderoso para executar o seu julgamento. Tudo está nas mãos desse que é chamado Senhor dos Exércitos. São inúmeros os exércitos que Ele tem a sua disposição. Ele só ordena e eles obedecem. Oh amigo ouvinte, você está vendo a razão que Jesus diz: “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita”? Está vendo aí? Lembra bem, nós nos apressamos numa situação de urgência e de perigo. Quando você sabe que há um perigo em determinado lugar você corre dali. Lembre-se, Satanás é o deus deste mundo, e ele faz com que tudo pareça normal, e é ele quem cega os olhos espirituais, é ele quem cria a vaidade no coração do pecador, é ele quem opera o engano na alma, é ele quem não permite que o pecador veja a sua ruína iminente.
Meu amigo, leva a sério a sua situação, habitando na região do juízo, e não fique aí pensando que Deus é obrigado a te salvar. Deus não é obrigado a salvar qualquer pessoa, ele salva porque ele quer salvar, ele age livremente. Ele mesmo diz: “Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia”. E lembre amigo, não há nada de valor espiritual no homem. O Grande só vê pecado no homem, o pecado corrompeu o homem da cabeça aos pés, e o pecado atrai o quê? Atrai favor? Não! Atrai juízo. O engano dos últimos dias, a doutrina que se propaga nos últimos dias, nada disso omite a verdade bíblica, o Deus da Bíblia é justo, é santo, nele não há parcialidade. Ele afirma que o pecador é culpado. Culpado é culpado. Não é inocente não. Ele não olha rosto de ninguém, não olha família de ninguém, não olha a religião da pessoa; Ele diz que o homem é culpado.
Então amigo, debaixo do juízo há perigo por todo lado, e os instrumentos do juízo estão aí ativos e são invisíveis, e a Bíblia apresenta isso no Salmo 91. Por exemplo, você não consegue ver o laço do passarinheiro. Isso é invisível. Você não vê a peste perniciosa; isso é invisível. Você não vê os terrores noturnos, isso é invisível. Você também não vê as setas que voam de dia, nem a peste que se propaga ao meio-dia. Você está em perigo, portanto, corra para o esconderijo do Altíssimo. O único lugar onde o pecador encontra segurança é na cruz do Salvador. Ali sim, o culpado é aceito. Ali, perante o Grande Redentor, você pode escapar do juízo, e neste momento, o Salvador Bendito pode e quer salvar; não é uma notícia preciosa? Aproveite, pois no meio do juízo, é Ele quem pode livrar. Ele livra e tira o pecador de uma vez por todas do julgamento eterno. Diz a Bíblia para o pecador que Nele crê não há mais condenação.

Nenhum comentário: