segunda-feira, 23 de abril de 2012

A PORTA ESTREITA (18)


 “E ele vos responderá: Não sei donde sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais a iniqüidade” (Lucas 6:27).
         Amigo, praticar a iniqüidade é viver uma vida de contínua desobediência a Palavra de Deus. Não pensemos que é meramente praticar certos pecados grosseiros que o mundo normalmente pratica. A prática da iniqüidade manifesta-se em coisas que achamos ser insignificantes, mas são atitudes que não queremos deixá-las porquanto elas são como que nossos “bichinhos de estimação”. A palavra de Deus é bem clara ao afirmar que se alguém diz manter comunhão com Deus e andar nas trevas está mentindo e não praticando a verdade. Quantos carregam o nome de “crente”, mas em seus lares profanam o bom nome do evangelho com práticas inadequadas para quem carrega o bom nome de “cristão”. Aquele que é verdadeiramente crente em Cristo está sujeito ao pecar, está sujeito a pecar, a tropeçar, mas jamais há de ter amor a qualquer tipo de iniqüidade, essa pessoa se sente profundamente entristecida quando ofende ao Senhor.
         A prática da iniqüidade é carregar o pecado no coração como amante daquele mau, sem jamais sentir tristeza no íntimo por estar ofendendo a Deus. Aquele que foi a Cristo um dia para a salvação eterna de sua alma, é uma pessoa que continuamente, manifesta atitude de arrependimento. Não há lugar no reino de Deus para quem vive associado à pratica de qualquer tipo de iniqüidade. Os Santos de Deus são chamados de “vencedores”, e os traços da vitória acompanham os seus passos a cada momento. Eles chegam a cair, mas logo podem ser visto levantando e marchando para a cidade celeste em perseverante fé. Cristo Jesus se manifestou para desfazer a obra do diabo na vida do pecador, então, como alguém pode estar livre das garras de satanás e ainda estar continuar servindo ao pecado como escravo do pecado? O amor ao dinheiro, a avareza, o orgulho próprio, a ira descontrolada, a contínua prática da mentira, a ausência de sincero amor à esposa, a falta de respeito e submissão à autoridade do marido, a rebelde e pertinaz rebelião contra os pais, a desonestidade nos negócios, a falta de temor a Deus mostrado no desinteresse por santidade no viver, o desleixo, o descuido quanto às coisas espirituais, especialmente no que se refere à Palavra de Deus, o tempo gasto com o mundo e suas mentiras e outras picuinhas da vida, mostram alguns traços da iniqüidade. O que o Senhor dirá naquele dia? “Apartai-vos de mim, vós todos os que praticais a iniqüidade”. Amigo, examina tua vida e vê se já houve Novo Nascimento. Cristo Jesus o Autor da eterna salvação, Ele tem prazer em estender sua mão de misericórdia para socorrer o pecador que se refugia Nele
Ali haverá choro e ranger de dentes quando virdes no reino de Deus, Abraão, Isaque, Jacó e todos os profetas, mas vós lançados fora” Lucas 13:28. Prezado amigo, devemos dar glória a Deus por Sua Palavra, ela é poderosa, capaz de falar aos corações, capaz de quebrantar os corações, para que reconheçam a grandeza de Deus e a Glória daquele que é Santo, e daquele que é o único Salvador e Senhor, e que não há ninguém mais que possa fazer o trabalho de salvação para o perdido. Meu trabalho nestes dias consiste em pregar nesta tão fulgurante passagem de Lucas 13. Eu sei que o poder não está em mim para te levar ao arrependimento, mas eu creio no poder de Deus que é capaz de levar ao pecador atento as verdades preciosas da gloriosa doutrina da salvação e da condenação. E eu não poderia concluir a série de mensagens em Lucas 13 sem examinar com o amigo este verso 28.
         Vê, meu amigo, as palavras ditas pelo Senhor quando Ele está da tratando condenação daqueles que perseveraram no caminho da perdição, de maneira despreocupada, tranqüila, achando no íntimo que não estavam no caminho da perdição. Cristo em Seu imenso amor procura deixar o assunto bem esclarecido para aqueles judeus cujos olhos espirituais estavam fechados e não podiam enxergar o perigo que estava bem à frente deles. Já tratei sobre o verso 27 onde Cristo mostra o que Deus vai dizer para aquelas almas que serão surpreendidas no sofrimento eterno. Ficou bem claro que elas estarão lá por causa da iniqüidade. Nunca viram o pecado oculto no coração, nunca souberam da maldade de seus corações e acharam que por serem pessoas religiosas, justas aos seus olhos, e pensando desta maneira elas achavam que automaticamente eram herdeiras do Reino de Deus. Mas é exatamente isso o que está ocorrendo com milhares que ainda estão no pecado e nunca foram lavados, purificados de uma vez para sempre no íntimo. A prova é como o pecado domina essas vidas diariamente, de tal maneira que não há nenhum sinal de santidade no comportamento dessas pessoas; não há evidência de tristeza pela maneira iníqua do seu procedimento. Elas vivem uma vida cristã pautada numa forma externa, na aparência, pelo cabelo, pela vestimenta, de tal forma que as pessoas as verão como crentes por fora. Deus não apresenta o homem dessa maneira, porque Ele é visto por Deus no coração.
No verso 28 Cristo acrescenta mais desespero às almas daqueles seus ouvintes enganados. Obviamente o bondoso Mestre procurava levá-los ao conhecimento da verdade salvadora, e é exatamente isso o que o puro e santo evangelho faz. O verdadeiro evangelho tira do homem toda confiança vã; destrói todo alicerce falso para que no desespero da alma o homem possa correr até à fonte da salvação. A palavra de Deus enaltece aos olhos dos homens a gloriosa misericórdia de Deus a qual providenciou gloriosa redenção para a alma aflita, para o pecador aflito e desesperado. Em meio às nuvens negras do desespero, eis que o Espírito de Deus aponta a Cruz de Cristo, o único lugar onde o homem que é terrivelmente culpado pode ser aceito. Por que essas mensagens que aos ouvidos dos homens parecem tão duras? Por que esse pregador continua com suas mensagens tão dolorosas? Assim ele não terá mais nenhum ouvinte. Eu digo e afirmo que sempre terei ouvintes, aqueles que Deus quer que ouçam a Palavra dEle. Essas mensagens são para mostrar aos ouvintes que o perigo é grave, mas a resposta para a alma em busca do socorro, do Grande Advogado que está ao lado do Pai, Jesus, Ele é a propiciação pelos pecados.
         Então, meu amigo, olhemos novamente o verso 28. Parece que Cristo está afligindo ainda mais aquelas almas que estavam ao seu derredor. Elas acabaram de ouvir a tão terrível verdade que haveria de escutar a tão terrível voz: “Apartai-vos de mim vós todos os que praticais a iniqüidade”. Aquelas pessoas achavam que eram verdadeiras amigas de Deus nesta vida, mas agora elas estão emudecidas, pasmadas diante do fato que elas não passam de inimigas, e estavam mostrando isso pela maneira ímpia de viver. Quem gosta de ouvir uma mensagem desta em nossos dias? Se os pastores pregarem em suas igrejas como Jesus pregou para o povo judeu, sem dúvida eles perderão muitos membros. Mas eles não querem que isso aconteça senão prejudicará a entrada financeira.
Mas o Senhor vai ainda mais longe mexendo com o engano natural dos corações de seus ouvintes. Encare o verso 28. Aqueles judeus iriam contemplar um quadro terrível na eternidade. Aqueles judeus confiavam que eram salvos somente porque eram descendentes naturais de Abraão, que tinham parentesco com Abraão, Isaque, Jacó, por isso eram pertencentes a Deus. Mas Cristo pela aquela confiança inútil deles e lança fora, Cristo despreza aquela fé falsa. Elas estavam cegas e achavam que enxergavam suficiente; elas estavam mortas espiritualmente e achavam que possuíam a vida de Deus; achavam que tinham fé, mas a fé que elas tinham não era aquela que era proveniente do dom de Deus a qual Deus outorga ao pecador que Ele salva. Então, o que Cristo faz? Era preciso falar-lhes a verdade. Eles precisavam ouvir, mesmo que fosse desagradável aos seus ouvidos carnais, insensíveis, O Senhor não esconde a verdade; não guardou os fatos em seus arquivos. Satanás não guarda suas mentiras em seus arquivos, ele não pára em disseminar a mentira.
         Então, por que os mensageiros enviados por Deus têm que deixar de falar a verdade?  O Senhor firmemente apresenta a verdade com autoridade, sem vacilar, pois aquelas pessoas estavam em perigo eterno, e o Bom Mestre estava movido em seu íntimo de uma impressionante compaixão, então, Ele fala, como que dizendo: “Olha, vocês ainda estão na esperança que irão encontrar com Abraão, Isaque, Jacó e os profetas lá no Reino de Deus; vocês estão numa grande expectativa de abraçá-los; vocês estão numa esperança de assentar com eles e que vão gozar para sempre no Reino de Deus, mas o fato é que vocês vão presenciar em choro, pranto, ranger de dentes o fato que vocês estarão do lado de fora, eternamente longe daquilo que tanto vocês imaginavam possuir. Meu amigo será que a mensagem desse verso tem chegado como verdadeiro facho de luz ao teu coração? Ou será que tu continuas endurecido, obstinado, tapando os ouvidos por não querer ouvir a verdade como ela é? Será que toda esperança vã já foi atirada fora como se fosse lixo, entulho? Será que tu podes no fundo de teu coração dizer para Deus: “Deus, tem misericórdia deste coração aflito, desta alma desesperado, deste pecador que não tem paz, dando-me um novo começo. Agora, tem misericórdia de mim!”
         Vamos juntos investigar o verso: (verso 28). Em primeiro lugar, neste verso, o Senhor mostra a terrível emoção de desespero que tomará conta dos pecadores impenitentes na eternidade. Elas verão as pessoas em eterna felicidade no Paraíso de Deus, mas elas, sem nenhuma chance de escapar. Pense amigo nesse quadro descrito por Cristo. Ele não está usando uma linguagem simbólica; ele não está falando por parábola. Será exatamente como ele falou: “Choro e ranger de dentes”. Mas, é fato que neste mundo elas procuraram alegria passageira, evitaram aqui o caminho estreito, preferiram o prêmio da injustiça, buscaram o louvor e a glória dos homens, e eis que na eternidade estarão em pranto eternamente. Acabou a festa! Cessou o folguedo! Foi-se embora toda alegria vã que aqui tanto buscaram! Viram que foram iludidos porque amaram a iniqüidade e odiaram a justiça que vem de Deus por meio do Filho Bendito. Agora, na eternidade, estão presenciando a triste realidade de uma separação eterna, para aumentar ainda mais o desespero de seus corações orgulhosos. Não há mais qualquer chance, nem uma centelha de esperança para obter o favor de Deus, tarde demais, e o que resta é chorar, então vão chorar. Meu amigo, tu já presenciaste o que é um verdadeiro pranto como resultado de separação? Vai num velório. Quando alguém morre separa-se de parentes e amigos deixando o choro. É por isso que a bíblia diz que é melhor estar numa casa onde há luto do que onde há festa, porque onde houve morte mostra a realidade do destino do homem, que ele não de ficar aqui, que é um peregrino aqui. Por que então, buscar gozo passageiro que o pai da mentira fornece às multidões que perecem dia após dia?
         Vê a descrição no verso 28 a respeito da eternidade: “Lá haverá choro e ranger de dentes”. Meu amigo, tu estás escorregando para o abismo, para o lugar indesejável, e há um trabalho de satanás nos corações para alimentar a idéia de que isso não é verdade. Ele faz de tudo para que acredite que aquilo que Deus tem falado não é verdade. Cai agora, aos pés do Rei Eterno, imortal e invisível, chorando as tuas culpas que são tantas as quais te lançarão para a vergonha e horror eternos, e não fiques pensando que Deus vê qualquer coisa boa em tua vida. Se tu ainda não nasceste de novo, Deus vê em teu coração somente maldade, culpa do pecado, e que não há nada aqui neste mundo que possa remover a imundície do coração. Mesmo que tu tenhas sido lavado num batistério. Corre para o sangue remidor, no altar de holocausto que é a cruz, pois Deus já ofereceu o Seu Cordeiro Puro e sem mácula, para cobrir a sujeira que leva o homem para a separação definitiva de Deus. Não tente outro meio, pois assim teu esforço será em vão. Ai de ti se não correres para o escape, o livramento que Deus tem para o pecador.
         O caminho da cruz é humilhante e o pecador quer outro caminho, menos esse. Vê o que fez o sublime Filho de Deus, Ele deixou Sua Glória e veio aqui para sofrer injúria, suportar vergonha e dor indo firme até à cruz a fim de abrir acesso a Deus para pecadores indignos. E tu desprezas essa perfeita provisão de Deus para te conceder a gloriosa paz e a salvação eterna somente porque tu estás buscando outro meio? Isso é pisar no sangue da aliança, é afrontar o Espírito da Glória. Se teus olhos podem fitar a palavra de Deus em Lucas 13:28, vendo a grande realidade do horroroso destino de angústia que aguarda o pecador impenitente, tu não ficarás relutando em correr para aquele que com tão Grande Amor convida o pecador arrependido. Se Deus abre os olhos de teu coração, tu irás para Cristo.

Nenhum comentário: