sexta-feira, 20 de abril de 2012

A PORTA ESTREITA (16)


E ele vos responderá: Não sei donde sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais a iniqüidade” (Lucas 6:27).
         Caro leitor, o Deus que mantém a porta aberta, é esse Deus que tem infinita compaixão pelas almas, isso significa que tu, agora, podes tornar-te conhecido Dele. Tu podes estar perguntando em teu coração: “Será que Ele me aceitará assim, tão cheio de pecado como eu estou? Será que Ele pode me atender, quando até agora tenho vivido transgredindo a Sua lei?” Meu amigo, esse maravilhoso e grandioso redentor das almas, Ele veio buscar quem mesmo? Perdidos! Onde tu estás localizado? Entre o grupo dos perdidos? Entre aqueles que não estão se escondendo de Deus usando artifícios humanos? Tu és daqueles que não ficam inventando desculpas esfarrapadas a fim de manter-te em teus pecados? Tu és daqueles que estão plenamente certo que merecem apenas juízo e condenação?
         Enfim, amigo, tu és daqueles cujos ouvidos espirituais estão realmente abertos para a Palavra? Se for assim, podes estar certo que o Senhor te conhece, e Ele te conhece antes mesmo que tu tivesses sido gerado no ventre de tua mãe, e é Ele mesmo quem está operando em tua vida dessa maneira, o que está ocorrendo em tua alma aflita, não vem de ti, mas sim do chamado do Espírito de Deus. Tu és bem-aventurado, pois tu estás entre aqueles que Deus conhece, mas não fiques aí assentado em tua miséria, com dó de ti mesmo, porque isso de nada vai adiantar. O Filho Pródigo, quando caiu em si diante do estado miserável no qual se encontrava não ficou com dó de si, mas levantou-se e foi para o pai. Ficar na miséria e querer continuar no estado de condenado sem, contudo correr para a porta estreita que é Cristo, é um sinal de falsa piedade, e por detrás desse amor próprio, dessa auto-compaixão está o desejo de continuar vivendo no pecado.
         Deus tem prazer no pecador humilhado, mas que corre e se atira aos seus pés. Judas se arrependeu do que havia feito, mas o orgulho próprio, o levou, sim, não até à corda da misericórdia, mas o impulsionou até aquela corda que o levaria até ao suicídio por enforcamento. Não há lugar para subterfúgios diante de Deus, se houver humilhação, haverá da parte de Deus restauração, mas se persistir duro e rebelde no íntimo, Deus permanece resistente, pois Ele mesmo afirma que Ele resiste ao soberbo. Quando há queda por parte do pecador, da parte de Deus há levantamento, e o pecador pode ouvir a doce voz do Bondoso Senhor: Eis-me aqui, pronto para salvar, pronto para perdoar.
          Voltemos mais uma vez para a tão gloriosa passagem de Lucas 13:27, pois temos mais lições diante de nós, e que o Espírito de Deus quer trazer ao conhecimento do pecador. Logicamente, eu estou bem certo que as verdades eternas não serão aceitas, recebidas nos ouvidos de todos, pois a Palavra de Deus é como espada, ela corta a alma e mexe com o orgulho, lançando por terra toda soberba e isso naturalmente dói no íntimo. Mas é importante que cada alma fixe sua atenção naquilo que está escrito, especialmente porque não há diferença diante do Deus Justo. A obra Poderosa de Deus acontece quando o pecador pára de se esconder e permite que a Palavra Eterna focalize exatamente o seu interior. Naquele dia, quando a porta for fechada, quando o dono da casa levantar para trancar a porta, após aquilo não haverá mais lugar de arrependimento para a salvação, não haverá meios mais.
         Então, é preciso que o homem não se deixe enganar até que saiba verdadeiramente se houve genuína salvação em sua vida e que o descanso de sua alma tem alicerce sólido na Palavra do Deus que não pode mentir. Quanto perigo o de estar confiando no homem sem examinar-se a si mesmo à luz da verdade bíblica. Portanto, baseado nesse fato quero prosseguir firmemente em usar este programa  para divulgar com fidelidade, com clareza, com o poder da Graça esta Palavra, como ela é sem adicionar os gostos humanos. Não quero agradar ninguém ao pregar a Palavra. Não tenho interesse em seus bens, meu amigo. Irei agradar aquele que me chamou para a pregação do Seu Santo Evangelho, por isso devo pregar a Palavra como ela é. Devo levar a água da vida como ela é, sem colocar açúcar na água, porque ela é pura. Está escrito que “Toda Palavra de Deus é pura”.
Então amigo, quero focalizar sua atenção na frase do verso 27: “Apartai-vos de mim”. Já expliquei a frase: “Não sei donde vós sois”. Depois de Ele dizer para os milhares de almas que estarão fora: “Não sei donde vós sois”, eis que vem em seguida uma frase tão terrível pronunciada pelo grande Deus ao dar uma terrível ordem: “Apartai-vos de mim”. Isso deve causar um impacto em nossos corações. O homem quer continuar andando no caminho largo, na rebelião do seu coração, na transgressão oculta lá dentro, mas não quer se curvar perante a face do Rei para confessar que Ele é a Majestade e Senhor de Sua vida. Alguém assim há de ignorar, não vai querer escutar uma declaração bíblica dessa. Essas pessoas vão ter bíblias, mas farão de tudo para retirar essa passagem de suas bíblias simplesmente ignorando a passagem, ou mesmo vão querer por sua própria opinião: “Não é isso que realmente está querendo dizer; vamos reinterpretar a bíblia”. Já ouvir de lábios de pastores: “Vamos reinterpretar a bíblia”. Eles manifestam que são falsos mestres quando falam isso. Mas não vou adiante a ficar discutindo a respeito disso, pois não vai trazer nenhum proveito.
Prossigo em pregar aquilo que está escrito, como está escrito para o bem eterno das almas e para a glória de Deus, deixando com Ele o trabalho que Ele mesmo é capaz de fazer em trazer convicção e salvação ao pecador, bem como de endurecer quem Ele quiser. Esse é o Deus da bíblia, Ele salva quem Ele quer salvar e endurece a quem quiser endurecer. Ele é Deus, e eu devo cair perante a Sua face Soberana. Afinal, quem gosta de ouvir uma frase dessa: “Aparta-te de mim, eu não quero ter-te aqui”? Um filho jamais gostaria de ouvir do seu pai uma frase que revela ira, furor, indignação, quando o pai lhe diz: “eu não quero você dentro de minha casa, saia daqui”. Uma esposa também não gostaria de ouvir algo assim da parte de seu marido, nem mesmo por brincadeira: “aparta-te de mim”. É tão terrível isso. Todos gostam de ser amados, benquistos e bem recebidos. Todos nós somos sensíveis a expressões verbais as quais consideramos duras e aparentemente cruéis. Mas meu amigo, Deus haverá de falar isso às almas que agora não querem escutar o Seu chamar tão gentil.
Quero pesquisar um pouco mais a profundidade dessa frase “Apartai-vos de mim”. Em primeiro lugar a expressão que o grande Juiz há de usar para milhares e milhares de pecadores demonstra repúdio, nojo. Sabe por que Deus faz isso? Porque demonstra que Ele é Santo, puro, e sendo assim é impossível para um pecador entrar na presença Dele com seus pecados. O que é o pecador diante de Deus? A bíblia afirma que o pecador é imundo, o pecado tornou o ser humano como um imundo perante Deus. Não fiques a pensar que Deus descobre qualquer pureza na impureza, assim como não podemos tirar água limpa de um rio sujo. Mas, é admirável ver como tantas pessoas tentam orar como se nunca tivessem sido impuras, parecem que essas almas nunca foram manchadas, nunca foram tocadas pelo pecado. Meu amigo, a bíblia compara o pecado no homem como uma lepra, como uma sujeira. É bom esclarecer que não há ninguém que pode ser aceito diante de Deus, sem que primeiramente tenha sido lavado e purificado dessas imundícies. Se continuar persistindo é bom saber que estará buscando outro deus. Não há meios de fazer barganhas com Deus, e naquele dia ele há de mostrar esse visível repúdio. Afinal, as iniqüidades vão acompanhar o pecador para a eternidade, se ele não for salvo e purificado pelo sangue do Cordeiro de Deus, e essas iniqüidades serão seus algozes, a não ser que o pecador foi purificado, e isso Deus faz ao pecador que vai a Cristo.
Lembra, não é água do batismo que limpa, você pode passar quantas vezes quiser por todos os batistérios das igrejas que existem, mas vai continuar na mesma situação. Se o pecador está imundo agora, estará imundo também na eternidade. O pecador pode entrar agora na presença de Deus mediante o Sangue vertido na cruz, e Cristo agora se apresenta como Advogado do pecador, como um Sumo Sacerdote que com seu Sangue purifica, mas naquele dia não haverá mais advogado, não haverá mais redentor para uma aflita e desesperada.
         Indo mais adiante em explicar a frase: “Apartai-vos de mim”, digo e afirmo que a frase revela uma ordenança por parte de um Deus que está irado e furor. Vemos um brado de profundo ódio, e quem pode resistir a esse Deus? Ei-Lo a ordenar: “Apartai-vos de mim!” É o Seu NÃO! Pesa isso em tua consciência, tu poderás suportar isso? Cai agora chorando por causa de teus pecados e de tuas muitas imundícies perante o Senhor, pois hoje tem provisão por parte Dele para que tu sejas aceito. Há no Salvador perfeita redenção por meio do Seu sangue para te tornar completamente limpo agora perante o Deus Santo. A bíblia diz que as vestes que os salvos hão de usar serão brancas sem qualquer impureza perante o Deus Santo, e o branco na linguagem bíblica representa pureza. Meu amigo, com quais trajes tu queres comparecer perante a face do Senhor?
          Prossigamos vendo as lições que o Senhor para nos ensinar nesta frase de Lucas 13:27. A frase “Apartai-vos de mim” mostra também as perfeições do próprio Deus, que Ele zela pela Sua pureza e por Sua santidade. Isso tem grande significado, porquanto vemos o Grande Deus mostrando que Ele é Santo. Ele não dizendo: “Apartai-vos de meu céu”; Ele não está dizendo: “Apartai-vos do meu povo”; nem está dizendo: “Apartai-vos de minha casa”. Esta frase dita pelo Senhor lança muita luz na doutrina da santidade de Deus, aliás, doutrina que é a mais destacada nas Escrituras, e vemos nisso a diferença nítida do Deus da bíblia para esse deus que está sendo apresentado ao mundo moderno. Esse Deus pregado por muitos aí nada tem a ver com o Todo-Poderoso. O interesse do Deus da Bíblia é a glória e a honra Dele, se Ele salva, o faz para glória Dele, e os remidos entrarão no céu para adorá-Lo e não para fazer turismo.
         Prossigo dizendo que não tem coisa mais terrível para a alma do que está separada de Deus e o pecado já separou o homem de Deus. Meu amigo, a separação não será na eternidade, lá será definitiva, eterna. O pecador agora já se encontra separado, e isso já é um inferno. Então entra o trabalho de Satanás, o deus deste mundo em prover aqui um céu para o pecador, pois se ele nada tiver para manter as almas distraídas elas vão à loucura. Este é o mundo de Satanás, cheio de distrações para manter os homens entretidos enquanto vivem aqui. Tu deves conhecer a parábola do homem rico, trabalhador que aqui ajuntou muito para dizer à sua alma: “Alma, come, bebe, folga”, mas sabe como Deus chamou aquele homem? “louco”.
         Mas quero lhe dizer que a frase que o Grande Juiz dirá naquele dia: “Apartai-vos de mim”,  é na realidade o que o pecador fala para Deus hoje. O viver no pecado sem preocupar-se com a Glória de Deus e com a misericórdia salvadora, é o ser humano dizendo, na prática: “Deus, aparta-te de mim, pois não quero saber de ti, nem quero que o Senhor reine em minha vida, eu já tenho um deus mais agradável, um deus que eu mesmo o criei”. Então, já que o pecador despreza tanto amor, preferindo andar num caminho desaprovado por Deus, o que ouvirá naquele dia? “Apartai-vos de mim”. Tu dizes para Ele em teu coração: “Agora não”, isso é sério, é gravíssimo desprezar tanto amor revelado no calvário.
         Mas amigo tem esse oceano de misericórdia que convida o pecador agora, e nós estamos lidando com a palavra eterna, e teus olhos podem contemplar agora esse Deus invisível falando e falando do amor Dele, apresentando as riquezas eternas da Sua Graça, e dizendo ao pecador que há lugar na família Dele, que tem morada no céu, que o caminho está aberto, que não tem nenhum pedágio, e que Ele é riquíssimo de misericórdia, e que Sua Graça vence todo mal que domina o pecador, que consegue fazer pelo pecador aquilo que a mente humana jamais conseguirá explicar, porquanto Ele é o Deus Vivo agindo, e não o homem. Ele não pede teus favores, nem tuas obras, nem teu dinheiro, pois não há tesouro que possa pagar o resgate de tua alma. Vou mais adiante para mostrar com clareza o caminho da salvação para o pecador que precisa de mais orientação bíblica.
         O Grande Deus afirma que tudo é Ele que faz por ti, porquanto, com a morte do Filho Dele ali na cruz, até mesmo a fé que tu precisas foi conquistada por Cristo, por isso Ele é chamado de Autor e consumador da fé. Isso não te satisfaz? Ele afirma mais que o maior prazer, gozo, que uma alma pode ter é conhecer o Deus Vivo, e tu poderás conhecê-Lo  para a felicidade que tanto tu buscas, e que o mundo não pode te conceder.
         Diante desses fatos maravilhosos, segue, que não tem outro recurso, senão que tu aproveites o caminho livre que está perante ti agora e assim corras para os braços de amor que tanto te espera. Não há ódio agora. Naquele dia haverá, mas agora não. Agora é amor eterno que te espera; agora tu podes presenciar o semblante Gracioso que te diz: “Vinde a mim, pode chegar pois há lugar para o pecador”. Tu és uma alma assim?
 
;

        


Nenhum comentário: