sábado, 14 de abril de 2012

A PORTA ESTREITA (10)



 Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, porque eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão”(Lucas 13:24)
A PORTA ESTREITA (continuação)
Prezado amigo, o propósito de Cristo ao falar sobre “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita”, como disse anteriormente, é que Deus está tirando toda confiança carnal, toda confiança vã. E Ele está levando o pecador a ver sua própria calamidade. E que não há socorro nem livramento aqui no meio dos homens. O socorro vem do Alto. O trono de Deus está armado e ali o grande Sumo Sacerdote está assentado; e Ele está pronto para receber qualquer pecador que se humilhar perante Ele e clamar pedindo a sua salvação.     Então amigo, vá ao Senhor, como você vai ao médico para tratar de sua enfermidade física. Confie naquele que pode tratar eficazmente das chagas da alma. O seu castigo, o castigo do pecador, Cristo sofreu em seu lugar. Toda maldição aterrorizante que o pecado traz aqui e lá na eternidade o Filho de Deus recebeu sobre si. Satanás e todo o seu exército inimigo que escraviza no reino dele estabelecido aqui, e que a Bíblia chama de império das trevas. Todo esse poderoso esquadrão já foi derrotado triunfante e eternamente ali na preciosa vitória da cruz. A obra é feita pela graça de Deus, e essa graça é eficiente e suficiente.
  Não há quem possa livrar um pecador do poder do pecado, da pena do pecado e da presença do pecado. É a Graça de Deus que faz isto. É a incrível história do amor de Deus pelo seu povo. Essa maravilhosa história é para ser narrada, é um romance de Deus. É Deus quem procura o perdido. É Deus quem procura o perdido, é Deus quem encontra o perdido jogado nas trevas, preso em grilhões. E esta preciosa verdade pode ser a sua experiência, e o Deus da revelação bíblica se interessa pelo seu bem-estar eterno. Você pergunta: Será que há perdão para mim? Será que posso desfrutar desse amor eterno? Será que Deus se importa com um pecador como eu, cheio de pecado como eu estou? Ah meu amigo, pode descansar nos braços do Onipotente. Pode confiar nesse amor que não muda jamais. Você nem pode imaginar a glória da salvação. Todas as promessas dos homens são promessas tolas, vãs. Sua maior necessidade é de conhecer Jesus. Ele é melhor do que a sua saúde. Ele melhor do que a prosperidade. Ele é melhor do que as amizades e Ele é melhor ainda do que o céu. O Bom Pastor está á procura das ovelhas Dele. Há hoje alguma alma aflita e escravizada no pecado?
Prezado amigo, prossigamos juntos vendo as maravilhosas riquezas da doutrina da salvação eterna. O entrar pela porta estreita explica a impossibilidade humana. O pecador pode entrar fácil numa igreja. Qualquer um entra. Pecador pode ser batizado em qualquer igreja várias vezes. Qualquer um pode fazer isso. O pecador pode até ser zeloso quanto a qualquer doutrina. Vemos muitos zelosos pela doutrina da sua igreja. Pode saber tudo sobre a volta de Cristo, analisar profundamente a respeito do arrebatamento, da grande tribulação, do milênio, mas isso não significa que o pecador já tenha atravessado a porta estreita. Não! Amigo, que sua alma seja afastada desses enganos. Nada disso indica que a pessoa tem nova vida. Amigo, a Bíblia conta a respeito de Joás. Ele parecia um genuíno crente, ele subiu ao trono em Jerusalém bem novo. Ele parecia um trabalhador na causa. Ele começou a consertar o templo, procurou o bem da Casa de Deus, mas a Bíblia diz que quando Joiada morreu, quando expirou aquele líder espiritual que guiara o jovem rei desde sua infância, quando Joiada saiu da frente pela morte, então Joás mostrou o que ele era. Ele não tinha nada de convertido por dentro. Ele era um lobo enjaulado. Ele um homem corrupto na alma, um assassino.
  A Bíblia fala de Judas. Ele seguia a Jesus. Ele parecia um crente. Ele parecia um amigo de Jesus desde a infância. Ele fez milagres também. Ele expulsou demônios. Ele tinha o título de apóstolo. Mas sabe quem era Judas? Um filho da perdição. Um amante do dinheiro e pronto a trair o Bom Mestre, quando surgiu uma ocasião favorável. Simão o Mágico, conforme narra a Bíblia no livro de Atos, ouviu a mensagem também, viu as maravilhas feitas por Filipe. Ele abraçou a fé. Muitos abraçam a fé. Muitos dizem ‘eu vou ser crente de agora em diante’. Eu vou entrar na igreja. E muitas vezes sentem que são crentes; sentem a presença de Deus. Recebem os benefícios que o Espírito Santo dá, o pão de Deus. Mas quanto a Simão, surgiu a ocasião favorável, e aí, Simão mostrou que ele não passava de um enganador. Que tinha apenas uma ambição pelos dons espirituais. E ele visava fins lucrativos. Ele queria mostrar para todos que ele podia fazer milagres também. E queria o mundo aos seus pés.
  Amigo ouvinte, Deus requer a verdade no íntimo. E eu quero com isto, ir um pouco mais adiante para dizer que é a ordem de Cristo ali em Lucas 13:24. O pecador esforçar para entrar pela porta estreita reflete a doutrina do novo nascimento. Isso é precioso. Como a Bíblia é bem clara. Cristo está aí em linguagem prática declarando aos pecadores: “Necessário vos é nascer de novo”. E outra vez, se alguém não nascer de novo não pode ver o reino de Deus. Aí está doutrina do novo nascimento. Você nasceu uma vez. Então precisa nascer a segunda vez. Claramente estou mostrando que é impossível para a natureza humana isso. Ele não pode nascer por ele mesmo. Não é da vontade da carne, nem da vontade humana. É tão somente de Deus. João 1:3.
  Acerca desse tão precioso assunto e mediante a poderosa ajuda da graça de Deus, devo pregar hoje ainda. Sei que esta é a verdade, e que Deus há de tomar essa verdade e que Deus há de aplicar essa verdade aos corações dos leitores. Amigo, a Palavra de Deus tem o poder de efetuar o trabalho que Deus quer. Ela não volta vazia. Ela faz o trabalho que Deus requer. O que significa novo nascimento? O que significa isso? Amigo, a resposta é esta, novo nascimento é o encontro de uma alma pecadora o Espírito de Deus. Só isso. É a obra feita pelo Espírito Santo em uma alma.
  Então vamos lá, não ouve novo nascimento, se a alma apenas ouviu falar de Jesus. Se foi falado a você amigo, que Jesus é uma boa pessoa, que ele morreu na cruz, e ao terceiro dia ressuscitou, você apenas ouviu isso. Mas isso não lhe moveu. Isso não teve nenhum efeito na sua vida para o perdão de seus pecados, para você receber vida. Se você apenas ouviu que Jesus ouve as orações, que Ele cura os doentes e que Ele vai voltar. Quantos tiveram fé em Jesus baseados em coisas dessa natureza. Em João o Espírito Santo mostra várias vezes como o povo cria em Jesus por causa dos sinais e maravilhas. E no cap. 12, ele deixa bem claro. Aquele povo que procurava Jesus, que andava atrás de Jesus, amava mais a glória dos homens do que a glória de Deus. Então amigo, fica bem claro que o novo nascimento é algo de Deus e não do homem. É algo que vem da vontade de Deus e não da vontade do homem. É o Espírito de Deus agindo, operando no coração do pecador. Se Deus não agir o homem nada pode e nada quer fazer.
  Amigo, o novo nascimento acontece quando o pecador primeiramente vê o seu estado na alma. Novo nascimento acontece primeiramente quando o homem reconhece a enormidade da sua culpa. Vê que o pecado na sua vida é algo terrível, que vai levá-lo à condenação eterna. E ele vê que ele não merece outra coisa senão o castigo. E a alma que vai a Cristo é uma alma atribulada, vazia, pobre de espírito que nada tem a questionar, que nada quer argumentar. Ele se vê como barro. Se vê como verme e está plenamente certo de que se Deus castigá-lo, não está fazendo nada além do que ele merece. É esta a alma visitada por Deus. É este o pecador por quem Cristo morreu. “A preciosa fé que vem de Deus se encaixa perfeitamente numa alma assim. A pergunta é: a quem foi revelado o braço do Senhor?” E a resposta é para tal pessoa já descrita aí para o homem que lá dentro foi esmagado pelos grilhões do pecado. Ele jaz nas trevas. Ele está preso em aflição, e ele nada pode fazer para escapar.
  Esse é o tipo de pessoa para quem Deus fala. Com quem Deus conversa. Deus abre os ouvidos dele para que ele consiga ouvir. Mais do que isso, uma alma que experimenta o novo nascimento, é aquela que vai a Cristo. Sim. Ela enxerga Jesus pela fé. Ela soube da morte no Calvário. Ela soube que Cristo deixou os céus e veio aqui à Terra. Ela soube que Deus enviou unigênito ao mundo para ser o Cordeiro que iria até a cruz para morrer em seu lugar. E a alma assim, vê o quando Jesus é maravilhoso a ponto de dar a si mesmo para salvá-la do castigo tão merecido. E ela fica sabendo que o Filho de Deus está vivo, e está ao lado do Pai, pronto para resgatar o perdido, para conquistar o perdido para Ele. Esta é a história do romance de Deus. Esta alma aflita que sente o fardo do pecado, corre para Jesus, e ela vai dizer ‘eu quero Jesus agora, eu não tenho para onde apelar’, então seus olhos são abertos, e essa alma pode ver a gloriosa providência de Deus e essa alma abre a sua boca para confessar seus pecador, para confessar suas injustiças, ela sabe sim o grande amor do Rei Eterno. Ela sabe que a mão de misericórdia está estendida e ela vai a Cristo. Ah sim.
  O pecador atribulado, não vai a Cristo com protestos, ‘eu quero isso e quero aquilo’. Não vai protestando contra Deus. Não. Ele quer perdão. Ele vai humilhado, sente a sua indignidade, quer a sua purificação pelo sangue, ele quer a sua paz com Deus, e isso para ele vale mais do que tudo. E ele fica impressionado de saber como Deus teve coragem de o amar assim. Ele fica impressionado com a grandeza do amor de Deus em lhe aceitar e lhe salvar com uma eterna salvação. Ah sim, e ele agradece a Deus pelo que Cristo fez por ele, sim.
   amigo, eis aí a alma que nasceu de novo. Será que fui bem claro em explicar-lhe isso? Será que não usei uma linguagem estranha para você? Creio que não. Creio que usei uma linguagem que você pode entender, porque usei a linguagem de Deus, e Deus não usa língua estranha para falar com o homem. Agora eu quero perguntar: pode-se esperar que o homem vai agir assim por si mesmo? Não. Tudo isso que apresentei aí mostra que o novo nascimento milita-se contra a vontade do homem. Contra os desejos naturais do homem. O homem caminha-se voluntariamente para o inferno e odeia o caminho que lhe direciona a Deus. Ele quer continuar no caminho largo. Quem disse que o homem quer morrer para o pecado? Não. Ele quer viver no pecado. Ele quer morrer no pecado. Ele sente-se prazeroso morrendo, e até como um herói morrendo no pecado. Quem disse que o homem natural ambiciona o caminho da auto-negação? Não podemos esperar que o leão coma capim como o boi. Não! Assim também, não podemos esperar que o homem natural queira a Cristo. Ele não quer. Ele quer os benefícios de Cristo, mas o dom de Deus, a vida eterna jamais.
  A salvação em Cristo não é uma notícia preciosa para você meu amigo? Olha que linguagem clara a Dele! E esta porta está escancarada para você. Está aberta. Não está trancada. Qualquer pecador arrependido pode entrar. Se você é um pecador arrependido, uma alma humilhada, Deus tem dado poder para você entrar. Pode ir se você está ouvindo o convite da graça. Não é um triunfo para você? Não é uma grande conquista para você? Oh amigo, da parte de Deus não há nenhuma cobrança. Deus não está cobrando nada, Ele não precisa do seu dinheiro. Ele não está pedindo que você pague nenhuma promessa, nem algum sacrifício. Não. Tudo já foi feito na cruz do Calvário. Deus não precisa de promessas dos homens, nem de sacrifícios dos homens. Não. Corra amigo. Segure nas firmes promessas do Deus que não pode mentir. Aproveite a chance porque a porta estreita está escancarada agora.
  Quantos pecadores Deus já salvou! Milhares. E milhares estão sendo salvos agora mesmo. A sim. É a obra de Deus. E dou glória a Ele por isso.  Ele é poderoso. E Ele tem aqueles que Ele está chamando. E aqui nesse mundo, milhares de vozes lhe chamam e lhe atraem para baixo. Vão dizer-lhe: “Não! Não seja crente. Não siga a Cristo. Não seja salvo. Não busque o céu. O mundo é melhor. O mundo é mais gostoso. Tem coisas melhores para você”. Satanás vai dizer: “Tenho riquezas, eu tenho atrações para você. Satanás vai fazer de tudo para você não ir a Cristo. Ele vai colocar todo obstáculo na frente. Ele vai tentar lhe cegar mais. Ele vai evitar que você ouça a mensagem. Mas amigo, são os burburinhos deste mundo, e você fica confuso. Você não sabe.
  Mas agora há o poder de Deus para lhe chamar. E quando ele opera a salvação ninguém pode intervir. Eis aí ao seu dispor o Bendito Salvador, o Grande Rei Eterno. É Ele quem convida. Ele disse: “Vinde a mim”. Ele disse : “Eis que estou à porta e bato, se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei em sua casa e cearei com ele e ele comigo”. Não é gostoso isso? Não é bom saber que esse visitante maravilhoso quer entrar em seu coração. Hoje é dia de salvação e Jesus pode agora mesmo ser o seu Salvador e Senhor e te dar alegria da vida eterna, do amor eterno de Deus, da salvação que dura para sempre.

Nenhum comentário: