segunda-feira, 9 de abril de 2012

BENÇÃO E MALDIÇÃO (14)


Bem-aventurados vós, os que agora tendes fome, porque sereis fartos” Lucas 6:21

 OS QUE TÊM FOME (continuação)
         Prezado leitor, procurei mostrar em rápidas palavras o que significa a verdadeira “fome” espiritual e quais são as manifestações dessa “fome”. Que nossos corações fiquem marcados com o fato que o Deus da bíblia lida com o homem no íntimo e não na aparência (Salmo 51:6). O mundo tem os seus suprimentos para as necessidades físicas dos homens, a Bíblia, entretanto, apresenta a alimentação que vem do céu e é dada ao que tem “fome”. Para o faminto espiritual há uma gloriosa verdade que na realidade torna-se uma esplêndida revelação para aquele que de todo coração anseia conhecer o Deus da revelação bíblica.
         Voltemos para o texto lido onde Jesus estende Sua preciosa promessa para os que têm “fome”: “Bem-aventurados, vós, os que tendes fome”. Essas almas que estão descontentes com o mundo; que já desprezaram o mundo com suas ilusões, elas vagueiam nesta vida à procura da verdade que traz real satisfação para a alma. Essas almas que já sentem o abandono daqueles que amam e seguem o pecado; almas que aparentemente são miseráveis porque recusam as mentiras desta vida transitória, Cristo as chama de “bem-aventuradas”.
         Elas sentem essa “fome” pelas realidades eternais porque foi o próprio Deus que imprimiu em seus corações esse anseio por Ele; essas pessoas são bem-aventuradas porque elas estão em altíssimo grau de privilégio que é o de conhecer as riquezas do reino de Deus, riquezas da glória de Deus; riquezas escondidas dos olhos das multidões que seguem em louca correria atrás das paixões e ambições que este mundo oferece.
         Deus se manifesta a essas pessoas dizendo-lhes que Ele tem de graça tudo o que elas anseiam conhecer. Deus está dizendo para essas pessoas que apesar de toda angústia que elas passam porque não tem achado aqui aquilo que tanto buscam, essas pessoas são as mais felizes de todo universo porque elas são contempladas por Deus. Ele tem colocado seus olhos sobre essas pessoas.
         Veja bem como as coisas se encaixam dentro das expectativas bíblicas. Deus é o Deus de perfeita justiça, e essas pessoas têm fome de justiça; Deus é o Deus da verdade e elas têm fome da verdade; Deus é o Deus de amor, e elas têm fome por conhecer o amor imutável e verdadeiro que vem do coração desse Deus; Deus é o Deus do perdão e essas pessoas tem fome por conhecer o Deus que perdoa com eterno perdão e que assim traz paz ao coração; Deus é a fonte da felicidade eternal, e essas pessoas têm fome por conhecer a felicidade que jamais encontraram neste mundo.
         Amigo leitor, sentir a fome espiritual, por desejar conhecer a Deus não é algo natural, mas é o milagre de Deus produzido no coração humano. Se você é alguém assim que busca as preciosidades de Deus, que se deleita em ouvir a palavra da verdade; a revelação bíblica é o maior tesouro que você procura conhecer e adquirir; a mensagem do evangelho da salvação em Cristo é uma mensagem que chega ao seu coração como algo realmente doce então vem dizer-lhe que você é essa pessoa descrita no verso 21 como aquele que tem verdadeira fome.
         É o momento, não para olhar o mundo e a enganosidade tão promovida pela ilusão terrena, mas sim o de encarar o trono de misericórdia. O Deus que você quer conhecer é o Deus que se manifestou por meio da palavra para se tornar conhecido de homens e mulheres que Ele mesmo escolheu. Ninguém pode por si mesmo achegar a esse Deus; ninguém tem poder em si mesmo para encaminhar-se para esse Deus; o pecador não pode subir, só pode descer. A natureza humana não tem em si mesmo nenhuma inclinação para Deus, porquanto a tendência natural é tão somente voltada para o mal. Mas Deus em seu Soberano poder tem escolhido pessoas para a Glória Dele. Se há em seu coração esse prazer pelas coisas do Alto e Santo trono de glória, você é de fato alguém bem-aventurado.
         Se voltarmos nossos olhos para o texto em Lucas 6:21 veremos ali que Jesus tem uma solene promessa para aqueles que estão agora famintos, desejosos dessa alimentação que não se encontra na mesa deste mundo, mas sim na mesa da Graça. Nosso Senhor diz: “Bem-aventurados, vós, os que tendes fome, porque sereis fartos”. Que gloriosa promessa! Deus afirma que não vai deixar seus escolhidos passando fome. Ele é o Deus de toda bondade e mostra Sua benignidade no mundo material. É Ele o Deus que supre para os homens tudo aquilo que eles precisam para viverem seus dias aqui. Ele é o Criador dos céus e da terra, e das suas mãos recebemos toda fartura. “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vem do Alto” (Tiago 1:17). Todo tipo de alimentação que temos vem desse Deus; todo recurso que a terra precisa para produzir alimentação para os homens, vem de Deus, absoluto dono de tudo o que existe e dá a quem quiser e pode tomar de quem quiser tomar.
         Meu amigo, se você tem a fome por conhecer o Deus glorioso e seu infinito amor por pecadores, venho dizer-lhe que Deus tem a bendita provisão para sanar de uma vez por todas a fome de sua alma. Deus preparou sua mesa e colocou o laudo banquete para convidar a todos os que têm fome para achegar ali e comer. Você tem vivido a peregrinar nesta vida de um lado para outro à busca de algo que realmente venha lhe trazer satisfação eterna. O fato é que você às vezes chega a um lugar e parece que ali tem achado o verdadeiro banquete que tanto sua alma anela, mas não demora muito para descobrir que não passava de um truque da carne.  Este mundo é cheio de mercados enganosos. Acontece que logo a fome pela verdade é despertada e você tem chegado à conclusão que ninguém lhe entende. Há um clamor em seu coração, porquanto lá dentro você ainda passa fome.
         Mas venho lhe dizer que a sua peregrinação pode chegar ao fim agora, porque Deus tem preparado por meio de Seu Bendito Filho uma rica e farta mesa com toda provisão para os famintos, e pela mensagem do evangelho Ele convida a todos: “Todos vós os que tendes fome, vinde e comei... (Isaías 55:1)”. Você amigo quer conhecer as maravilhas do Reino de Deus? Venho lhe afirmar que há um banquete com farta provisão, e o Grande Senhor apresenta-se como aquele que é o pão da vida, o pão do céu para saciar os que agora sentem fome espiritual.
         Aquela mulher adúltera cuja história é contada no livro de Lucas tinha fome por paz com Deus. Ela sentia terrível angústia e aflição causadas pelo pecado, mas foi atraída pela misericórdia do Alto até que encontrou o Senhor que lhe perdoou. Foi reconciliada com Deus e foi-lhe concedida a paz que vem do Alto. Zaqueu tinha fome pelas riquezas eternais. Boa parte de sua vida fora iludido pelo pecado em seu coração com a concepção que a verdadeira felicidade estava em trabalhar e ajuntar possessões nesta vida aqui, mas todo seu esforço tão inútil chegou ao fim quando encontrou em Jesus Cristo, o Filho Deus, tudo aquilo que tanto sua alma anelava conhecer.
Milhares e milhares foram alimentados com o verdadeiro Pão que dá vida eterna aos homens. Milhares já encontraram a verdade da salvação pela graça; milhares já encontraram em Cristo a perfeita justiça; milhares agora se deleitam no amor de Deus mostrado em Cristo Jesus; milhares já encontraram a doce paz que vem do Alto e que dá descanso ao pecador, mesmo vivendo num mundo conturbado no pecado; milhares acharam a alegria e felicidade eternal que jamais podem ser achadas neste mundo.
Ao receber o verdadeiro alimento que vem do Alto por meio da Palavra de Deus, e sendo assim salvo pela graça, você terá no seu íntimo uma fome contínua por querer conhecer mais e mais da Palavra, desejando-a ardentemente (1 Pedro 2:2). Você vai querer conhecer a Jesus mais e mais; você verá que este mundo jamais satisfaz um coração transformado pelo poder da graça. Mais do que isso, você vai desejar ansiosamente estar no céu com Cristo para viver eternamente com Ele.

Nenhum comentário: